terça-feira, 11 de março de 2008

Análise: Constructor

É impressionante o número de pessoas que entram no blog em busca de informações sobre o jogo Constructor. O curioso é que Constructor não se enquadra muito na minha subjetiva e pleonástica classificação do termo joguinho. Além disso, não sei qual a relação entre o blog e o termo constructor, mas tudo bem... Tendo em vista este pleito indireto dos visitantes ocasionais, resolvi, de forma autoritária e discricionária, que chegou a hora de comentar sobre o jogo.

O meu primeiro contato com Constructor foi tardio e cheio de expectativas. Próximo ao ano 2000 comprei uma dessas revistas que dão um CD com um jogo full de brinde. Nem sei se elas ainda existem, mas antes do boom da internet rápida eram de grande valia. Pela descrição da capa, logo comprei a revista e fui correndo rodar o jogo.

Qualquer um logo perceberá que o objetivo do jogo é atuar na área de construção. O jogador controlará uma empreiteira e deverá construir casas e construções para diversos tipos de público, além de competir, na maioria das vezes de forma desleal, com as empresas concorrentes.

Constructor - Tela InicialConstructor - Vizinhança

Os inquilinos deverão progredir de nível, junto com as construções e se reproduzirem para gerar mais trabalhadores e inquilinos. Cada tipo de inquilino se enquadrará melhor em um tipo de construção. Há diversos tipos de trabalhadores para a empreiteira que vão do simples peão até gangsters.

Além disso, para competir com os rivais é possível colocar inquilinos propositalmente baderneiros ao redor da vizinhança e fazer outras coisas desleais e que deveriam ser um ponto positivo do game (mas não é).

Constructor apela para uma visão irônica e satírica da sociedade, com tentativa de fazer humor. Para isso os personagens que integram os diversos núcleos do jogo são estereotipados: há hippies, hooligans, mafiosos, etc.

ConstructorConstructor

A jogabilidade é ruim. Não sei se foi falha minha, mas demorei um tempão para descobrir que os inquilinos tinham que se reproduzir. Além disso, alguns comandos são falhos, o menu é confuso é há certas inconsistências...

A conclusão é que Constructor, produzido para PC em 1997 pela Acclaim, é um jogo que tinha tudo para ser legal, mas deu errado. Só então entendi porque acompanhava de graça a revista que comprei...

Como rodar o jogo

Já recebi alguns e-mails perguntando como fazer para rodar o jogo. Primeiro, é preciso esclarecer que foram lançadas duas versões para PC: uma para DOS e outra para Windows, além de um versão para Playstation.

Caso Você tenha a versão para DOS, é necessário usar o DOSBox. Caso Você tenha a versão para Windows, sugiro essa dica.

Infos/imagens: MobyGames e Abandonia.

Nome: Constructor
Tipo: Jogos / Simulação
Ano: 1997
Autor: Acclaim
Tamanho: 32 Mb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

90 comentários:

  1. É velho, acho que vc acabou jogando ele tardiamente pq no ano em que foi lançado adorava este jogo, principalmente pelos hippies hhehe

    Talvez é melhor eu deixar apenas como uma boa lembrança do que tentar jogá-lo novamente depois da sua análise hahaha.

    Quando ao lance do poadcast, acho mais facil vc me encontrar no gtalk, quase sempre tô lá

    ResponderExcluir
  2. Nunca joguei e nem ouvi falar desse jogo. Mas não faz o meu estilo.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz... Esse eu joguei pouco, mas o pouco que eu joguei, me diverti bastati. Como o Ramon(es) disse, não fez o meu estilo e talvez por isso eu não tenha continuado.

    Mas é um grande jogo.
    Abraçso!

    ResponderExcluir
  4. Lembro quando esse jogo foi lançado: tinha um parente meu, que é construtor, que ficou com uma tremenda curiosidade de conhecer o jogo...

