domingo, 6 de janeiro de 2008

Análise: International Superstar Soccer

International Superstar SoccerInternational Superstar Soccer (ISS) é o primeiro jogo de uma franquia de jogos de futebol, originalmente para Super Nintendo, desenvolvida pela Konami em 1994. O jogo foi chamado no Japão de Jikkyo World Soccer: Perfect Eleven.

O jogo foi inspirado em um game para NES desenvolvido pela Konami e chamado de Konami Hyper Soccer (o primeiro jogo de futebol da produtora). Uma segunda versão de ISS foi lançada em 1995 e chamada de International Superstar Soccer Deluxe ou International Superstar Soccer 2 (nome adotado para os consoles da Sega).

ISS revolucionou o mundo dos jogos de futebol para video game por trazer uma série de inovações como (i) gráficos mais realistas e menos deformados, (ii) jogadores com características gráficas próprias, (iii) número nas costas das camisas dos jogadores, (iv) jogabilidade mais realista e compatível com um jogo real de futebol, e (v) narração em tempo real dos jogos.Outro fato positivo do jogo é a grande variedade de opções táticas para o time. Todas essas características batiam de frente com os jogos produzidos até então e faziam de ISS um jogo único.


Talvez o ponto negativo da versão original do game é que os nomes dos jogadores dos times não correspondiam ao elenco original. Com a opção de edição é possível contornar esse aspecto.

O sucesso deste clássico no Brasil foi tamanho que diversas versões alteradas não oficiais e vendidas de forma ilegal foram criadas, entre elas: Futebol Brasileiro 96, Ronaldinho Campeonato Brasileiro 98 e Campeonato Brasileiro 99. Todas estas versões tinham as seleções nacionais alteradas para os times brasileiros (e alguns do exterior) com o nome dos jogadores correspondendo aos jogadores originais dos times.

Diferentemente do que muitos pensam, a franquia do jogo Winning Eleven não foi desenvolvida a partir de ISS, uma vez que os jogos foram produzidos por divisões diferentes da Konami. Entretanto, é inegável a influência de ISS nos atuais jogos do gênero.

Infos/imagens: Wikipedia e MobyGames.

Nome: International Superstar Soccer
Tipo: Jogos / Futebol
Ano: 1994
Autor: Konami
Tamanho: ???
OS: SNES
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

18 comentários:

  1. Tou preparando um Post sobre alguns reviews de mega drive.

    Sinta-se a vontade em ripar :)

    Um abraço pêxe.

    ResponderExcluir
  2. Minha primeira vez aqui no blog, curti muito. Sou louco por abandonware.

    E falando em blog, estou começando um: A Taverna, já tenho algumas postagens e 16 comentários, mas seria uma honra se você pudesse dar uma passada lá e talvez comentar. Eu ficaria mui agradecido.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. International Super Star Soccer é um dos maiores jogos pra SNES que eu ja joguei.

    Muito legal, jogava a tarde toda!

    ResponderExcluir
  4. Porra cara... tu fez eu lembrar da parte mais brilhante da minha infância.
    Lembro de jogar FIFA '96, porém, depois de um tempo, descobrir este.
    Era algo mágnifico pra época, meus olhos brilhavam e aqueles gols magnificos de bicicleta que eu fazia com o "Alejo"... Me lembro até hoje da minha maior goleada, ainda sobre a Argentina, Brasil 12 X 0 Argentina, com 7 gols do Alejo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Eu joga esse a muitos anos trás! :(
    Era maior barbada dar "chapéu" no goleiro pra fazer o gol... hehehe

    Enfim... é sempre bom relembrar!

    P.S.: Thiago, já te adicionei aos "Parceiros da Lula" ;)

    ResponderExcluir
  6. Perdi muitos dias, férias com IIS. Simplesmente sensacional, nessa época meu SNES era uma máquina de Futebol hehehe

    ResponderExcluir
  7. International Super Star Soccer pra mim era e sempre foi o melhor joguinho. Nunca vou esquecer de quando eu alugava R$ 1,00 a hora, enquanto agora a hora que eu quiser eu jogo e não enjouo.

    ResponderExcluir
  8. oi gosto muito do jogo e minha maior goleada foi holanda 28 x 0 frança com 28 gols de koppers puta que pariu que goleda

    ResponderExcluir
  9. a minha maior goleada foi na Córeia do sul 30x0

    ResponderExcluir
  10. um dos melhores jogos q ja joguei ..jogavamos pela diversão e não pela beleza dos graficos.

    ResponderExcluir
  11. tinha uma versão que permitia editar o nome dos jogadores e a camisa vcs sebem qual é?

    ResponderExcluir
  12. como o-o vai tar no snes o hack do futebol brasileiro con aleijo ok

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bem acho jogo bom mas pode ser do psx? nao do snes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. analise das minhas goleadas brasil16x4camaroes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa eh das 20 goleadas no ranking esta no 6 lugar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xd

    ResponderExcluir
  15. e vamo no gamefabrique ne kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Grande jogo...nostalgia pura... Jogava em um SNES de um colega, pois não tinha o console na época... Saudade de uma época feliz que não volta mais...

    ResponderExcluir