quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Análise: River Raid


O jogo foi lançado em 1982 pela Activision, uma das maiores desenvolvedoras de jogos da época e que foi fundada por uma equipe de ex-programadores da Atari. Inicialmente, foi concebido para a plataforma Atari 2600.

Um dos pontos que mais ganham destaque em River Raid é o fato de ter sido criado por uma mulher, Carol Shaw, em uma época em que grande parte dos programadores eram homens.

A idéia do joguinho é bem simples: o jogador controla um avião que sobrevoa o curso de um rio e no caminho tem que eliminar os inimigos que aparecem pela frente. Além disso, há trechos em que o jogador deve escolher qual lado seguir, bem como detonar pontes ou objetos que impedem a sua passagem. Periodicamente é necessário abastecer a nave passando em cima dos tanques de combustível que surgirem no caminho.


Em minha opinião (eticamente roubada de outros artigos sobre o jogo), dois fatores fizeram de River Raid um dos maiores clássicos dos games: (i) ao contrário dos jogos similares da época, em River Raid a aeronave caminha "para cima", em detrimento das tradicionais telas fixas, e (ii) o código de programação do jogo faz com que os cenários e objetos sejam randômicos, assim não há como "decorar" o caminho a ser seguido.

Curiosidades:

- Cogitou-se a idéia de, ao invés de controlar um avião, controlar um barco.

- Uma das idéias de Carol Shaw era fazer um jogo que se passasse no espaço. Entretanto, tendo em vista a falta de originalidade do tema, já que existiam diversos joguinhos similares, a Activision podou a idéia.

- River Raid gerou dezenas de remakes ou clone. Confira alguns clicando [aqui].

- O joguinho teve uma continuação (River Raid II) de pouco sucesso.

Infos/Imagens: River Raid, Wikipedia e MobyGames.


Nome: River Raid
Tipo: Jogos /Ação
Ano: 1982
Autor: Activision
Tamanho: ???
OS: Atari 2600
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

2 comentários:

  1. Esse jogo é muito foda, me amarrava. Lembro quando meu pai trouxe o Atari da Zona Franca de Manaus. Que felicidade.... hehehhe

    Vamos fazer uma parceria.

    Vlw
    Marcelo Holanda
    www.ex-filmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ae rapaz, to te dando uma força lá no Kibando... ja está adicionado nos parceiros e o post de sexta tem uma indicação ao blog dos joguinhos... abraço

    ResponderExcluir