    ResponderExcluir
  5. O jogo é demais, fala sério !! um CLÁSSICO, na época era TOP...

    ResponderExcluir
  6. eu queria saber so tem esse tipo de contruto ou tem outros por favor me responda eu estou colecionando

    ResponderExcluir
  7. Se nâo me engano foi lançada uma segunda versão do jogo. Clicando na label simulaçâo vc encontrará outros jogos do gênero.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Respondendo a todos e aos desenformados (inclusive o que comentou o jogo)

    1º 1997 , interfaces graficas e jogabilidade , dos jogos que existiam o constructor era top

    apos 11 anos consegui jogar novamente por meio do Dos Box , lamento q n haja um "Auto-Move" , seleciona e manda andar , porem basta apertar uma tecla a mais, o "M"(move)

    2º o jogo apesar de simples tem sua complexidade , pois uma coisa é jogar modo "virar" e outra multiplayer (contra humanos , n me venha jogar contra estupidos AI) , q faz com q a dinamica do jogo mude por total

    3º principal problema é saber o que fazer , e pelos comentarios q vi , muitos ainda n sabem , quando realmente intenderem , dai sim verão pq ele é um jogo que até hoje muitos procuram , para isso , venham falar comigo : Junior1jr@hotmail.com

    e a revista CD-Expert lançou muitos jogos bons , e n eram gratuitos (20-13reais) , onde a unica coisa boa na revista eram os jogos

    por fim , lançaram o Constructor : Street wars (nunca joguei mas disseram que era uma porcaria...)

    para mais informações , ajuda ou simplesmente jogar , me contacte

    Junior1jr@hotmail.com

    outros jogo antigo e jogado até hoje : Total Annihilation

    clan brasileiro(e atual) : www.anacondas.com.br

    o motivo do sucesso dos jogos antigos em geral, é a dificuldade , q mais nenhum atual tem...

    Flw pessoal e bom jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom comentário. E me fez lembrar de um jogo que acredito eu que ainda tem gente que joga. O Outlive, que além de bom é brasileiro.

      Excluir
  9. Passei dias e noites jogando este jogo...
    Valeu á pena !
    Jogo ki deixou saudades !
    Mas ainda tenho o CD full...se me bater uma neura eu volto a jogar xD

    Abração aew e bom jogo!

    ResponderExcluir
  10. Preciso de umas dicas para virar esse jogo.
    Alguem tem algumas manhas?
    Não consigo completar uma missão que tenho um certo tempo para construir, se não me engano, 5 casas iguais, de tres andares, num mesmo terreno, todos com inquilinos n. 5. Não consigo saber qual é a casa?
    Por favor, me deem alguma dica.
    mfcavalheiro@ig.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tava afim de rodar ele no windows vista. Ou alguem sabe de algum jogo parecido com ele que dê para jogar no windows vista?

    ResponderExcluir
  12. Veyyyy
    Constructor é D+++
    nada contra a jogabilidade...
    a dificuldade é boa, o q as vezes mata de raiva...
    mto viciante...
    sou fã

    ResponderExcluir
  13. fala pessoal!!
    consegui instalar o jogo, mas estou tendo um certo problema...
    construo todos os tipos de casa, mas meus inquilinos sao sempre do nivel 1... ALGUEM SABE COMO Q SE FAZ PRA CONSEGUIR OS INQUILINOS DOS OUTROS NIVEIS??????

    ResponderExcluir
  14. mas eu queria saber o jogo que vc fornece é pra pc ou pra dos

    ResponderExcluir
  15. pra conseguir inquilinos de outros niveis basta construir uma escola ou dar um PC pra ele.

    =D

    ResponderExcluir
  16. Oi, gente.. eu adoro esse jogo, eu tinha o CD EXPERT mas eu perdi.. to me mudando de cidade :D
    eu tentei jogar por meio do DOSbox.. mas não consegui

    alguem pode me ensinar?? meu msn eh lorenzo_yan@hotmail.com

    to kuase sempre on.

