quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Análise: Scorched Earth

Scorched Earth, ou somente Scorch, é um jogo de artilharia em que dois ou mais tanques disputam uma batalha em turnos distribuído no formato shareware. O joguinho foi criado por Wendell Hicken entre os anos de 1991 e 1995 e até hoje os fãs aguardam o lançamento de uma prometida nova versão.

Apesar de existir diversos jogos do mesmo gênero, Scorch se destaca dos demais por trazer uma série de inovações que refletiram em jogos futuros do mesmo estilo como Gunbound e Worms.

A idéia do jogo é velha: dois (ou mais) tanques devem atirar um no outro, em turnos, ou seja, primeiro um depois o outro, influenciados pela velocidade do vento e pelo terreno montanhoso, até que um destrua o outro. Aquele que conseguir o feito primeiro é o vencedor.

Entretanto, o que o diferencia dos demais é a possibilidade de customização do tanque e do terreno. Assim, você poderá comprar diversos tipos de armas e equipamentos conforme acumular pontos, bem como montar os cenários com o intuito de criar novos desafios. Outro ponto positivo é poder jogar até 9 jogadores de forma simultânea (humanos ou não).



A última versão (1.5) foi lançada em 1995, mas, recentemente, alguns admiradores do jogo lançaram uma versão similar em 3D que pode ser verificada clicando [aqui].

Scorched Earth é um grande joguinho e que trouxe inovações que tiraram da mesmice um estilo de jogo já consolidado. O download é recomendadíssimo e aqueles que gostarem, sugiro comprar um kit com todas as versões do jogo no site oficial por apenas US$ 20,00. O jogo roda perfeitamente no DOSBox!

Infos: Site Oficial, MobyGames, DOS Games Archive e Wikipedia.


Nome: Scorched Earth
Tipo: Jogos / Estratégia
Ano: 1991/1995
Autor: Wendell Hicken
Tamanho: +- 700 Kb (depende da versão)
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

4 comentários:

  1. noooooooooooh! desenterrou!!! eu perdi madrugadas quando era mais novo jogando isso no meu 486!!! =D divertidaço! recomendo! =D

    -Johnny C

    ResponderExcluir
  2. Esse você cavou longe ein man? Putz, velhos tempos, aliás, velhíssimos!

    ResponderExcluir
  3. nossa veioo sera q vc podeia me deizer onde eu baxo esse jogo sem pagar, se souber me mande no e-mail dpalloni@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Danillo, acho difícil encontrar pois o jogo ainda é vendido no site oficial. Tenta a versão 3d que é free.

    ResponderExcluir