sábado, 22 de março de 2008

Jogos "abrasileirados" do Master System

Li um post muito interessante no Old Games Zine sobre jogos do Master System que foram "abrasileirados" por meio de reprogramação gráfica e textual no início da década de 90 pela Tectoy.

Suponho que se tratava de uma técnica da distribuidora brasileira para abocanhar alguns trocados explorando o nicho do mercado brasileiro.

Alguns exemplos que o post traz são:

- "Wonderboy in Monster Land" que virou "Mônica no Castelo do Dragão": lembro que este jogo, inclusive, acompanhava algumas versões do Master System.

Mônica no Castelo do Dragão

- "Wonder Boy III: The Dragon’s Trap" que virou "Turma da Mônica em: O Resgate": obviamente, uma continuação da franquia acima.

Turma da Mônica em: O Resgate

- "Asterix and the Secret Mission" que virou "As Aventuras da TV Colosso": sem comentários.

As Aventuras da TV Colosso

Essa técnica de alteração gráfica e textual se popularizou com os emuladores para PC e possibilitou que muitos criassem as próprias versões de seus jogos. Um dos mais populares "hackers" de jogos é o brasileiro Marcelo "Macbee" Barbosa que desde 1998 já criou diversas versões de joguinhos clássicos. Quer conferir? É só visitar o seu site oficial.

Fontes e imagens: Old Games Zine, Nes Archive e Macbee.

Obs: Seja um bom garoto e sempre cite as suas fontes! Quem sabe Você não ganha uma caneca Infectious Liquid?

13 comentários:

  1. Cara....
    Ri demais!!!!!
    Já joguei esse mônica no castelo do dragão e adorava...
    Já baixei até rom dele. Mas esse da TV colosso foi foda....

    ahuahuahuahua

    MUITO BOM!
    Abraços..

    ResponderExcluir
  2. Sem contar os jogos do Nintendo, que ganhavam nomes como "Campeonato Brasileiro", Ronaldinho SuperStar .. e bla bla bla ...

    muito legal esse post!

    ResponderExcluir
  3. Os da Mônica eu lembro, mas tv Colosso eu não sabia. Bizarro!
    eheheheheh

    ResponderExcluir
  4. Eu ia comentar exatamente o que Ramon falou hahahaha.

    Esse da TV Colosso tenha muito medo mesmo

    ResponderExcluir
  5. Fico imaginando que beleza jogar esse da TV Colosso... rsrs

    Emoção do início ao fim...

    ResponderExcluir
  6. Paulo: a maioria dos jogos alterados da Nintendo eram falsificados (como o ISS Campeonato Brasileiro com narração em portunhol). Esses do Master eram oficiais, o que deixa tudo ainda mais bizarro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. HUahuahuahua...
    Teve outro clássico também.
    Tinha um do Master System clássico, jogo muito bom, acho que era Psycho Fox ( Você controlava uns animais com um urubu ou abutre na mochila ) o jogo era clássico e muito bom.

    Depois de um tempo saiu uma versão tupiniquim com o nome de Sapo Cururu. Lamentável!

    ResponderExcluir
  8. Haha, fui obrigado a fazer esse post.. ainda assim sou mais os "mods" do que os produzidos pela própria Tec Toy como o Sítio do Pica Pau Amarelo, Castelo Rá-tim-Bum e etc que tinham controles pra lá de travadões..

    ResponderExcluir
  9. "Priscila , meu amor"
    "Tá na mesa pessoal..."

    Só relembrando a TV Colosso.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo Borges, só um detalhe: o nome do jogo era Sapo Xulé contra os Invasores do Brejo. Exatamente a versão brasileiríssima de Psycho Fox.

    ResponderExcluir
  11. não se esqueçam do ghost house que virou chapolim x drácula um duelo assustador :)

    ResponderExcluir
  12. Não acho certo as criticas quanto aos jogos, sei que as versões ñ agradaram a todos, mais o que mais se poderia fazer sem investimentos em um pais que na época tudo era importado e não se tinha como tecnologia para se criar um jogo do zero! acho que isso foi super importante na época!

    o Master lançado oficialmente no País em setembro de 1989 o preço se atualizados hj seria em torno de R$ 3000 reais, tempo que depois foi lançado o mega drive e caiu e muito o preço e com esses jogos nacionais os pais poderiam dar um console melhor a seus filhos que apenas um cce que era equivalente a um atari 5200 com gráficos inferiores.

    Então para quem viveu essa época nostálgica dos games e lançamentos como jogo da mônica era um grande sucesso com crianças como eu! nessa época a turma da monia era um grande sucesso e tbm tinha filmes, livros, quadrinhos e uma gama de produtos, isso foi legal, ganhei esse jogo de natal e passamos ao menos uns 20 dias jogando sem parar!

    ResponderExcluir
  13. Amo esses videos games antigos e curti todos esses joguinhos mencionados, mas não vi ninguém falando do jogo "Didi na ina encantada" ou "Turtles" do antigo Odissey! Será que esse video game é tão mais antigo? tenho no meu computador emulador do Odissey, do Master System, do Super Nitendo e do Nitendo DS e curto muito!. Só não gosto muito de jogos 3D. Abraços.

    ResponderExcluir