domingo, 23 de março de 2008

Jogos: Italian Football Manager

Anteriormente, já mencionei que Ultimate Soccer Manager é/foi o meu jogo de futebol no estilo manager favorito. Entretanto, talvez o primeiro jogo do gênero que eu tenha jogado e que certamente despertou o meu interesse para o tema foi Italian Footbal Manager.

Italian Football Manager

O jogo é um manager de futebol, text-based, extremamente simples, mas muito viciante. Ele dispõe de funções básicas dos games managers como: comprar e vender jogadores, dispor de algumas funções administrativas relacionadas a infra-estrutura do time, escalar o elenco, etc.


Não é possível visualizar o jogo em andamento. Depois de confirmada a escalação, o jogador terá automaticamente o resultado do jogo. Apesar disso poder parecer um ponto fraco, não é. Essa simplicidade, em minha opinião é um dos pontos fortes do joguinho. O fato de não assistir os jogos dá um dinamismo muito bom. Enquanto em alguns jogos do gênero são gastas horas e horas em um mesmo campeonato, em Italian Footbal Manager em uma hora é possível jogar até dois campeonatos.

Apesar das funções administrativas também serem relativamente simples, há mais opções do que em jogos como Elifoot. É possível aumentar a capacidade do estádio, cuidar do gramado, construir sala de imprensa e estabelecimentos para o público como estacionamento e restaurantes.

Além de poder comprar jogadores, o time júnior sempre revela algumas promessas. Por isso, uma dica é investir nas categorias de bases.

Apesar de ser de 1991, a última base de dados disponível para os times é de 1997. Por isso não se surpreenda em encontrar alguns jogadores que hoje já são vovôs...

A jogabilidade é muito simples e intuitiva. Muito diferente dos atuais jogos manager em que é preciso fazer um PHD nos tutoriais antes de começar a jogar!

Foi lançada uma segunda versão do jogo, com relativo sucesso entre o público especializado, que pretendo comentar em breve. Entretanto, a versão original, para mim, é um marco nos jogos de futebol manager e, definitivamente, um jogo a ser jogado!

Infos: Site Oficial

Nome: Italian Football Manager
Tipo: Jogos / Futebol / Manager
Ano: 1991
Autor: Charl Gerber
Tamanho: 169 Kb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

8 comentários:

  1. Sensacional esse jogo, até tentei contato com o criador dele, mas não obtive resposta, queria o jogo inteiro, mas não encontrei ainda.

    ResponderExcluir
  2. Joguei muito quando criança e foi um dos meus preferidos...por favor, quem conseguir o jogo inteiro compartilhe. Também não consegui compra-lo.
    contao eebraico@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. bosta que nao carrega

    ResponderExcluir
  4. Joguei muuiiittoo esse jogo ... legal ler seu comentário !!! Foi como no seu caso, meu primeiro jogo de gerenciamento de futebol

    Peguei a versão 2 quando lançou, mas não era freeware e então deixei de lado .... depois lembrei e vi que a versão 2 é de graça ... www.ifm2.com.br

    Acho que a versão 2 perdeu um pouco do charme, pois não tem como investir em divisão de bases.

    Mas to viciado, como na época na versão 1 :)

    ResponderExcluir
  5. Esse jogo é sensacional. Valeu pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Criei uma comunidade no orkut ... mas não consigo colocar o texto aqui, só consegui colar no meu nome ... procurem por Allenatore !!!!

    ResponderExcluir
  7. Alguem ainda joga esse jogo?
    Se alguem jogar, peço q me mande um email pra ucmarcos@gmail.com
    Gostaria de trocar informações

    ResponderExcluir