sábado, 3 de maio de 2008

Análise: Nintendo World Cup

Acho que estou em minha fase retro Game Boy, já que tenho lembrado bastante dos joguinhos para o console portátil da Nintendo que me divertiram por muito tempo. Na realidade, Nintendo World Cup foi lançado tanto para Game Boy quanto para NES, portanto, deverá ser lembrado por jogadores dos dois consoles. Aliás, é um dos jogos mais toscos e divertidos de futebol que conheço.

O jogo foi desenvolvido pela Technos e lançado em 1990 e faz parte da franquia Kunio-kun, ou seja, esses personagens cabeçudos e engraçados da Technos que estrelaram uma série de jogos. A grosso modo, seriam uma versão cabeçuda do Mario, com todo respeito. Veja uma imagem "moderna" do personagem abaixo. É interessante notar que lembram os gráficos de Double Dragon, já que as duas franquias são da mesma produtora.


O jogo contém a opção multi player ou um jogador. No último caso, Você disputará a Copa do Mundo no sistema mata-mata, com uma ordem de adversários pré-definida (e fixa) a enfrentar, iniciando-se por Camarões e finalizando pela Alemanha Oriental.

Nem todas as regras do futebol são levadas a sério. Cada time tem apenas seis jogadores divididos em goleiro, dois zagueiros, um meio campista e dois atacantes. É possível escolher apenas alguns times, entre eles o Brasil.


Faltas? O que é isso? No jogo não existem faltas e a única forma de roubar a bola dos adversários é com violência... Dependendo do número de "agressões" que um dos jogadores sofre, ficará desmaiado até que o jogo seja interrompido por um gol, lateral, escanteio, etc.


Impedimentos também não existem... assim é importante abusar da banheira!

Diferentemente da maioria dos jogos de futebol, é possível controlar apenas um dos jogadores do time, que deve ser escolhido antes da partida iniciar. Com relação aos demais jogadores, pode-se dar comandos como chutar ou passar a bola, mas não controlar o posicionamento em campo.

É possível dar alguns super chutes por meio de bicicleta e cabeçadas. Aliás, essa é a única forma de fazer gol que conheço. A dica é: avance com a bola até perto do gol, e de um longo passe para trás (isso mesmo), aperta A+B do jogador que irá receber a bola e uma bela bicicleta surgirá!

Nintendo World Cup é um jogo muito estranho, mas proporcionalmente divertido. Uma ótima opção para passar algumas horas...

Infos/Imagens: MobyGames, Kick Off World e Wikipedia.

Nome: Nintendo World Cup
Tipo: Jogos / Futebol
Ano: 1990
Autor: Technos
OS: NES / Game Boy
Link para o game no emulador online (Gbemul): [aqui]

13 comentários:

  1. Opa amigo, parabéns pelo ótimo blog! Só acrescentando ao comentário pertinente aos bonecos parecidos com os do Double Dragon, na verdade este jogo pertence a uma série da Technos Japan chamada Kunio-kun. E jogando outros jogos dessa série tu vais notar que os sprites são praticamente iguais.

    Os jogos pra NES da sério Kunio-kun com sprites semelhantes são River City Ransom, Crash 'n the Boys e Super Dodge Ball. Todos os três muito divertidos.

    Abraços e continue com o excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Tiago, obrigado pela visita e pelo comentário. A informação sobre o Kuniu-kun é mencionada no texto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Tem um outro jogo que é muito parecido com o nintendo world cup e é mais divertido que é o kunio-kun no wekketsu soccer league, eu costumava jogar muito ele qndo era criança.

    ResponderExcluir