    ResponderExcluir
  17. O jogo é mto bom!
    Existe também o constructor streer wars que é muito legal tb

    ResponderExcluir
  18. o jogo é legal mas fica sem objetivo dps de um certo tempo...n tem essa de fases, vc pode jogar qualquer uma...fica meio um sim city mas perde o sentido uma hora....mas isso é pra quem jogou muito hehehe...pq o jogo eh show!!!

    ResponderExcluir
  19. Esse jogo é muito bom, comprei ele na época do lançamento, senão me engano o valor era R$56,00...
    Demorei um tempinho também para pegar o esquema de jogo, mas depois que pega... é um dos melhores do genero, levando-se em conta a tecnologia disponivel naquela época.

    Dica para alguém que esteja jogando... faça o máximo de gangsters possivel e mande atacar o QG do oponente controlado pelo computador. Do contrário dificilmente vc vencerá ele..

    ResponderExcluir
  20. EU JA JOGUEI ESSE JOGO EM PORT. SERA Q VCS NAO TINHA COMO CONSEGUIR O MESMO EM PORTUGUES?? PQ ESSE Q VCS TEM EH INGLES :(

    ResponderExcluir
  21. Meus inquilinos não avançam de nível...como faço ?
    Preciso dos de nível 3 para continuar podendo usufruir da Máfia...me ajudem !
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Adoooooooooro esse jogo e estou jogando atualmente...
    Só pra variar um pouco estou empacada na missão d luxo... nível 5... a famosa q ninguem consegue passar... a tradução em português está errada... eh pra construir 3 casas de nível 5, usando 100% do espaço, com os melhores comodos... mas não estou conseguindo. Acho q eh pq soh consigo comprar até os comodos superiores, os ultimos nunca consegui deixar disponíveis... alguém sabe como faço?

    Tenho o Windows XP e estou rodando ele no DOSbox. Mas estou sem som... Até achei um pessoal ensinando como faz mas fikei com preguiça... rsrsrsrs

    Pra evoluir d nível eh preciso contruir uma escola ou dar PCs pra eles... ai aparece a opção d nível 2 e assim por diante...

    ResponderExcluir
  23. vou construir a escola, muuuuito obrigado por me dar essa dica ! ;DD
    agooooooora vai ! hauHAuhUAH

    ResponderExcluir
  24. O cara q comentou isso sobre esse classico dos computadores é no minimo um lixo... Se vc n teve capacidade de aprender a jogar n critique o jogo. Volta pra the sims e vai construir casinhas e levar seu cachorrinho pra passear.

    ResponderExcluir
  25. sou faaa do jogo a seculos
    gostaria de saber como passa de uma missao. em Que se tem que construir 4 casas todas com estufa e arvores eu faco direitinho mais no final a missao falha. Qual o meu erro se alguem poder ajuda ai flwwww

    ResponderExcluir
  26. Fiz o Download mas não consegui instalar. Tenho o vista na minha máquina, tentei a compatibilidade mas ele dá o seguinte erro.
    This system does not support fullscreen mode.Choose "close" to terminate the aplication
    Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  27. O jogo é em DOS, para rodar em vista deve ser o mesmo procedimento que para XP (suponho), tem que emular o DOS ou criar uma maquina virtual com DOS ou Win 95. No meu XP uso um emulador de DOS e funciona na boa.


    Quanto a missão das 4 casas com estufas, são quatro casas especificas. Eu ainda estou tentando conseguir liberar mais casas pq quando construa a primeira lv 5 não consigo construir mais de lv 4, 3, 2 e 1. Alguem conseguiu passar esta missão?

    ResponderExcluir
  28. A ultima missão para quem não sabe está traduzida errada, não me lembro direito mas se não me engano ao inves de 5 estufa e 5 casa das rosas acho que é esse nome, mas de qualquer forma passa para ingles que verá o correto.

