segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Análise: SimTower

O sucesso de SimCity fez com que a Maxis e outras gamehouses explorassem o conceito de jogos simulação. SimTower foi um dos frutos da febre "contruir e criar". O jogo foi lançado pela Maxis, em 1994, pouco tempo depois de SimCity 2000 e teve uma considerável popularidade entre os fãs do gênero.

Como o próprio nome indica, o objetivo do jogo é criar uma torre (prédio comercial). O jogador deverá fazer com que a torre cresça, consequentemente, aumentando a população comercial e residente do empreendimento.

É possível construir uma série de estabelecimentos como: escritório, comércio, hotel, restaurantes, etc. Quanto maior a população que frequenta o prédio, maior deverá ser a variedade e a quantidade de estabelecimentos.

Uma das chaves para o sucesso em SimTower é criar uma boa infraestrutura no edifício. Dessa forma, saber distribuir os elevadores, escadas, equipamentos de segurança, etc, é fundamental para o sucesso do empreendimento. Assim como em SimCity, há uma série de desastres que podem ser minimizados se a infraestrutura disponível for adequada (por exemplo: incêndio).

SimTower SimTower

O progresso do jogo é baseado em estrelas, como ocorre com os hotéis. A partir de um determinado número de pessoas que frequentam o edifício, o jogador ganhará uma estrela. A título ilustrativo, a primeira estrela é dada quando a população atinge 15.000. Além disso, uma série de novos estabelecimentos e opções é liberada cada vez que o jogador ganha uma nova estrela.

Confesso que criei uma grande expectaviva por este jogo. Assim que foi lançado fiquei muito empolgado. Entretanto, logo me decepcionei. Depois de jogar SimCity e SimCity 2000 um jogo do gênero deveria agregar muitas novidades e interatividade. Não é o caso de SimTower. O jogo não é ruim, mas cansa. Além disso, é nítido que SimTower não acompanha o padrão Maxis Sim City. Tal fato é facilmente justificável, já que SimTower foi adquirido pela Maxis a partir de uma produtora japonesa.

Em 1998 foi lançada uma sequência do jogo chamada Yoot Tower que, sinceramente, desconheço...

Infos/imagens: MobyGames, Wikipedia e Abandonia.

Nome: SimTower
Tipo: Jogos / Simulação
Ano: 1994
Autor: Maxis
Tamanho: 2,8 Mb
OS: Win
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

3 comentários:

  1. Um dos primeiros jogos de PC que eu me viciei !
    Era SimTower e DOOM 2 !

    ResponderExcluir
  2. Joguei esse muito também, e tenho a mesma sensação, o jogo é muito repetitivo! Mas vale dar uma testada!

    ResponderExcluir