domingo, 18 de maio de 2008

Tutorial: Como montar o seu próprio fliperama (arcade)

Acredito que um dos sonhos de muitos homens é ter além de uma mesa de sinuca um fliperama em casa. Fico muito feliz em afirmar que para o desespero das esposas, esse sonho pode ser alcançado de uma maneira relativamente econômica: construindo a sua própria cabine de fliperama. Adianto que nâo é um trabalho fácil, entretanto, certamente será muito recompensador!

Tutoriais

Selecionei todos os guia necessários, agora é com você:

Tutorial 1 (inglês): página bem completa e o resultado será uma máquina show! É a minha primeira opção.

Tutorial 2 (inglês): é um guia um pouco mais simples que resultará em um arcade simulado por um PC. É uma alternativa mais em conta.

Tutorial MAME Mobile (português): se o seu objetivo é fazer algo mais simples ainda, como um emulador portátil que pode ser ligado em qualquer televisão, sugiro esse guia. Aliás, é uma ótima forma de iniciar o hobby de criação de fliperamas!

Peças

Obviamente, ter as peças corretas é fundamental na elaboração de seu fliperama caseiro. Abaixo, algumas dicas de onde obtê-las:

Loja Virtual Arcade BR: localizada no Brasil, é a loja do site especializado em arcades.

Ebay e Mercado Livre: dificilmente nâo encontrará a peça que falta em um desses dois sites.

Softs/Emuladores

Arcade at Home: emuladores, roms, dicas, tutoriais, tudo necessário para rodar um fliperama caseiro baseado em PC tem nesse pequeno portal.
Agora que todas as dicas foram dados, o início do projeto é com você! Boa sorte e comente aqui o resultado! Caso fique com preguiça, comprar um bom e velho fliperama usado talvez nâo seja uma má idéia.

Infos/imagens: links citados acima.

25 comentários:

  1. Tenho um velho PC aqui... quem sabe não rola montar um fliperama com ele, né não? xD

    ResponderExcluir
  2. Quando chegar nesse nível acho que minha namorada me larga.

    ResponderExcluir
  3. O primeiro link não está funcionando... Não encontrei o tutorial no google. Será que tem em algum outro lugar?

    Abraço e parabéns pela dica!

    ResponderExcluir
  4. JB, uma pena que o link está fora do ar. Era show de bola. Já tentou pelo cache do google?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o tutorial mame mobile, só uma dúvida;
    Eu vi que o computador, juntamente com a placa mãe e demais peças, são instalados dentro da caixa do controle, durante o uso deste controle haverá trepidações, tremedeiras, balanços e trancos que só ocorrem em fliperamas que são projetados para tal finalidade, será que estes movimentos, vão prejudicar o HD e PLACA MÃE????

    ResponderExcluir
  6. Pode-se ao invés de colocar um HD, comprar um pendrive de 4gb, instalar o windows 2000 e mandar brasa... Ai não precisa preocupar com trepidações....Abs.. Cristiano Martins.

    ResponderExcluir
  7. muito difícil montar um bagulho desse

    ResponderExcluir
  8. porra nada a ver um fliper de verdade nao e tao simples de fazer so queim nao sabe bosta nenhuma pra deixar se levar por uma merda dessas aff LIxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na moral mesmo. Não concordo não.
      O FLiper fica excelente. Os jogos do Mame são os mesmos do Fliperama.
      Fica show. E as manetes são de fliperama.

      Excluir
  9. legal dgffrgr dgtrtrfsdg fsefsfsffsdf

    ResponderExcluir
  10. cara estou pensando em montar um fliperama,mas estou querendo montar um com ps3 +tv 32" ,eu ja montei um controle arcade para ps3 ficou show ,agora vou montar um fliperama,de uma olhadinha em meu BLOG :
    leandrinho-games.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, na moral vai se fuder,fliperama, o próprio nome já diss tudo "antigo",jogos classícos,das decadas de 70,80,90.Na moral não fala merda fliperama é só pra quem foi criança...

      Excluir
    2. Tipo nervozinho vc eim.. vai ver a mãe não deu o peito pra vc mamar.

      Excluir
    3. Cara quanto maior a a tela PIOR,a imagem fica ruim e vc tem q balançar a cabeça de um lado até o outro só pra enxergar.Ah n ser q teu fliper tenha umas distância boa da tela até os controles, mas se n for o caso até 22 polegadas.

      Excluir
  11. em primeiro lugar não exite joguinho de fliperama!!!!!!!!!!!!!!!!! jogo a 20 anos e é tudo de bom um bom fliperama , não tinha essa de jogar no pc, hoje esta mais fácil mas não tem tanta graça quanto jogar no fliper , é complicado de explicar mas é estranho não poder gritar,xingar,zoar e ser zoado, acho minha casa um lugar especial e particular pra chamar a galera pra jogar, mas não se tem lojas boas em qualquer esquina como antigamente, espero que me entendam !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tem um fliper a 46km da minha casa.

      Excluir
  12. fliperama, pena que eu não sou desse tempo, tem jogos maneiros muito bom de se jogar com a galera e só se diverti, pena que nunca cheguei a jogar esse arcade (fliperama), mas tem o emulador MAME agora tenho essa oportunidade de jogar esses classicos que era fera nos anos 90 á eu nasci em 1997

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu nasci em 2001 e joguei um, a sensação e outra, e muito bom.

      Excluir
  13. http://www.lordsdiversoes.com.br/tatuape.html

    ResponderExcluir
  14. Vai tomar no cu anônimo filho da puta

    ResponderExcluir
  15. tenho um fliperama portátil, queria fazer um fliperama a partir dele

    ResponderExcluir