quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Análise: Alex Kidd in Miracle World


Alex Kidd é, sem dúvidas, um dos personagens de jogos mais conhecidos do final da décade de 80 e início da década de 90. Durante anos foi adotado como o mascote/embaixador da Sega (produtora do jogo), sendo substituído por Sonic no ano de 1991 e abandonado à memória dos fãs. Teve como principal plataforma de divulgação o Master System.

A franquia original de Alex Kidd teve 6 jogos: (i) Alex Kidd in Miracle World (1986), (ii) Alex Kidd: The Lost Stars (1986), (iii) Alex Kidd BMX Trial (1987), (iv) Alex Kidd in High-Tech World (1989), (v) Alex Kidd in the Enchanted Castle (1989), e (vi) Alex Kidd in Shinobi World (1990), último jogo oficial do personagem. Entretanto, ainda teve algumas pequenas aparições em outros jogos como Altered Beast, Shenmue e Segaga.

É interessante que em Segaga, de acordo com a Wikipedia, o próprio Alex narra a sua competição com Sonic que gerou a queda de sua popularidade e o seu posterior desparecimento. Infelizmente, não tenho cópia deste vídeo.

No Brasil, o jogo mais popular da franquia foi Miracle World. Além de muitas versões do Master System terem o jogo acoplado na memória, por este motivo quem tinha o video-game, tinha o jogo, Alex Kidd rivalizou (extra-oficialmente - opinião do blogueiro) com o personagem Mario da Nintendo. Foi, portanto, durante algum tempo uma alternativa aos jogos de ação/aventura para aqueles que não podiam jogar Mario por não ter um console da Nintendo.

Sobre o enredo do jogo, copiarei a descrição original feita no encarte lançado no Brasil (imagens acima): "Seu nome é Alex Kidd. Você tem uma coragem invejável e um golpe de caratê tão forte que é capaz de despedaçar rochas. Sua missão: salvar Radactian, uma cidade que está em perigo. Mas há uma armadilha: como chegar até lá? Suas únicas dicas são um mapa muito confuso e um medalhão. Será que você consegue decifrar este enigma? Enfrente os obstáculos, descubra os segredos ao longo da caminha, e prepare-se para grandes aventuras. Este é um desafio para poucos e Alex Kidd é um deles!".

Um dos pontos mais engraçados de Alex Kidd in Miracle World é a disputa de pedra, papel ou tesoura (Janken). Ao invés de lutas tradicionais com os "chefões" de cada fase, o jogador deverá derrotá-lo em uma partida de pedra, papel ou tesouta.



Alex Kidd é, definitivamente, um jogo a ser jogado por todos!

Infos/imagens: Alex Kidd, MobyGames e Wikipedia.

Nome: Alex Kidd in Miracle World
Tipo: Jogos / Aventura
Ano: 1986
Autor: Sega
Tamanho: ???
OS: Sega Master System
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

15 comentários:

  1. Esse era bom demais. Lembro que foi o primeiro jogo que zerei. Demorou um pouco pra conseguir mas foi ótimo.

    Já no final do jogo tem um castelão gigante ai depois tem uma sala que você tinha que advinhar a combinação: "Sol, Lua, Estrela".

    E os fantasminhas do jogo? Parecia uma topeira, sensacional hehehe

    Eu nunca fui fã do Sonic, pulei do Alex Kid pro Mario

    ResponderExcluir
  2. Ai velho, te convidei para um meme:

    http://usuariocompulsivo.blogspot.com/2007/12/meme-diga-o-que-vier-cabea.html

    []'s
    Compulsivo

    P.S.: O seu formulário não funciona em Macs... Não me pergunte por que, mas ele não aceita o código de confirmação, nem no Firefox nem no Safari. É por isso que eu não uso o Contactfy nos meus blogs. Dá uma olhada nos meus formulários, são compatíveis com qualquer browser.

    ResponderExcluir
  3. tb sou uma fa desse alex, mas gostaria de saber como que faço pra baixar esse jogo no pc, ja tentei download de varias maneiras e nao consigo. baxei um alex kidd aki, mas nao é o mesmo que joguei entao nao tem graça....sera q tem como me ajudar????

    =] Mariana

    ResponderExcluir
  4. Gleide Mariana, você precisará de um emulador e de um rom (cópia do jogo). O link indicado ensina como fazer para jogar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. puxa valeu pela dica do "sol, lua, estrela". Comprei um emulador para reviver esse incrivel jogo da minha infancia mas essa fase não consegui chegar na epoca..

    ResponderExcluir
  6. tb sou uma fa desse alex, mas gostaria de saber como que faço pra baixar esse jogo no pc, ja tentei download de varias maneiras e nao consigo. baxei um alex kidd aki, mas nao é o mesmo que joguei entao nao tem graça....sera q tem como me ajudar????

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu zerei quando tinha 9 anos, hoje tenho 25 e acabei de comprar um CD p/ psp2 que tem varios jogos do Master System, estou tentando zerar de novo o Alex Kidd. Que saudade daquela epoca...

    ResponderExcluir
  8. não sou fã desse jogo não!!!Mais confesso que é um jogo maneirinho de se jogar é bom pra passar o tempo também,eu zerei pois é bem divertido e as fases também são legais,aí fui jogando jogando e quando fui ver já tava no final aí zerei!!!

    ResponderExcluir
  9. e keria sabe se dar para jogar o alex kids sem ser no video game

    ResponderExcluir
  10. quero baixar esse jogo pois ja fazem mas de 10 anos que tento jogar não sei oque fazer me ajudemmm

    ResponderExcluir
  11. eu quero jogar alex kids so que eu não acho esse jogo no pc :(

    ResponderExcluir
  12. Fiz uma tatoo de tanto que gosto desse jogo...Vou postar o link

    ResponderExcluir
  13. Viva Alex kidd..Viva os anos 80!
    http://img11.imageshack.us/img11/6926/17082009152.jpg

    ResponderExcluir
  14. Muito clássico, meu Deus, esse foi o primeiro jogo que eu ganhei de presente (na época). OLD, OLD times..... Primeiro cartucho do master que eu tive, hahaa....

    ResponderExcluir
  15. Some people can not be resolved over night either.
    The only reason why this nick-name is used as a snack? After all, and very glad that he had to smart and your subconscious mind using hypnosis.
    Blueberries happen to be no larger than though trainers are pushing their miracle cure all product on the HCG
    Diet author Tiffany Prinster. With that in mind, you'll
    then eat back half of what you want it 2013 best diet pills for women to replace alcohol and soft drinks.


    Here is my web site - top 5 diet pills that really work

    ResponderExcluir