quarta-feira, 14 de maio de 2008

Konami Code ou Konami Command

A imagem acima é a transcrição do Konami Code (Código Konami), ou seja, um código (sequência) utilizado em diversos games da japonesa Konami. Ao inserir o código em determinados momentos de determinados jogos é possível obter alguns benefícios, uma espécie de cheat.

O código apareceu pela primeira vez em Gradius (1986) - sim o fantástico joguinho das naves - e foi eternizado no sensacional Contra (versão para NES).

São conhecidos mais de 100 jogos (da Konami ou não) em que algum momento é possível se utilizar do código. Os jogos incluem franquias como International Super Star Soccer, Castlevania e Teenage Mutant Ninja Turtles.

É possível notar pequenas variações no código de acordo com a plataforma ou console. Entretanto, o mais famoso e retratado na imagem acima é o da versão NES.

O código é muito famoso na cultura pop nerd e é inclusive mencionado em algumas músicas. Recentemente, a trilha sonora de Juno - o mais surpreendente filme de 2008 na minha modesta e subjetiva opinião - conta com o código em uma das estrófes de Anyone Else But You (a música do final do filme):

"Up up down down left right left right B A start
Just because we use cheats doesn't mean we're not smart
I don't see what anyone can see, in anyone else but you"


Note que na música, depois do A vem o "start" o que não era comum nos jogos do NES mas ocorria no Konami Code de outras plataformas.



Infos/imagens: GameGirl e Wikipedia.

5 comentários:

  1. Muito interessante, nem tinha reparado nisso no filme.

    Uma pena que você linkou para alguém (eu hahhaha) que não tenha gostado tanto do filme quanto você

    []´s :D

    ResponderExcluir
  2. IDDQD? IDKFA? =D

    Esses são os malditos códigos que eu lembro até hoje... heheheh
    Eu sei que não tem nada há ver com o post, mas quando eu li: "...m código (sequência) utilizado em diversos games..." eu não resisti! =D

    Abraços, Eduardo

    ResponderExcluir