terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Tutorial: Como rodar jogos e/ou aplicativos de versões antigas do Windows

Anteriormente, ensinei como fazer para rodar jogos de DOS no DOSBox. Entretanto, é comum que alguns jogos antigos de Windows apresentem incompatibilidade com as versões mais recentes do sistema operacional. Dessa forma, sugiro duas alternativas para sanar a incompatibilidade:

Alternativa A - Utilizar o assistente de compatibilidade de programa do Windows XP

Para iniciar o Assistente de compatibilidade de aplicativos, clique em "Iniciar", clique em "Ajuda e suporte", clique em "Localizar hardware e software compatíveis com o Windows XP" e, em seguida, em "Consulte também" no painel de navegação, clique em "Assistente de compatibilidade de programa". Então, siga as instruções do assistente que é auto explicativo.

Alternativa B - Configurar manualmente as propriedade de compatibilidade (também funciona no Vista)

1 - Clique com o botão direito do mouse no ícone do programa na sua área de trabalho ou atalho no menu "Iniciar" do programa que deseja executar e, em seguida, clique em "Propriedades".

2 - Clique na guia "Compatibilidade" e altere as configurações de compatibilidade do programa. Por exemplo, escolha Windows 95.



3 - Teste o aplicativo na compatibilidade escolhida e veja se conseguiu o resultado esperado. Caso contrário, altere novamente a compatibilidade até obter sucesso.

Dica: caso o procedimento acima não funcionar, tente alterar a resolução do monitor para a execução do aplicativo, que fica na mesma janela das opções de compatibilidade. Alguns jogos antigos rodam apenas com a resolução 256 cores.

Fonte: Centro de Ajuda e Suporte do Windows XP (que acompanha o próprio Windows) com algumas inserções do Blog dos Joguinhos.

19 comentários:

  1. Ótima dica!!!

    Muitos dos jogos antigos tem esse problema de incompatibilidade com os novos sistemas operacionais, principalmente com o Windows XP =D

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Thiago;

    Valeu pela visita e pelo comentário lá no Arsenal Digital. Gostei muito do seu blog também. Um lay-out bonito, bem escrito e dicas muito boas.

    ResponderExcluir
  3. pohhaaaaaaaaaaaaaaaa
    cabou o meu problemaaaaaaa
    brigadão

    DBZ ME 2 vo jogaaaaaaaaaaaaaaaar xD

    ResponderExcluir
  4. Não consigo Instalar o Hunnter Hunted aqui nem a caralhu...
    nem com dosbox...
    nem com assistente de compatibilidade...
    nem com porra nenhuma....
    não sei mais o que eu faço...

    ResponderExcluir
  5. pelo amor de deus eu quero instalar constructor ja tentei por dos box e ele fala qui e executavel de win 95 ai non da ja tentei por isso e noa da me ajuda


    caio199@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. TENHO XP PROFESSIONAL E ADQUIRI, RECENTEMENTE O JOGO REDNECK RAMPAGE. BAIXEI E INSTALEI O DOS BOX, SEGUI TODOS OS PASSOS DO TUTORIAL "RODAR JOGOS DE DOS NO DOSBOX", MAS NÃO CONSEGUI RODAR O JOGO. TODOS OS COMANDOS QUE DOU RESULTAM INVÁLIDOS. EX: REDNECK.EXE. O QUE POSSO FAZER?

    ResponderExcluir
  7. Faz um tempão que queria jogar Le Mans 24 Hours e não conseguia rodar ele no XP, pelo procedimento que você explicou funfou beleza. Obrigado.
    SDS. Michael

    ResponderExcluir
  8. quando vai entrar na corrida ele sai do jogo.( Le Mans 24 Hours)

    ResponderExcluir
  9. Eu tento last rites mais diz que tem problema com a imagem

    ResponderExcluir
  10. Diz Image loading error : 3

    ResponderExcluir
  11. Cara, muito bom esse tutorial!
    Seu blog é nota 10!!!

    ResponderExcluir
  12. Anonimo

    Gente me ajudem. Eu tenho o windows vista e comprei um jogo ghost recon mas ele somente roda no windows xp e 2000. Como faço para instalar esse jogo no windows vista!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu tentei rodar o blood omen,mas quando eu digito o kain.exe ele da a msg: "This is a windows NT windowed executable" e não roda o jogo;como faço p/ ele rodar?

    ResponderExcluir
  14. Esse esquema de compatibilidade pode ser usado tambem para burlar o sistema de administrador do pc... somente se vc conseguir alterar a pasta de instalacao para uma q o seu usuario tem acesso e naum for necessario criar registros no regedit.... n tem mto a ver com o tema mas ta ai a dica

    ResponderExcluir
  15. AE galera.... no blog do link abaixo tem o jogo com um tuto muuuito bom, dá ate para jogar esse jogo em rede e mesmo usando o windows XP ou superior, o tuto é muito bom o cara fez perfeitinho, printou todas as telas e explicou timtim por timtim..rsrrsrsrs.... eu adorei....

    www.cjsv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. quero jogar DANGEROUS DAVE

    ResponderExcluir
  17. Quem usa GNU/Linux também pode usar o Wine, que é compatível com várias versões do Window$$$.

    http://www.winehq.org

    Não é tão completo, mas já está bem maduro.

    ResponderExcluir
  18. nossa adorei essa dica q pena q naum tinha visto antes....eu era viciada nesse jogo constructor...tenho ele original ate hj guardado com muito carinho pois adoro jogar ele....mas depois de quase doze anos sem joga-lo com essa dica acho q agora consigo jogar meu jogo preferido....valeu ate mais

    ResponderExcluir
  19. Se alguém puder me ajudar eu agradeço e muito! Baixei o Constructor Street Wars.

    Já tentei o modo de compatibilidade, mas sequer executa o instalador do game. O que é engraçado, é que no arquivo que eu baixei tem um .exe do game e roda normal, sem precisar instalar. Mas quando eu jogo assim, não tem como salvar o progresso do jogo. Daí minha necessidade de instalar. Tentei o DOSbox mas também não rodou...

    ResponderExcluir