sábado, 9 de fevereiro de 2008

Análise: Pitfall!

Pitfall, um dos maiores clássicos do Atari 2600, foi lançado em 1982 pela Activision a partir da idéia e projeto de David Crane.

O joguinho foi um grande sucesso na época e vendeu mais de 4 milhões de cópias. Até hoje muitos elegem Pitfall como um dos jogos mais divertidos já produzidos. E pensar que tudo isso veio da idéia de David Crane de fazer um joguinho que tivesse um homem palito correndo...

O objetivo é muito simples: controlar o personagem principal Pitfall Harry (sim, é o nome do garoto) por uma floresta-labirinto com o intuito de recuperar 32 tesouros espalhados pelo cenário em um período de 20 minutos. Durante o percurso, o jogador encontrará muitos obstáculos como buracos, jacarés e cobras.

A cada objeto que é recolhido, o jogador ganhar determinado número de pontos que varia de 2.000 a 5.000. Encostar nos obstáculos culminará na perda de pontos. A pontuação máxima para completar o jogo de forma perfeita é 114.000 pontos.

Ao iniciar o jogo nenhuma tela de opções ou texto orienta o jogador, o que pode causar confusão para os iniciantes (como ocorria com a maioria dos jogos do Atari). Entretanto, a jogabilidade é extremamente simples e fácil de ser captada. Não tem segredo...

Pitfall teve uma série de sequências para diversos consoles, entretanto, nenhuma fez tanto sucesso ou teve tanto impacto quanto a versão original de 1982 que pode ser jogada online [aqui].

Pitfall!

Curiosidades:

- O jogo foi tão popular que inspirou uma série de TV baseada em seu personagem.

- Dizem que o grito do personagem na corda foi inspirado em Tarzan.

- Há boatos de que o personagem Indiana Jones foi inspirado em Pitfall. Entretanto, considero que não seja verdade, uma vez que o primeiro filme da série é de 1981 e o jogo foi lançado no ano posterior.

- Jack Black estreou na televisão em um comercial do jogo, conforme pode ser visto no vídeo abaixo:


Infos/imagens: MobyGames e Wikipedia.

Nome: Pitfall!
Tipo: Jogos / Ação / Aventura
Ano: 1982
Autor: Activision
Tamanho: ???
OS: Atari 2600
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

7 comentários:

  1. Nossa... Pitfall era o bixo!
    Um dos meus preferidos do ataria.

    Aliás, falando em ataria, gostaria de sugerir um game que foi maior sucesso no console: Stone Keeper! =D

    Horas e Horas tentando pegar o bandido sem vergonha, pulando carrinho de supermercado e abaixando de aviões!

    Grande post!
    Abraços, Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Com toda certeza o melhor do atari. Simplesmente sensacional , e tinha fim (ainda que voltando para o inicio do game), o que era raro no atari

    ResponderExcluir
  3. perguntas que eu sempre tive e ninguém nunca soube responder... você tem que começar indo pra direita ou pra esquerda? se você for por um lado, quando "terminar o jogo" aparece de volta na tela inicial pelo outro lado? DÁ pra terminar esse jogo?! =p

    ResponderExcluir
  4. e eu sempre esqueço de ativar o "follow up" por email... rs...

    ResponderExcluir
  5. Yuske, na realidade o objetivo é fazer os 114000 pontos. O lado nao importa muito.

    No Atari, muitos jogos acabavam simplesmente com a pontuação. No passado postei um video com o final do River Raid que exemplifica bem.

    Abraços e valeu pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Marcio, dei uma pesquisada e acho que o nome é Keystone Kapers. Mas bem lembrado, já tinha esquecido. Adorava esse jogo.

    ResponderExcluir
  7. Yuske, para terminar o jogo, ou seja, fazer os 114.000 antes do término dos 20 minutos, somente indo da direita para a esquerda como rota principal. Além disso será necessário utilizar diversas passagens subterrâneas para pular telas e ganhar tempo. Em alguns casos, após a utilização das passagens subterrâneas, o jogador deverá voltar algumas telas no sentido contrário para pegar alguns tesouros que ficam entre as passagens subterrâneas.
    Valeu!

    ResponderExcluir