    ResponderExcluir
  29. algue pode me dizer como faço pra jogar em multplayer pelo amor de deus!

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho esse jogo que veio na revista... ele diz que serve pra ms-dos e pra windows 95. Eu utilizo windows vista.
    Eu segui todas as dicas para rodar em modo de compatibilidade, eu consegui rodar o instalador com a resoluçao reduzida e no modo windows 95, mas nao consegui rodar o jogo.
    Como o jogo serve para dos, eu baixei o dosbox, copiei os arquivos do CD numa pasta (nao sei se isso ta certo) e rodei a partir dessa pasta o aplicativo do game. Contudo ele nao roda. Ele diz que há um erro, que o CD do constructor deveria estar no drive. Por outro lado o instalador roda direito, mas nao ha diretorio pra instalar.
    Alguem pode me ajudar?
    grato
    Mitsu

    ResponderExcluir
  31. Oloco, esse jogo não paravam de comentar dele
    a galera aqui era jogando o dia inteiro assim ke xegava da escolaa muito divertido mesmoooo...Além desse que me parece ser o primeiro,
    teve o segundo que era melhorr aindaaa
    voce tinha gangters para matar os outros
    etc.. vou até procurar o meu pra jogar jáá hehhe

    ResponderExcluir
  32. ola amigos é um jogo excelente podem ter certeza...

    só que eu queria jogar em rede... alguem sabe como ? possuem alguma dica de programa ou algo do genero ?

    ResponderExcluir
  33. é fácil perceber pelos comentários e pela própria análise que pra gostar precisa entender o jogo, aprender as ferramentas. Devido não ter manual ou algo parecido, demora a entender como o jogo funciona. Mas basta entender um pouco pra ficar fascinado pelo jogo, que é completamente vicioso. Um jogo de muita estratégia, é um jogo administrativo, pois te ensina a lidar com problemas adminsitrativo (cumprir prazos, estabelecer metas, manter o equilíbrio, agradar a todos, e manter a estabilidade financeira). As coisas no jogo acontecem muito rápido, várias reclamações além das construções que precisam ser feitas. Foi um dos melhores jogos que já joguei. Muito inteligente. Tá faltando uma versão atual do jogo. Alguém sabe o e-mail do fabricante do jogo. hehehehehe

    ResponderExcluir
  34. SEU BURRO NÃO SABE JOGAR
    CONSTRUCTOR É DU CARALHO

    FIKDIK

    ResponderExcluir
  35. não consigo passar da missão de luxo, construir 5 casas com arvores e moveis de jardim, fiz de tudu mas não consigo passar, alguem ai sabe como passar ? agradecido !

    ResponderExcluir
  36. tambem nao consigo passar essa missão das 5 casas de tres andares de luxo...que casa é essa? alguém sabe???

    ResponderExcluir
  37. Primeiro esse jogo e otimo melhor que muitos jogos que são lançados agora e jogo ate hj pelo dosbox, a jogabilidade deixa uma infinidade de jogos modernos no chinelo, mas deixando minha opinião de lado!!!!

    tem um erro de Tradução nessa missão, na verdade voce tem que construir 3 casas de nivel 5(que e nivel de luxo) o resto e como ta traduzido mesmo ocupar todo o terreno e tals, na duvida vc pode mudar ele pra ingles e interpretar a missão!!!

    ResponderExcluir
  38. Nossa, eu jogava muito em 2000(eu estava atrasado também), mas joguei muuuuito, passava dias e madrugadas jogando. Era vício, ainda mais curtindo o som nas rádios daquela época! Enfim, bons tempos com esse jogo eu passei. x)

    Eu recomendo.

    ResponderExcluir
  39. Ae galera algm sabe como eu faço pra liberar os "?" existentes em personagens como, louco da motoserra, palhaço, Sr. Fixit !?

    grato..

