quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Análise: Castle Wolfenstein

Ao ler o título imaginou um jogo de tiro, em primeira pessoa, com cenário 3D? Pois, errou! Estamos falando de Castle Wolfenstein, o clássico joguinho da Muse Software de 1982 que inspirou a franquia de sucesso da id Software e para muitos o melhor jogo de ação já produzido. O game foi lançado inicialmente para Apple II e depois para DOS e Atari e é considerado o precursor do gênero "stealth game" (ex: Metal Gear).

A história se passa durante a segunda guerra mundial e o objetivo é sair do castelo roubando o máximo de informações e estratégias de guerra dos alemães.

O início do jogo é tenso. O jogador tem uma arma e algumas balas que roubou de seu companheiro de cela e deverá fugir dos guardas que o perseguem. Há dois tipos de guardas: os fáceis de derrotar e os difíceis (SS Stormtroopers), que além de serem mais inteligentes, usam coletes a prova de bala. O jogador deverá optar por matá-los, rendê-los e/ou se fantasiar de guarda para avançar. Balas, munições e coletes (e bebidas!) são obtidos dos guardas mortos e rendidos. O ideal é economizá-los o máximo possível.

Sugiro reparar os gritos dos guardas e outros sons (grunhidos) ouvidos durante o jogo uma vez que foram um grande avanço para a época.

Considerando a idade do jogo, pode-se dizer que é muito rico em detalhes e diversos de seus conceitos foram aproveitados em jogos posteriores. Temos mais um claro exemplo de que uma boa idéia é requisito essencial para um bom jogo. Enfim, não foi a toa que a id Software se inspirou nele para criar a sua franquia de sucesso.

Castle Wolfenstein

Curiosidades:

- Foi criada uma paródia do jogo chamada Castle Smurfenstein em que os gráficos e sons foram substituídos por similares do desenho The Smurfs.

- O jogo também é conhecido como Wolfenstein 2D.

Infos/imagens: HOTU, MobyGames e Wikipedia.


Nome: Castle Wolfenstein
Tipo: Jogos / Ação / Estratégia
Ano: 1982
Autor: Muse Software
Tamanho: 69 Kb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

4 comentários: