quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Análise: Rock N' Roll Racing

Rock N' Roll Racing foi lançado em 1993 para SNES e Mega Drive, pela Silicon & Synapse (atual Blizzard), e criou uma legião de fiéis seguidores tão grande que até hojem vivem e respiram o jogo.

Não lembra desse game? Bem, farei uma rápida recaptulação para refrescar a memória: corrida de carros, muitas armas e jogo sujo, campeonato interplanetário, um narrador doidão, tudo isso ao som de Rock n' Roll! Lembrou? Não é possível! Se nunca jogou este clássico, pode ter a certeza de que perdeu um dos jogos mais divertidos da era 16 bits!

Como pode ser extraído acima, trata-se de um jogo de corrida em que 4 competidores disputam simultaneamente um campeonato envolvendo 5 planetas (Chen VI, Drakonis, Bogmire, New Mojave, Nho e Inferno).

Rock 'n Roll Racing

O jogador pode escolher entre 5 pilotos, cada um de um planeta e com as suas características próprias. São eles: Snake Sanders (Terra), Tarquinn (Aurora), Jake Badlands (Xeno Prime), Katarina Lyons (Panteros V) e Cyberhawk (Serpentis). Além disso há um personagem secreto chamado Olaf (o mesmo do jogo The Lost Vikings).

Um dos grandes diferenciais é que os carros podem ser equipados com armas que auxiliam o jogador durante a corrida. Em Rock N' Roll Racing, vale tudo! Com o dinheiro ganho nas corridas é possível equipar o carro com novas peças e armas, o que o torna muito divertido.

Rock N' Roll Racing

Talvez o ponto alto do jogo seja a trilha sonora e efeitos sonoros. Os efeitos sonoros contam com a narração de "Loudmouth Larry" com seus comentários que se eternizaram no boca a boca dos jogadores. Frases como "Let the carnage begin!" e "The stage is set, the green flag drops!" são as marcas registradas.

A trilha sonora fica por conta do bom e puro Rock N' Roll, afinal trata-se de Rock N' Roll Racing!!! A versão para SNES conta com os seguintes clássicos (instrumental):

George Thorogood - Bad To The Bone
Black Sabbath - Paranoid
Henry Mancini - Peter Gun
Deep Purples - Highway Star
SteppenWolf - Born To Be Wild

O jogo tem um esquema de password revolucionário para a época. Com uma série de dígitos o jogador restaura todas as características do jogo interrompida (carros, armas, dinheiros, status no campeonato, etc). Há inclusive um gerador de passwords que pode ser verificado clicando [aqui].

Como mencionado acima, a legião de fãs do jogo é tão grande que há no Brasil uma site e um fórum de discussão dedicado inteiramente a ele: Rock N' Roll Racing - Brazilian Fans. O pessoal é tão aficcionado pelo jogo que até conseguiram uma narração personalizada feito pelo grande Loudmouth Larry. Há campeonatos online, tutoriais, dicas, papéis de parede para enfeitar o computador... O vídeo abaixo é um exemplo de um jogo online entre dois brasileiros:


Infelizmente, o jogo nunca teve uma continuação. Houve a tentativa comercial de fazer do jogo Red Asphalt (para PS1) sua continuação, entretanto, não colou.

Rock N' Roll Racing é um fenômeno da cultura pop nerd dos anos 90. De acordo com o Rock N' Roll Racing - Brazilian Fans há pelo menos duas músicas inspiradas no jogo (Rose Tatoo - Butcher And Fast Eddy e Los Nikis - Olaf El Vikingo). Tendo em vista as razões acima (e muitas outras) é um jogo a ser eternizado.

Infos/imagens: Roll Racing - Brazilian Fans, Wikipedia e MobyGames.

Nome: Rock N' Roll Racing
Tipo: Jogos / Corrida
Ano: 1993
Autor: Silicon & Synapse
Tamanho: ???
OS: SNES
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

13 comentários:

  1. Lembra um pouco o Death Rally, só que a trilha sonora é bem melhor hehehe

    ResponderExcluir
  2. caracas eu adorava esse jogo!!! muito bom nostalgia pura

    ResponderExcluir
  3. CARALHO, esse jogo é muito bom. Com certeza foi um marco na minha vida como jogador de games. Uma pena mesmo o jogo não ter ganho novas versões nos videogames mais novos.

    A trilha sonora é foda! Na época ainda não conhecia as bandas, mas depois de ouvir a versão "cantada" das músicas foi uma verdadeira emoção.

    Lembro de comentários tipo
    - "Massa, aquela música do Rock´n Roll Racing".
    ehehhehehe

    ResponderExcluir
  4. Carai Banowçs Esse foi 1 dos melhores jogos que eu joguei na minha vida...

    Snes FOREVERMENTE PARA SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  5. Maluco esse é melhor jogo de carro de minha vida!tenho a rom dele e jogo todo santo dia, esse game marcou minha época, e são 7 planetas, faltou ai o praneta Money Power Up (vá no modo vs e quando escolher o planta, segure L+R e va passando pro lado que ele aparece) e faltou também um personagem ai viu, o Ivanypher, do planeta Fleagull, mas o jogo é muito pocante brother

    ResponderExcluir
  6. jogoo o game Des daaaa infanciaaaa ; nele as musik´s ferAH!!!

    paranoid ! a melhor !


    C toodos tivecem a ment D antigament og nao haveria sensura !


    igor henrique ;
    igor.trance@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. - esqueci dica de game SNES PARA FANATICOS !


    killer instinct ; outro q moveoo montanhas de fãns ; q seja renovado !!!

    ResponderExcluir
  8. ahahahahahah eu sou melhor em são luis-ma ninguem mi ganha esse jogo quero aposta quem mi ganhar esse jogo mi add no msn andy_soeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Anonimo, para ver se vc é bom mesmo, sugiro desafiar o pessoal do site http://www.rocknrollracing.org/ . Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu post sobra Rock n Roll Racing.
    Aki em casa organizavamos ate torneio! Eu jogo ate hj, e ja estou com 30 heheheh!!! Com certeza um dos melhores jogos da epoca,. ainda tenho meu super nintendo e o unico cartucho que sobrou foi Rock and roll racing, infelismente pirata pois me lembro como era raro achar original! Hoje em dia jogo todos os games do snes no micro mesmo atravez de emuladores, jamais esquecerei os muitos e bons momentos que passei jogando meu super nes!!
    um abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom,perdi meu controle de mega drive, dai nao posso mais joga

    ResponderExcluir
  12. eu eo meu pai sempre jogavamos junto só que le nunca aguentava pq quando eu tinha 7 anos eu so pensava em compra misseis e eu atirava em todo mundo e eu acertavaele toda hora da i ele falava se eu destruize o carro dele de novo eu ia a panha mais eu nun capanhava

    ResponderExcluir