terça-feira, 4 de março de 2008

Análise: SimCity 2000

SimCity 2000Conforme já relatado, SimCity revolucionou o mundo dos games, ganhando diversos prêmios e fãs incondicionais. Tendo em vista esse cenário, nada mais justo do que uma continuação que veio em 1993 com o sensacional SimCity 2000.

Na opinião deste humilde blogueiro, SimCity 2000 teve como seu principal mérito manter o que havia de bom em seu predecessor e adicionar novidades. Nada de reinventar um conceito que deu certo, como muitas vezes as continuações de jogos tentam de forma frustrada. SimCity 2000 é, no fundo, uma versão melhorada de SimCity. E isso, por incrível que pareça, é o seu maior mérito!

Abaixo uma lista das principais melhorias ou adições da versão 2000:

- Os gráficos praticamente inexistentes da versão original ganharam melhorias consideráveis. As construções são bem mais reais, o que auxilia na jogabilidade e no próprio "orgulho" de criar a sua própria cidade.

- Enquanto o jogo original estava fadado à construção de uma gama limitada de edificações, na versão 2000 é possível construir diversos itens. A título exemplificativo, na primeira versão os hospitais simplesmente brotavam do nada. Agora, é possível construi-los nos locais que entender conveniente. Além de hospitais, há escolas, parques, etc.

- Além de se preocupar com a produção de energia elétrica, agora os jogadores precisam cuidar do assunto água! Levar água para as edificações é uma das grandes dificuldades dessa versão.

- Os problemas de trânsito que ficavam limitados a construção de trens e "avenidas", agora podem ser sanados com pontos de ônibus e metros. A grande falha desse quesito, corrigida na versão 3000, é conseguir construir encanamento e linhas de metro simultaneamente!


Apesar de todas as melhorias acima listadas, a jogabilidade de SimCity 2000 é um dos pontos positivos. O jogo é fácil de ser aprendido e mais fácil ainda de ser jogado. Uma tela de jornal e dicas constantes guiam o jogador no decorrer dos anos e auxiliam na construção da cidade.



A franquia SimCity é uma de minhas preferidas. A versão 2000 só contribuiu ainda mais para isso... Ta esperando o que para jogar? Há versão para PC e diversos consoles!

Infos/imagens: MobyGames.


Nome: SimCity 2000
Tipo: Jogos / Simulação
Ano: 1993
Autor: Maxis
Tamanho: 1 Mb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

5 comentários:

  1. Acho que SimCity 2000 foi o primeiro CD-ROM que comprei e passei boas horas da minha pré-adolescência construindo cidades :)

    ResponderExcluir
  2. Nunca curti jogos desse estilo, nunca tive muita paciência. O máximo que eu joguei foi Warcraft.

    ResponderExcluir
  3. Adorava, alias eu curto ate hj. Estou pra pegar o sim city 4000 hehehe

    ResponderExcluir
  4. é eu jogava bastnate.. me lembro que no início era um sufoco pra conseguir trazer moradores pra cidade, até pegar o jeito, hehehe..

    maneiro era criar tumultos, passeatas , terremoto de zoação tbm

    ResponderExcluir
  5. Poxa, eu jogava Sim City, nos finais de semana não saia da frente do video game pra ficar jogando. Bons tempos... Se não me engano, eu jogava num Super Nintendo, aqueles quadradões.

    Muito legal recordar isso!

    Já joguei todas as versões de Sim City, mas a mais legal, na minha opinião era essa.

    ResponderExcluir