quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Análise: Ghostbusters (1988)

Antes de falar sobre o jogo vou comentar como o conheci com o "clone" do Nintendo 8 bits, o Phantom System. Para quem não sabia ou não vivenciou sua época, era um console nacional da Gradiente que foi lançado já no final dos anos 80. Era compatível com os cartuchos do Nitendinho (NES 8 bits). Teve seu breve sucesso por ter sido lançado numa época em que a Nintendo não demonstrava o mínimo interesse em lançar o seu console por aqui.

Como o Atari já estava mais do que saturado no mercado e todos queriam novidades, o Phantom System foi quem proporcionou para muita gente, o primeiro e talvez o maior salto de qualidade nos games. Eu particulamente fiquei mais espantado e entusiasmado quando saí do Atari para os jogos 8 bits, do que nos tempos atuais.

Ghostbusters foi um dos primeiros games que joguei no Phantom. Naquela época o filme já era um sucesso, jogá-lo então era uma ótima experiência. De início você ficava rodando um mapa, que mais parecia um tabuleiro até conseguir encontrar uma ocorrência para ir solucionar. Você tinha um medidor de "PK Energy", que quando chegava em um determinado nível você podia mandar bala. A melhor hora era quando entrava em ação. Primeiro você corria com o carro dos Caça-Fantasmas pelas ruas, enfrentando diversos obstáculos até chegar ao prédio ou construção que estava sendo assombrada. Chegando no recinto era só utilizar seus equipamentos para capturar os fantasmas, igualzinho aos do filme e desenho.

No mapa inicial você podia também comprar equipamentos para facilitar a vida de seus caça-fantasmas, além de ter a opção de pegar um carro melhor. Para quem não tem um emulador de Nintendo no PC, uma ótima dica já foi dada aqui no Blog dos Joguinhos, O Emulador de NES online (vNes), dentre os vários games deste console temos é claro este que foi um verdadeiro clássico.

Infos/imagens: Wikipedia.

Nome: Ghostbusters
Tipo: Jogos / Ação
Ano: 1988
Autor: Activision
OS: NES 8 bits
Link para o game no emulador online (vNes): [aqui]

Por Márcio Melo - Porra, man!, gentilmente convidado para escrever periodicamente aqui no Blog dos Joguinhos.

24 comentários:

  1. Puts,
    BAteu a maior saudade agora, jogava muito esse jogo... Muito bom mesmo, sempre lembro dele quando relembro os velhos tempos...

    Valeu pelo link, o joguinhos antingos também já está linkado lá!

    Vlw!

    ResponderExcluir
  2. Eu posso dizer que sim EU TIVE UM PHANTOM SYSTEM, que saudades dele até hoje, me fez lembrar desse jogo eu pensava que ele pegava de outros ou era próprio, vou procurar outro jogo que eu jogava nele que o o personagem era tipo um ninja que se transformava em animais. mas o GHOSTBUSTERS era muito bom pena que eu era muito guri pra jogar e tinha uma fase que eu nunca passava. O blog tá muito bom há tempos já esta adicionado o RSS no meu netvibes

    ResponderExcluir
  3. Esse deve ter sido um dos primeiros jogos do nintendo que eu joguei. Meus primos que tinham, eu tinha um dynavision.
    eheheheheheh

    ResponderExcluir
  4. caraca q saudade desse video game...nem acredito q to vendo isso..ainda mais com caça-fantasmas, eu tinha esse jogo e era impossivel zerar!
    foda d+..nota d+ pro post..

    obs: eu so queria saber o nome de um jogo q eu jogava direto, era tipo briga de rua, tinha ate uma mule q tacava planta na sua cabeça, caço esse jogo mais nao acho..

    valew!

    ResponderExcluir
  5. alguem ai sabe onde posso baxar roms e emulador pra phatom system ?!?! eu tinha 1 jogo de ''rpg'' chamado 8gems, era mto doido, vc era 1 carinha q batia e tinha uma curuja q te ajudava a bater!!!! tmbm tem o ghostbusters e tem 1 do simpsons q vc era o bart e tinha q pichar as coisas !!!
    meu msn eh serginho_mendes@hotmail.com por favor alguem me ajuda !!

    ResponderExcluir
  6. Sergio, como o phantom system apenas reproduzia jogos de outros consoles, vc pode trabalhar com emuladores de NES ou Master System. Uma ótima dica é: http://www.joguinhosantigos.com/2008/01/emulador-online-de-jogos-do-nes.html .

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Tava jogando agora esse troço... 20 anos se passaram e eu ainda não tinha entendido como funcionava.

    ResponderExcluir
  8. Galera, eu to desesperado atrás de um jogo da minha infância do Phantom System...

    é de um Gipe verde que vai derrotando os inimigos,como tanques, dando tiros, resgatando prisioneiros verdes, daí tem o helicóptero verde que busca e leva ele, tem chefões e cada fase tem um cenário muito louco...alguém lembra esse jogo..lembro ser "alguma coisa" Action..

    Na segunda fase o chefão são cabeças de medusa que soltam mísseis, na terceira um barco com vários "olhos"...



    o jogo era muuuuuuito foda!!!

