quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Análise: E.T. (O Extra Terrestre)


E.T, o extra-terrestre, jogo para Atari 2600 baseado no filme homônimo de Steven Spilberg foi eleito por muitos o pior game da história.

O objetivo do jogo é encontrar peças espalhadas no cenário para que o querido extra-terrestre monte um telefone e volte para a sua casa. Entretanto, o jogador terá que fazer isso antes que a energia do E.T. acabe, bem como evitar ser raptado por cientistas malucos do governo.

Uma das grandes críticas sofridas pelo jogo é que para entender o seu objetivo o jogador deveria ler o manual de instruções, caso contrário, não teria idéia do que fazer! Além disso, o fato do jogo ser monótono, ter um enredo bizarro e gráficos horríveis contribuiram para o fato de ser eleito um dos piores games já produzidos. Realmente, o jogo é terrível...

Me pergunto como conseguiram fazer com que um dos filmes mais rentáveis e de maior sucesso do cinema se transformasse num clássico trash dos video games? Talvez a maior justificativa seja o fato de que o jogo foi produzido em apenas 5 semanas para que pudesse ser vendido durante o Natal. Jogos semelhantes eram produzidos em não menos do que 4 meses. É, pelo visto, a culpa foi do Papai Noel!

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Free Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.us

Curiosidades:

- Especula-se que a Atari comprou os direitos para fazer o jogo por mais de US$ 20 milhões de dólares, o que é uma quantia elevadíssima para o início dos anos 80.

- Especula-se que foram produzidos 4 milhões de unidades do jogo e que apenas 1,5 milhão foi vendida.

- Diz a lenda que a Atari enterrou as milhares de unidades não vendidas no deserto do Novo México. Outros afirmam que os cartuchos não vendidos foram reciclados. Não duvido nada de que alguém encontre uns etezinhos no deserto do Novo México...

- Há boato de que foram produzidas mais unidades do jogo do que unidades do console Atari 2600. A princípio, essa informação é falsa, já que foram vendidas mais de 30 milhões de consoles do Atari 2600.

- Apesar dos pesares, por incrível que pareça, o jogo ficou entre os Top 5 dos mais vendidos da história do Atari 2600.

- O jogo, aliado a outros fatores, foi um dos responsáveis pela quebra da Atari nos anos 80.

- As seguintes publicações elegeram ET o pior (ou entre os Tops) jogo da história: IDG Now, Electronic Gaming Monthly, FHM Magazine e PC World.

- Scott Warshaw, criador do jogo, acha que ET não é tão ruim assim, e alega existir muitos jogos piores. Fala sério!

Vídeos:

Há dezenas de vídeos no Youtube tentando explicar o porquê do jogo ser tão ruim. O vídeo abaixo já foi visto por milhares de pessoas. Após assisti-lo, tire as suas próprias conclusões!


Infos/Imagens: MobyGames e Wikipedia.

Nome: E.T. (O Extra Terrestre)
Tipo: Jogos / Aventura
Ano: 1982
Autor: Atari
Tamanho: ???
OS: Atari 2600
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

11 comentários:

  1. É uma pena que aqui no trabalho nem sempre as imagens aparecem. Os videos são todos bloqueados.

    Mas eu me lembro bem desse jogo, era horrível mesmo hehehe

    ResponderExcluir
  2. uhauha mostrei pro meu primo de 7 anos aqui ele nem sabia o que era o filme "ET"... po quanto ao Corinthians relaxa, na verdade doi sim um fato q marcou 2007. Abraço,
    Leandro do www.kibandoeandando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Realmente um jogo horrendo... um amigo meu tinha esse cart e a gente passou um bom tempo tentando entender o que fazer, até desistir e nunca mais colocar o cart pra funcionar :D

    Matt

    ResponderExcluir
  4. Credo como que a Atari conseguiu fazer um jogo como esse! Nossa, nem os jogos de nintendinho tem os graficos tao horrivel como esse!
    ¬¬"

    Pudera que eles tomasse toco nesse jogo! Horrivel a jogabilidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas os do Nintendinho era interessantes, divertido e bons. Gráficos não eram tão bons por causa da tecnologia da época. Agora, esse jogo é horrível.

      Excluir
  5. que jogo ridiculo, da até medo!!1

    ResponderExcluir
  6. Puxa,pelo menos tem gráficos melhores que alguns,como por exemplo...é...não lembro.Mas,já vi gráficos piores.

    ResponderExcluir
  7. caramba vc não sabe se a mão e a mão ou e o bilauzinho dele????

    ResponderExcluir
  8. Se o jogo não fosse inspirado em um filme com certeza passaria batido

    ResponderExcluir
  9. enterraram cartuchos desse jogo ruim no novo mexico... agora sei porque se especulam que lá tem ovnis

    ResponderExcluir