    ResponderExcluir
  40. AE galera.... no blog do link abaixo tem o jogo com um tuto muuuito bom, dá ate para jogar esse jogo em rede e mesmo usando o windows XP ou superior, o tuto é muito bom o cara fez perfeitinho, printou todas as telas e explicou timtim por timtim..rsrrsrsrs.... eu adorei....

    www.cjsv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Realmente um jogo mt bom, pena que não houve outros lançamentos.

    Quem joga ele hoje compara com os gráficos de hoje e é claro que constructor perde muito, mas ele esta entre aqueles jogos q não importa os gráficos, a diversão é garantida.


    Quem ainda procura como joga-lo:

    Baixe o jogo e descompacte ele na pasta c:\cn

    Não mexam na parte de COMPATIBILIDADE dos arquivos, pois o dosbox faz justamente isso!

    Rode o DOSbox, (se quiser tela cheia aperte ALT + Enter)

    No DOSbox digite (cada linha é um comando, vez por vez.)

    mount c c:\cn
    c:
    setsound (executa o programa para configuração de som. Por padrão, escolha Sound Blaster, ou detecte automaticamente.)

    Saia do programa.
    por fim digite "game" sem as aspas.
    (Fonte:internet ^^)

    ResponderExcluir
  42. O jogo era muitooo bom... lembre-se que era de 97!! Olha o gráfico dele pra 97... um luxo!
    Ademais, era em português... lembra quantos jogos existiam em português com este gráfico?
    Sobre a jogabilidade.... é chato recordar, mas na época, liamos o MANUAL antes de jogar o jogo.

    Perfeito, pena que os sucessores não tireram o mesmo êxito.

    ResponderExcluir
  43. Se vc tivesse jogado ele logo assim que lançou sua opinião sobre ele seria bem diferente

    ResponderExcluir
  44. Brotherque criou o blog... não há nada de errado com a jogabilidade... vc que deve ser um NOOB e gosto de jogos mastigados... o jogo é irado e vc um BOSTA!!!

    ResponderExcluir
  45. Esse criador do tema desse blog deve ser um NOOB merda mesmo, pq o jogo é show de bola... não tem questionamento negativo contra o jogo e o Constructor 2 (Street Wars) tbm é show de bola, sendo que é jogado através de quests (missões)...
    muito bom!!!
    Eu aprovo

    ResponderExcluir
  46. Gileno Oliveira RJ29 de julho de 2010 16:27

    Link pra baixar o constructor 2 (Street Wars) http://o-coronel.blogspot.com/2008/08/street-wars-constructor-underworld.html

    Obs: Depois que vc baixar TODOS os arquivos .rar do jogo extraia o primeira parte .rar que vc baixou... Ela vai virar um arquivo.ISO

    Pra rodar o jogo vc precisa baixar o Daemon tolls e criar uma unidade virtual e montar a imagem do arquivo .iso do jogo aí vc copia o crack SW.exe da sua imagem e COLA na pasta que foi instalado o jogo no pc , irá perguntar se vc quer substituir o arquivo pq já existirá esse arquivo dentro da pasta... diga SIM...
    Para jogar é só ir na pasta que foi instalado o jogo no pc e clicar que no SW.EXE que vc substituiu pelo da imagem... Ahhh pra rodar vc não pode fechar a imagem que vc criou com o Daemon Tools.
    Enfim explicar assim é estranho, lá no site é explicado melhor... roda fácil no XP!!!
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  47. Como faço pra acabar com a inundação no terreno? abs!

    ResponderExcluir
  48. Manda todos os reparados pra casa em inundada que eles param a enchente xD

    Mto bom esse jogo, deu ate nostalgia, pena que naum fizeram mais nenhuma continuaçao dps de Street Wars

    ResponderExcluir
  49. Esse é muito bom mesmo,Street Wars 2 melhor ainda,no entanto eu aposto que vão lançar o 3 porque um classico como esse não pode faltar!!!

