domingo, 23 de março de 2008

Jogos: Italian Football Manager

Anteriormente, já mencionei que Ultimate Soccer Manager é/foi o meu jogo de futebol no estilo manager favorito. Entretanto, talvez o primeiro jogo do gênero que eu tenha jogado e que certamente despertou o meu interesse para o tema foi Italian Footbal Manager.

Italian Football Manager

O jogo é um manager de futebol, text-based, extremamente simples, mas muito viciante. Ele dispõe de funções básicas dos games managers como: comprar e vender jogadores, dispor de algumas funções administrativas relacionadas a infra-estrutura do time, escalar o elenco, etc.


Não é possível visualizar o jogo em andamento. Depois de confirmada a escalação, o jogador terá automaticamente o resultado do jogo. Apesar disso poder parecer um ponto fraco, não é. Essa simplicidade, em minha opinião é um dos pontos fortes do joguinho. O fato de não assistir os jogos dá um dinamismo muito bom. Enquanto em alguns jogos do gênero são gastas horas e horas em um mesmo campeonato, em Italian Footbal Manager em uma hora é possível jogar até dois campeonatos.

Apesar das funções administrativas também serem relativamente simples, há mais opções do que em jogos como Elifoot. É possível aumentar a capacidade do estádio, cuidar do gramado, construir sala de imprensa e estabelecimentos para o público como estacionamento e restaurantes.

Além de poder comprar jogadores, o time júnior sempre revela algumas promessas. Por isso, uma dica é investir nas categorias de bases.

Apesar de ser de 1991, a última base de dados disponível para os times é de 1997. Por isso não se surpreenda em encontrar alguns jogadores que hoje já são vovôs...

A jogabilidade é muito simples e intuitiva. Muito diferente dos atuais jogos manager em que é preciso fazer um PHD nos tutoriais antes de começar a jogar!

Foi lançada uma segunda versão do jogo, com relativo sucesso entre o público especializado, que pretendo comentar em breve. Entretanto, a versão original, para mim, é um marco nos jogos de futebol manager e, definitivamente, um jogo a ser jogado!

Infos: Site Oficial

Nome: Italian Football Manager
Tipo: Jogos / Futebol / Manager
Ano: 1991
Autor: Charl Gerber
Tamanho: 169 Kb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

8 comentários:

  1. Sensacional esse jogo, até tentei contato com o criador dele, mas não obtive resposta, queria o jogo inteiro, mas não encontrei ainda.

    ResponderExcluir
  2. Joguei muito quando criança e foi um dos meus preferidos...por favor, quem conseguir o jogo inteiro compartilhe. Também não consegui compra-lo.
    contao eebraico@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Joguei muuiiittoo esse jogo ... legal ler seu comentário !!! Foi como no seu caso, meu primeiro jogo de gerenciamento de futebol

    Peguei a versão 2 quando lançou, mas não era freeware e então deixei de lado .... depois lembrei e vi que a versão 2 é de graça ... www.ifm2.com.br

    Acho que a versão 2 perdeu um pouco do charme, pois não tem como investir em divisão de bases.

    Mas to viciado, como na época na versão 1 :)

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo é sensacional. Valeu pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Criei uma comunidade no orkut ... mas não consigo colocar o texto aqui, só consegui colar no meu nome ... procurem por Allenatore !!!!

    ResponderExcluir
  6. Alguem ainda joga esse jogo?
    Se alguem jogar, peço q me mande um email pra ucmarcos@gmail.com
    Gostaria de trocar informações

    ResponderExcluir