segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Análise: Ultimate Soccer Manager (USM)

Ultimate Soccer Manager (USM) foi uma das franquias no estilo manager de futebol mais promissoras da década de 90. Entretanto, o primogênito USM e suas seqüências não tiveram aceitação tão grande quanto a esperada, desde o seu lançamento em 1995.

A tela inicial mostra o estádio do time, cercado dos escritórios nos arredores onde você deverá clicar para tomar as decisões. Além de ser o técnico do time, você divide a função de manager que incorpora, entre outras, administração das finanças, contratação de jogadores, obras no estádio, campanhas promocionais de marketing, entrevistas aos jornais, contração do staff, etc.


A jogabilidade é um dos fatores positivos. Treinar, assistir os jogos e lidar com as rotinas do dia a dia é muito simples e torna o jogo agradável.

Um dos pontos negativos, corrigidos nas versões posteriores, é o fato de poder escolher apenas times da liga inglesa. Além disso, tendo em vista o ano de produção do jogos, obviamente, a base de dados e nome dos jogares estão desatualizadas. Entretanto, você poderá usar o editor que acompanha o USM para criar os seus próprios jogadores.

USM foi concebido por David Lester com o selo da Impressions Games e na minha modesta opinião é, até hoje, o jogo de futebol manager mais divertido já produzido.

Infos/Imagens: MobyGames, HOTU e Wikipedia.


Nome: Ultimate Soccer Manager
Tipo: Jogos /Manager
Ano: 1995
Autor: Impressions Games
Tamanho: 2,3 Mb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

3 comentários:

  1. Opa, vou tentar baixar esses joguinhos são legais. Jogava o Elifoot 98 era simples mas show de bola. Ultimamente joguei o Brasfoot , atualizado, 2007, bem legal tbm. Mas esse parece ter mais opções como vc falou né.. deve ser maneiro.

    Abraço,
    www.kibandoeandando.blogspot.com

    quanto aquela montagem do The Police, eu fiz e o Raphael do Bobagnto gostou e colocou no blog dele lá... vlw

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha a versão de 1997 eu acho, que era mais bonitinha que essa. Para mim até hoje no quesito visualização/construção da praça esportiva (estadio em si) não apareceu nenhum melhor ainda!

    ResponderExcluir
  3. A versão de 1997 foi melhorada em muitos aspectos, inclusive gráfico. Entretanto, para mim, a primeira versão ainda é a melhor, talvez por ter sido o fruto original, não sei. Puro saudosismo.

    Abraços.

    ResponderExcluir