    ResponderExcluir
  50. constructor é do caraio! clássico, tb comprei a revista e jogo até hj pelo DOSbox nas madrugas sem sono e sem mulher no msn

    ResponderExcluir
  51. participou de grande parte da minha infancia, quando comprei o dito cd expert não tinha muita expectativa quanto ao jogo, mas ele é muito complexo e viciante, recomendo!

    ResponderExcluir
  52. alguém sabe como passar a missão das casas de luxo? eu fiz 3 casas (iguais), coloquei o móvel de jardim, coloquei 4 árvores, melhorei todos os comodos....e nada
    tentei até colocando 2 móveis....e nada
    alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
  53. esse jogo e muito loco !

    ResponderExcluir
  54. no meu dosbox aparece a mensagem que precisa do cd no drive para rodar. tenho o constructor original no drive, mas mesmo assim o dosbox nao reconhece e continua pedindo o cd no drive. Como resolvo isso?

    Wagner Araújo
    wagneryoyo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  55. Putz constructor bom demais!

    ResponderExcluir
  56. Adoro este jogo, tenho des da epoca de lançamento, ao contrário de vc, achei super fácil a jogabilidade e entendimento, possui um menu com fácil acesso aos itens do jogo. Claro, como todo jogo, tem suas falhas, q ao meu ver, nao são tão expressivas assim. Recomendo, ótimo passa-tempo.

    ResponderExcluir
  57. Acho que esse cara foi muito infeliz com o seu comentário... já fazem 4 anos que ele é chingado HAHAHAHAH, para variar vou dizer.
    _ VC É UM OTARIO E MUITO BURRO...
    o jogo é do caralho...

    ResponderExcluir
  58. Novo link pra quem nao estiver conseguindo nesse do blog

    http://www.megaupload.com/?d=3IQUVZEK

    ResponderExcluir
  59. mount d (tuaunidade):\ -t cdrom

    tipo d g:\ -t cdrom

    na missao das quatro casas abrigo escosses + arvores + estufa
    Fiz tudo e nao passa

    alguem me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem segredo, tem que ser as 4 casas em um mesmo quarteirão, construa-as grande, para caber as arvores e a estufa, já coloque também um lago e as cadeiras. Aqui deu certo!

      Excluir
  60. putz esse jogo é pau!!! asdufhqwuifha eu tinha comprado ele numa revista tb e viciei nele! hehehe ótimo game!

    ResponderExcluir
  61. alguém sabe se existe uma versão de algum constructor q rode no vista?

    ResponderExcluir
  62. Po, viajou cara! Esse jogo foi uma lenda! Foi muito muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  63. Olá!! Como faço para as casas terem caixa de ferramentas? Eu fabrico as caixas mas não consigo mandar para as casas. Obrigada

    ResponderExcluir
  64. Pras casa terem as caixas, vc tem q mandar os inquilinos irem buscá-las.um negócio q eu num consegui passar é aqueles inquilinos do lvl 4, q ficam pedindo pra por coisas no jardim. o q eu tenho q por la? pq eu encho o jardim de tralha e eles continuam reclamando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. precisa por as cadeiras com o guarda sol e o laguinho. Dai eles paramd e reclamar!

      Excluir
  65. tente por a mesma coisa que vc pois no vizinho...

    ResponderExcluir
  66. Affe! Jogo esse Super-game desde quando laçou, mas só hoje apareceu uma reclamação que eu nunca tinha visto...Um morador disse que não quer que seu filho faça coisas erradas influenciado pelos gangsters da máfia. E exige que eu faça algo para garantir isso (?????) Será que vou ter que explodir o QG da máfia??? Socorro

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Quem mim ajuda a completar a missão de contruir 5 imóveis de tês andares? Como eu faço isso?
    responde ai pelo meu email: igophn@hotmail.com

    agradeço a galera ...

