Como prometido por mim ao Thiago irei postar ao menos 4 vezes ao mês aqui no Blog dos Joguinhos. Vou recomeçar minhas escassas atividades da melhor forma possível, unindo duas grandes paixões minhas: Fórmula 1 e Jogos Manager.

Como o próprio Thiago diria na verdade não se encaixa bem como um joguinho na opinião dele (a gente sempre tem que ouvir o "dono"), entretanto, como ele comentou sobre o F1 Manager e o GP2 da Wizard Games, me senti no dever de fazer uma análise de um jogo do estilo que lembrei de cara ao ver os posts dele, e um jogo fantástico diga-se de passagem.
Grand Prix 2 Manager até hoje é imbatível, nenhum jogo no estilo conseguiu se sair melhor no quesito diversão e opções de "controle" do que ele. Você não pilota carro nenhum e suas preocupações estão muito além do que fazer uma pole position. No comando de uma equipe de Fórmula 1 você precisa controlar tudo, desde contratação de pilotos até estratégia de corrida, paradas, trocas de pneus e por aí vai.
O jogo foi criado pela Microprose em 1996 e possui um editor para que você possa colocar os nomes atuais dos pilotos, o que o torna bastante interessante. Além de contratar os pilotos você precisa contratar sua equipe de engenheiros, mecânicos, etc. Outra grande preocupação é com quem vai lhe dar subsídios para contratar os melhores e ter a disposição os melhores carros e equipamentos, seus patrocinadores.
Ter uma equipe de F1 é bastande caro, milhões vão sumindo em alguns cliques. Tem as opções de empréstimos bancários que a curto a prazo lhe salvam, mas a longo prazo podem ser o seu fim. Além de tentar conseguir sempre melhores cotas de patrocínio, você ainda tem a opção de merchandising ao seu dispor.

Contando com diversos modos de visualização da corrida, que ia desde visualizar a pista volta a volta, até simplesmente chegar ao resultado final, todo o trabalho de montar sua estratégia de paradas, combustível era bastante emocionante. Depois você podia ver a
O carro tem que sempre ir se atualizando e é importantíssimo você completar o design do chassi do seu carro antes de terminar a temporada, se não na próxima você irá começar a correr com o carro do "ano passado", o que logicamente, como a gente vê no "mundo real" é bastante problemático.
Existe um site o GPM2World que possui alguns "mods" do GP2Manager, o último com a atualização para a temporada de 2005 com equipes, pilotos. Vale muito a pena. Ainda sim você irá precisar configurar o game para rodar o modo de vídeo em 256 cores (Botão direito do Mouse -> Propriedades -> Compatibilidade -> Executar 256 cores).
Nem todo jogo manager consegue ser ao menos tempo divertido e bastante próximo do real. Essas qualidades são encontradas em GP Manager 2, o que faz dele um dos meus jogos preferidos. Perdi horas e horas com ele, e consegui contaminar muita gente com esse vício.
Infos/imagens: Abandonia e SimRacingWorld.
Nome: Grand Prix Manager 2
Tipo: Jogos /Manager
Ano: 1996
Autor: Microprose (Edward Grabowski)
Site Oficial: http://www.edwardgrabowski.com/aboutGpm2.htm
Tamanho: 37 mb
OS: WIN
Info sobre como obter: [aqui] e [aqui]*
Marcio, parabéns por mais essa ótima análise. O jogo é bom e o gênero melhor ainda!
ResponderExcluirAbraços.
Porra man, nunca ouvi falar desse jogo. E eu não curto jogos de "manager".
ResponderExcluirMeu eu adoro esse jogo. É muito bom pois o "realismo é bem real". Parabéns pelo comentário, ficou muito bom.
ResponderExcluirUma pena que não fizeram um remake desse jogo com a tecnologia de hoje... se bem que se for para fazer nas coxas, melhor que fique no passado esse jogo mesmo!
ResponderExcluir