terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Análise: Super Mario Kart

Super Mario KartSuper Mario Kart foi o primeiro jogo de corrida criado pela Nintendo a partir da franquia Mario.

A descrição do jogo é simples: oito personagens (Mario, Luigi, Bowser, Donkey Kong Jr, Koopa Troopa, Peach [Princesinha], Toad e Yoshi) disputam um campeonato de kart.

Na verdade, há a opção de 4 diferentes campeonatos com 5 pistas cada um: Mushroom Cup, Flower Cup, Star Cup e Special Cup (desbloqueado após obter sucesso nos demais campeonatos). O grau de dificuldade dos campeonatos aumenta progressivamente e de acordo com o número de cilindradas escolhidas pelo jogador. As pistas fazem referência aos personagens e cenários da franquia.


Um diferencial do jogo é a possibilidade de usar armas ou poderes para auxiliar o jogador durante a corrida. As armas e poderes remetem a símbolos já conhecidos pelos jogadores da franquia (estrela, cogumelo, cascos verdes e vermelhos, etc).

Além dos campeonatos, há a opção de time trials (melhores tempos de cada pista) e modo multiplayer em que cada jogador deve estourar os balões dos demais para sagrar-se vencedor.

Um dos grandes desafios entre os jogadores era obter o melhor tempo no Mario Circuit 1 (primeira pista). As revistas especializadas da época, inclusive, faziam campeonatos entre os leitores.


A jogabilidade simples e divertida fez de Mario Kart um grande sucesso no início da década de 90. Aliás, o sucesso foi tão grande que o jogo foi o terceiro mais vendido do SNES com 8 milhões de cópias.

O jogo original de 1992 para SNES teve 5 continuações:

Mario Kart 64 (1997 - Nintendo 64)
Mario Kart Super Circuit (2001 - Game Boy Advance)
Mario Kart: Double Dash(2003 – GameCube)
Mario Kart DS (2005 - Nintendo DS)
Mario Kart Wii (2008 – Wii)

Super Mario Kart certamente jamais sairá da memória daqueles que tiveram a oportunidade de disputar dezenas de partidas com os amigos durante as férias escolares. O Blog dos Joguinhos, definitivamente, recomenda!

Infos/imagens: MobyGames e Wikipedia.

Nome: Super Mario Kart
Tipo: Jogos /Corrida
Ano: 1992
Autor: Nintendo
Tamanho: ???
OS: SNES
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Um comentário:

  1. Eu tinha esse jogo originalzinho!!!
    O maior divertimento era reuniar a galera e fazer um campeonatinho de tempo.

    Muito bom esse jogo! Recomendo de olho fechado!

    Aproveito o comentário pra pedir um review. Mortal Kombat 1.

    Abraços, Eduardo
    Fuga da Lula - Cinema e Entretenimento
    http://www.fugadalula.com

    ResponderExcluir