    ResponderExcluir
  69. Até hj sou viciado, mas tenho muitas duvidas!
    Nao sei como evoluir as armas da máfia, como evoluir os danos q o Mr. Fixit causa. E tb nao sei como conserta-Los tb Qd são causados nos meus imóveis.

    ResponderExcluir
  70. Esse jogo se tornou um classico.Eu passava horas jogando...Recomendo para quem gosta do estilo.

    ResponderExcluir
  71. Esse jogo se tornou um classico.Eu passava horas jogando...Recomendo para quem gosta do estilo.

    ResponderExcluir
  72. Aee gente,
    Desde muleque jogo constructor,e sempre tive uma dúvida cruel... o constructor normal q todo mundo joga tem 7 comissões especiais desde o chalé de gales até a pirâmede,...mas,...em screenshots em revistas,sites,sempre tem um painel diferente no jogo,uma casa branca quadrada,junto com os imóveis de praia e junto com a igreja gótica,e o palácio russo,tem uma casa beje escura??,na versão q tenho não tem essas 2 casas,alguem poderia me ajudar a achar essa versão? vlw.

    ResponderExcluir
  73. kkkk...o cara fez post criticando o jogo e se deu mal.

    ResponderExcluir
  74. Ferrado ainda na missao das 5 ou 3 casas de 3 andares nao sei o que...tentando de tudo que é jeito e nao tem como...vou por em ingles pra ver qq rola.

    ResponderExcluir
  75. three level 5 houses = três casas de nível 5...mas nao da!! hahaha

    ResponderExcluir
  76. CONSEGUI!!! COLOQUE UMA ARVORE ROSE JUNTO EM CADA TERRENO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como?
      Não consigo!!
      são 3 casas? com inquilinos?

      Excluir
    2. Três casas nível 5 (daqueles que os inquilinos nível 5 projetam) com todos os cômodos no nível máximo (deluxe) com mesa e cadeiras de jardim, com árvores e roseira)!!!

      Excluir
  77. Consegui Tb! G2 pericias é mito!

    ResponderExcluir
  78. Mandou muito mal criticar o jogo jovem.. esse jogo é cult demais. O povo está criticando você com toda razão..
    Faltou inteligência da sua parte, se você constrói casas melhores tá na cara que seria preciso também mudar os inquilinos.. a primeira vez que joguei percebi isso. Burrinho! :)

    ResponderExcluir
  79. Cara ...tu q é burro e não conseguiu joga... me lembro mto bem q no estilo de estratégia esse jogo foi um marco na mudança dos jogos, tendo boa animação e ao mesmo tempo com mta emoção ... orelhas de burro p vc...kkkk

    ResponderExcluir
  80. ESSE JOGO EH MUITO LOKO, TO COM 27 ANOS NA ÉPOCA EU JOGAVA PRA CARALHO E AINDA JOGO, NUNCA DEIXEI DE JOGAR AS VEZES DA A LOKA EU BAIXO EMULADOR E JOGO... MAS NUNCA CONSEGUI ZERAR POIS TRAVAVA NA MISSAO AI DAS MANSÕES DO LVL5 MAS VOU SEGUIR A DICA DA GALERA... VALEU

    ResponderExcluir
  81. OUTRO JOGO TRETA FOI AKELE THE PANDORA DIRECTIVE, DA SERIE DO TEX MURPHY DE INVESTIGAÇÃO.. FORAM OS DOIS MELHORES JOGOS QUE JA JOGUEI NA VIDA.. ABX

    ResponderExcluir
  82. The initial step is to visit the sufferers web page as well as copy the internet address from the bar on top.
    hack facebook account

    ResponderExcluir
  83. to com 30 anos e ainda jogo quase todo dia no trabalho kkkkkkkkkk muito bom...vou testar a dica da colega pra tentar passar da fase do lv 5

    ResponderExcluir