domingo, 9 de dezembro de 2007

Análise: SimCity

SimCity revolucionou a indústria de jogos com um conceito genial: construir e administrar a sua própria cidade. O jogo foi produzido em 1989 pela MAXIS, então de Will Wright e Jeff Braun. Após um início difícil, a saga de SimCity virou sinônimo de sucesso!

Para criar a sua cidade você deve escolher por zonas residenciais, comerciais e industriais. Além disso, escolas, policias, bombeiros, estradas, entre outras opções, são fundamentais para manter os níveis de educação, criminalidade, tráfego, entre outras, com um nível aceitável de tolerabilidade.

Administrar as contas públicas é fundamental na receita de sucesso de sua cidade. Com o caixa em ordem é possível priorizar o crescimento da cidade sem a preocupação de empréstimos.
Uma série de possíves desastres (naturais ou nâo) como incêndio, tornados, terremotos, quebram a monotonia da cidade garantido um constante desafio ao jogador.

Apesar do grande número de opções e variáveis, a jogabilidade de SimCity é tão simples e intuitiva que atraiu públicos de todas as idades.

SimCity ganhou dezenas de prêmios como melhor jogo de simulação. Além disso, a sua lógica de administração atraída aos próprios conceitos da sociedade fez com que diversas escolas adotassem o jogo e incentivassem os seus alunos a praticá-lo. Pode se dizer que SimCity foi um fenômeno do início da década de 90.

Além de suas sequências (2000, 3000, 4 e Societies), o conceito de SimCity inspirou dezenas de jogos posteriores, entre eles: SimEarth, SimFarm, SimTown, Streets of SimCity, SimCopter, SimAnt, SimLife, SimIsle, SimTower, SimPark, SimSafari, Sim Theme Park e The Sims.

Abaixo, há a indicação de onde pode ser feito o download de SimCity Classic, que nada mais é do que a versão original adaptada ao Windows 3.11. Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível (sujeito a alterações dos proprietários dos sites).

Infos/Imagens: Abandonia, HOTU e Wikipedia.


Nome: SimCity Classic
Tipo: Jogos / Simulação
Ano: 1994
Autor: Maxis
Tamanho: 1,6 Mb
OS: WIN
Info sobre como obter: [aqui]*

*A EA atual detentora do jogo, também lançou uma versão online do mesmo. Para acessar, clique [aqui].

4 comentários:

  1. vc esqueceu de comentar um ótimo jogo baseado no simcity... o sim hospital, onde vc administra um hospital... é um excelente jogo.. recomendo...

    ResponderExcluir
  2. entre nesse site :
    http://www.tudosobrejogos.criadordesites.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo SimCity!
    Espero que o proximo mantenha o nível. :D
    Gravei um MiniCast sobre SimCity. Se quiser ver...
    http://coffeeunlocked.wordpress.com/2013/01/30/minicast-003-sim-city/

    ResponderExcluir
  4. Saudades!!
    Não cheguei a jogar o SimCity original, mas joguei muito as versões 2000, 3000 e a viciante 4. Comprei em 2007 o SimCity 4 Deluxe Edition, caixona com 2 CDs e um manual de várias páginas. Tenho essa versão, com a caixa e tudo, até hoje, muito bem guardada em casa!

    ResponderExcluir