sexta-feira, 7 de março de 2008

Análise: Double Dragon

Double Dragon é um dos expoentes da era de ouro dos jogos conhecidos como beat-em-up (vulgo andar e dar porrada). O jogo foi produzido em 1987 pela Technos Japan Corporation, como uma continuação extra-oficial de Renegade e lançado para Arcade. Nos Estados Unidos foi distribuído pela Taito.

Antes de entender o objetivo do jogo, é necessário saber a sua história. Double Dragon se passa em uma Nova Iorque destruída por uma guerra nuclear e tomada por grupos criminosos. Neste cenário de pura felicidade, Marian, namorada de Billy Lee é sequestrada pelo maior e mais poderoso desses grupos: The Black Warriors, liderados pelo temido Willy Mackey. O preço do resgate é fornecer o segredo do Sōsetsuken, estilo de arte marcial dominado por Billy e seu irmão Jimmy. Obviamente, o objetivo é guiar os irmãos Lee, dar muita porrada, e resgatar Marian.

Versão para Arcade

O jogador pode escolher qualquer um dos irmãos Lee. A jogabilidade é simples: direcional, pular, dar soco e chutar. Algumas combinações de golpes são possíveis, entretanto, não se compara aos combos atuais. Entre os golpes, é possível dar o clássico roundhouse kick.

Em minha opinião, um dos diferenciais do jogo é que é possível utilizar as armas derrubadas pelos inimigos (tacos de baseball, facas, etc) ou utilizar elementos do cenário como armas (pedras, barris de óleo, etc)

Um aspecto curioso é que além dos 3 chefões, existem apenas 4 tipos de personagens que os dois irmãos cruzam durante o caminho. Em resumo, a sensação é que existem centenas de clones. O chefão Willy é talvez um dos personagens mais chatos de se derrotar dos video games. Ele carrega uma metralhadora e um único tiro mata o jogador!

Double Dragon Arcade

O final do jogo também é singular. É preciso lembrar que Marian é namorada de Billy. Entretanto, se o jogo é zerado com Jimmy, ele ganha um beijão de Marian! O mais bisonho é que se o jogo for zerado em dupla (por Billy e Jimmy), os dois lutarão e o vencedor ficará com Marin!!!(?)

Versão para NES

Double Dragon também foi lançado para diversos consoles, entre eles para o NES (eterno Nintendinho). O jogo sofreu diversas alterações, tanto na sua jogabilidade e gráficos quanto em seu enredo, que ganhou doses ainda maiores de dramalhão mexicano.

Primeiro, muita atenção para a mudanção do enredo: na versão do NES o verdadeiro chefão por trás dos The Black Warriors é Jimmy (que agora é loiro), o próprio irmão de Billy (que agora é moreno)! Sim, Double Dragon é um drama familiar e o irmão loiro é do mal!

Tendo em vista essa reviravolta no enredo (e algumas limitações do NES), agora só é possível jogar com Billy. Assim, foi eliminado o modo multiplayer simultâneo, ou seja, os dois jogadores sairem andando conjuntamente dando porrada. A opção multiplayer passou a ser por turnos: um jogo e quando morre o outro jogo e assim sucessivamente. Certamente, essa foi uma das maiores perdas da versão para o NES.

Outras perdas consideráveis da versão para NES foram que (i) o processador do console permitiam apenas dois inimigos (e ainda iguais) por vez na tela e (ii) só é possível utilizar as armas até o inimigo que você as pegou morre.

Double Dragon NES

Talvez o ponto positivo da versão para o console da Nintendo seja o sistema de aprendizado inserido. No início do jogo, Billy só é capaz de usar golpes básicos e ao longo das fases vai aprimorando os seus golpes e técnicas.

Cinema e TV

Double Dragon foi um jogo de grande sucesso, gerando várias continuações para diversos consoles. Além disso, o jogo inspirou um seriado animado para televisão e um filme (1994).

O filme, inclusive, contou com um elenco de artistas relativamente famosos: (i) Mark Dacascos, conhecido por filmes de artes marciais, interpretou Jimmy, (ii) Scott Wolf, de Everwood e O Quinteto, interpretou Billy, e (iii) Alyssa Milano, de Charmed, fez Marian. O resultado do filme é péssimo e quase entrou em minha lista das piores adaptações para o cinema...

Conclusão

Double Dragon é um jogo que marcou época e firmou um gênero. Isso é suficiente para fazer dele um jogo a ser jogado para sempre!

Infos/imagens: KLOV, MobyGames e Wikipedia.

Nome: Double Dragon
Tipo: Jogos / Ação
Ano: 1987
Autor: Technos Japan Corporation / Taito
OS: Arcade / NES e outros
Link para o game no emulador online (vNes): [aqui]

8 comentários:

  1. Eu adorava esse game, principalmente por poder jogar em dupla e sair detonando todo mundo.

    Agora eu achava que era da SEGA. Tinha uma versão para Master System não? Ou estou enganado?

    ResponderExcluir
  2. Fala Marcio, tinha sim uma versao para Master System.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo foi um verdadeiro clássico sem dúvidas. Agora não faço idéia de qual versão eu joguei primeiro.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Double Dragon foi ótimo!
    Esse era um dos jogos que eu mais me divertia...
    Até quando saiu aquele Double Dragon e BattleToads eu achei legalzinho... heheheh

    Parabéns pela matéria!
    Abraços, Eduardo

    ResponderExcluir
  5. Muito double dragon eu joguei na NES :)
    Naquela altura só se tinha 1 ou 2 jogos e era sempre a dar-lhe

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, meu primeiro jogo do Master System. Ele não tinha esse monte de cortes do Nes não, e era sim possível jogar em dupla... Hehehehehe, terrível esses cortes no Nes, mas deve continuar sendo jogão.

    Bons tempos dos Beat-em-up que não voltam mais. Streets Of Rage, Final Fight, Tartarugas Ninja, Os Simpsons... Saudades!

    ResponderExcluir
  7. ao anos que nao via isto :)

    bem "puxado"

    ResponderExcluir
  8. quando eu era pequeno jogava este jogo
    so que eu mi lembro que tinha tambem 3
    sapos um marron eo outro verde e tinha um outro que usava oculos escuro

    ResponderExcluir