    ResponderExcluir
  9. Cara, sei nao que jogo era esse.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. GALERA..., UHAUHAHUAUHA, muito dez relembrar esse jogos, faz uns 20 anos que joguei isso tudo, então bateu saudade e por incrível que pareça, eu guardei todas as fitas, só vendi o phanton, a 50000 anos atrás, só sei que bateu a saudade e a vontade E FUI COMPRAR UM NINTENDINHO HJ, ele veio destravado e tah rodando todas as fita..., muito da ora..., mas será que alguém pode me ajudar..., é o seguinte, alguém sabe como subir a porra da escada do GHOSTBUSTERS..., morro toda vez nos fantasmas da escada, ja coloquei comida e tudo mais..., mas nada feito, e quais os itens que devo comprar pra subir? É foda o jogo heim! rs..., outra coisa..., tenho um outro jogo chamado GAUNTLET..., muito dez, se alguém souber algum site de password..., tenho também a fita do simpson..., muito da hora pixar tudo de roxo, é cheio de vidas escondidas né!..., rs..., e pra terminar alguém tem password da fita tartarugas ninjas, só que é a "teenage mutant ninja", uma que eram elas, só que pequenininhas, e joga de 1 player só, pra começa vc entra tipo num bueiro, estão lembrados?! Se alguém lembrar de alguma dica desses jogos, ou souber algum site que posso achar dicas passwords desses jogos, por favor, comenta aí! Valew! Abrasss!

    ResponderExcluir
  11. Ó esse anonimo aí de cima, sou eu ..., meu nome é Renato, mas não tava afim de criar conta..., mas fui eu que falei dos jogos gauntlet, simpsons, GHOSTBUSTERS..., Valew!

    ResponderExcluir
  12. Nunca consegui finalizar esse jogo.

    ResponderExcluir
  13. SEM COMENTÁRIOS..., ESSE JOGO É IMPOSSÍVEL! SUBIR AQUELAS ESCADAS NÃO DÁ...! EU LI SOBRE UM TRUQUE PARA GANHAR 2 MILHÕES, PARECE QUE FALAVA PRA ENTRAR NO PRIMEIRO ESTÁGIO COM AA E DEPOIS UM CÓDIGO NUMÉRICO, ALGUÉM SABE SOBRE ISSO? ACHO QUE VOU JOGAR SIMPSONS VS MUTANT..., É DA HORA, DIFICILZINHO, MAS PELO MENOS DÁ PRA JOGAR! RS ABRAS...

    ResponderExcluir
  14. Renato, tente utilizar esse guia passo a passo (inglês) para Ghostbusters: http://www.gamefaqs.com/console/nes/file/587301/11685?rec=3579612844 .

    Abraços e valeu pelos constantes comentários.

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Valew Tiagão..., vou tentar jogar agora! Rsrsrs..., mas mesmo assim é complicado heim! rs..., Viu, se vc tiver algumas dicas ou faqs iguais a este para simpsons: bart x mutants, tartaruga ninja..., aquela que elas andavam no esgoto e zelda..., por favor passe aí! Valew Abrasss!

    ResponderExcluir
  16. Renato, tente esse faq: http://faqs.ign.com/articles/814/814651p1.html .

    Abracos.

    ResponderExcluir
  17. opa eu tbm queria saber qual eh o nome do joguinho de briga de rua que a mulher jogava planta na nossa cabeça,tinha que derrubar o otro no buraco..e de vez em qndo passava o carro da policia.. alguem lembra o nome? eu jogava mto no dynavision

    ResponderExcluir
  18. felipe

    7 de Junho de 2008 03:14

    Galera, eu to desesperado atrás de um jogo da minha infância do Phantom System...

    é de um Gipe verde que vai derrotando os inimigos,como tanques, dando tiros, resgatando prisioneiros verdes, daí tem o helicóptero verde que busca e leva ele, tem chefões e cada fase tem um cenário muito louco...alguém lembra esse jogo..lembro ser "alguma coisa" Action..

    Na segunda fase o chefão são cabeças de medusa que soltam mísseis, na terceira um barco com vários "olhos"...



    o jogo era muuuuuuito foda!!!


    axo q era Jackal o nome

    ResponderExcluir
  19. Alguem pode me ajudar com o jogo do Bart Simpinson
    não consigo sair da primeira fase

    ResponderExcluir
  20. Vocês estão louco para achar esse jogo bom. É um lixo sem tamanho. Eu sei porque quando era criança tinha esse jogo, uma porcaria mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Leonardo, é CHOPLIFTER!

    ResponderExcluir
  22. O pessoal aqui não sabe ghostbusters, tbm fui da época do phantom, é subir as escadas no zuul building e abrir as portas com o botão B, algumas te dão energia pra continuar subindo, vc vai ouvir o som, uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, show

    ResponderExcluir
  23. Galera, como eu posso jogar o gauntlet no pc??

    ResponderExcluir
  24. Eu amo o filme "os caça fantasmas", mas esse jogo é muito ruim. Vcs vão ter q me desculpar. E NENHUM jogo baseado em um filme deu certo tanto para atari quanto para nes

    ResponderExcluir