Rock N' Roll Racing foi lançado em 1993 para SNES e Mega Drive, pela Silicon & Synapse (atual Blizzard), e criou uma legião de fiéis seguidores tão grande que até hojem vivem e respiram o jogo.Não lembra desse game? Bem, farei uma rápida recaptulação para refrescar a memória: corrida de carros, muitas armas e jogo sujo, campeonato interplanetário, um narrador doidão, tudo isso ao som de Rock n' Roll! Lembrou? Não é possível! Se nunca jogou este clássico, pode ter a certeza de que perdeu um dos jogos mais divertidos da era 16 bits!
Como pode ser extraído acima, trata-se de um jogo de corrida em que 4 competidores disputam simultaneamente um campeonato envolvendo 5 planetas (Chen VI, Drakonis, Bogmire, New Mojave, Nho e Inferno).

O jogador pode escolher entre 5 pilotos, cada um de um planeta e com as suas características próprias. São eles: Snake Sanders (Terra), Tarquinn (Aurora), Jake Badlands (Xeno Prime), Katarina Lyons (Panteros V) e Cyberhawk (Serpentis). Além disso há um personagem secreto chamado Olaf (o mesmo do jogo The Lost Vikings).
Um dos grandes diferenciais é que os carros podem ser equipados com armas que auxiliam o jogador durante a corrida. Em Rock N' Roll Racing, vale tudo! Com o dinheiro ganho nas corridas é possível equipar o carro com novas peças e armas, o que o torna muito divertido.

Talvez o ponto alto do jogo seja a trilha sonora e efeitos sonoros. Os efeitos sonoros contam com a narração de "Loudmouth Larry" com seus comentários que se eternizaram no boca a boca dos jogadores. Frases como "Let the carnage begin!" e "The stage is set, the green flag drops!" são as marcas registradas.
A trilha sonora fica por conta do bom e puro Rock N' Roll, afinal trata-se de Rock N' Roll Racing!!! A versão para SNES conta com os seguintes clássicos (instrumental):
George Thorogood - Bad To The Bone
Black Sabbath - Paranoid
Henry Mancini - Peter Gun
Deep Purples - Highway Star
SteppenWolf - Born To Be Wild
O jogo tem um esquema de password revolucionário para a época. Com uma série de dígitos o jogador restaura todas as características do jogo interrompida (carros, armas, dinheiros, status no campeonato, etc). Há inclusive um gerador de passwords que pode ser verificado clicando [aqui].
Como mencionado acima, a legião de fãs do jogo é tão grande que há no Brasil uma site e um fórum de discussão dedicado inteiramente a ele: Rock N' Roll Racing - Brazilian Fans. O pessoal é tão aficcionado pelo jogo que até conseguiram uma narração personalizada feito pelo grande Loudmouth Larry. Há campeonatos online, tutoriais, dicas, papéis de parede para enfeitar o computador... O vídeo abaixo é um exemplo de um jogo online entre dois brasileiros:
Infelizmente, o jogo nunca teve uma continuação. Houve a tentativa comercial de fazer do jogo Red Asphalt (para PS1) sua continuação, entretanto, não colou.
Rock N' Roll Racing é um fenômeno da cultura pop nerd dos anos 90. De acordo com o Rock N' Roll Racing - Brazilian Fans há pelo menos duas músicas inspiradas no jogo (Rose Tatoo - Butcher And Fast Eddy e Los Nikis - Olaf El Vikingo). Tendo em vista as razões acima (e muitas outras) é um jogo a ser eternizado.
Infos/imagens: Roll Racing - Brazilian Fans, Wikipedia e MobyGames.
Nome: Rock N' Roll Racing
Tipo: Jogos / Corrida
Ano: 1993
Autor: Silicon & Synapse
Tamanho: ???
OS: SNES
Info sobre como obter: [aqui]*
*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).
13 comentários: