terça-feira, 20 de maio de 2008

Análise: Grand Prix Manager 2

Texto por Márcio Melo (Porra, man!).

Como prometido por mim ao Thiago irei postar ao menos 4 vezes ao mês aqui no Blog dos Joguinhos. Vou recomeçar minhas escassas atividades da melhor forma possível, unindo duas grandes paixões minhas: Fórmula 1 e Jogos Manager.

Como o próprio Thiago diria na verdade não se encaixa bem como um joguinho na opinião dele (a gente sempre tem que ouvir o "dono"), entretanto, como ele comentou sobre o F1 Manager e o GP2 da Wizard Games, me senti no dever de fazer uma análise de um jogo do estilo que lembrei de cara ao ver os posts dele, e um jogo fantástico diga-se de passagem.

Grand Prix 2 Manager até hoje é imbatível, nenhum jogo no estilo conseguiu se sair melhor no quesito diversão e opções de "controle" do que ele. Você não pilota carro nenhum e suas preocupações estão muito além do que fazer uma pole position. No comando de uma equipe de Fórmula 1 você precisa controlar tudo, desde contratação de pilotos até estratégia de corrida, paradas, trocas de pneus e por aí vai.

O jogo foi criado pela Microprose em 1996 e possui um editor para que você possa colocar os nomes atuais dos pilotos, o que o torna bastante interessante. Além de contratar os pilotos você precisa contratar sua equipe de engenheiros, mecânicos, etc. Outra grande preocupação é com quem vai lhe dar subsídios para contratar os melhores e ter a disposição os melhores carros e equipamentos, seus patrocinadores.

Ter uma equipe de F1 é bastande caro, milhões vão sumindo em alguns cliques. Tem as opções de empréstimos bancários que a curto a prazo lhe salvam, mas a longo prazo podem ser o seu fim. Além de tentar conseguir sempre melhores cotas de patrocínio, você ainda tem a opção de merchandising ao seu dispor.

Também era muito divertido a opção que você tinha de "roubar" a tecnologia alheia. Se você investisse em "espionagem" podia ver o que a equipe "inimiga" tinha e então aplicar na sua equipe sem precisar ter que "evoluir", pagar todos os níveis iniciais para chegar àquele ponto.

Contando com diversos modos de visualização da corrida, que ia desde visualizar a pista volta a volta, até simplesmente chegar ao resultado final, todo o trabalho de montar sua estratégia de paradas, combustível era bastante emocionante. Depois você podia ver a merda tática que você fez em prática. Para começar vencendo corridas você tinha que escolher as equipes de ponta que eram a Benetton, McLaren, Willians e Ferrari. Com as outras equipes de início seria apenas dor de cabeça e comemorar completar e fazer 1 ponto ao menos nas provas.

O carro tem que sempre ir se atualizando e é importantíssimo você completar o design do chassi do seu carro antes de terminar a temporada, se não na próxima você irá começar a correr com o carro do "ano passado", o que logicamente, como a gente vê no "mundo real" é bastante problemático.

Existe um site o GPM2World que possui alguns "mods" do GP2Manager, o último com a atualização para a temporada de 2005 com equipes, pilotos. Vale muito a pena. Ainda sim você irá precisar configurar o game para rodar o modo de vídeo em 256 cores (Botão direito do Mouse -> Propriedades -> Compatibilidade -> Executar 256 cores).

Nem todo jogo manager consegue ser ao menos tempo divertido e bastante próximo do real. Essas qualidades são encontradas em GP Manager 2, o que faz dele um dos meus jogos preferidos. Perdi horas e horas com ele, e consegui contaminar muita gente com esse vício.

Infos/imagens: Abandonia e SimRacingWorld.

Nome: Grand Prix Manager 2
Tipo: Jogos /Manager
Ano: 1996
Autor: Microprose (Edward Grabowski)
Site Oficial: http://www.edwardgrabowski.com/aboutGpm2.htm
Tamanho: 37 mb
OS: WIN
Info sobre como obter: [aqui] e [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

4 comentários:

  1. Marcio, parabéns por mais essa ótima análise. O jogo é bom e o gênero melhor ainda!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Porra man, nunca ouvi falar desse jogo. E eu não curto jogos de "manager".

    ResponderExcluir
  3. Meu eu adoro esse jogo. É muito bom pois o "realismo é bem real". Parabéns pelo comentário, ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Uma pena que não fizeram um remake desse jogo com a tecnologia de hoje... se bem que se for para fazer nas coxas, melhor que fique no passado esse jogo mesmo!

    ResponderExcluir