quinta-feira, 17 de abril de 2008

Análise: Frogger



Frogger, ou também conhecido como o jogo do sapinho que atravessa a rua, foi produzido pela Konami em 1981 e lançado, inicialmente, para arcades. Entretanto, durante os últimos 25 anos foi convertido de forma oficial, ou não, para mais de 30 consoles ou sistemas operacionais! É importante destacar que apesar do jogo ter sido criado pelo Konami, a distribuição ficou por conta da Sega e da Gremlin, por isso nem sempre a referência da Konami é expressa.

Antes de entrar na análise e descrição propriamente do jogo, é necessário esclarecer que a Sega sublicenciou a sua licença para a produção e conversão do jogo para outros consoles que a multinacional japonesa não atuava. Principalmente as empresas Parker Brothers e Sierra foram responsáveis pelas conversões. Portanto, há diversas versões do mesmo jogo para o mesmo console.

O objetivo do jogo é de conhecimento geral. Basicamente, o jogador controla um sapo que verticalmente deverá subir na tela e chegar até a sua toca. O problema é que durante o trajeto, o sapo deverá desviar de carros, caminhões, motos e bicicletas que atravessam uma estrada na horizontal da tela e, posteriormente, atravessar um rio pulando de tronco em tronco e desviando de diversos predadores. Tudo isso deve ser feito contra o relógio sob pena de morte do sapinho! A imagem abaixo retirada da versão dos fliperamas descreve bem o cenário:

Frogger

Atravessar a tela do jogo não é tão fácil quanto parece. Diversas são as possibilidades de insucesso como, por exemplo, ser atropelado, ser comido por um jacaré, estourar o relógio, etc.

Frogger, certamente, é um marco na história dos video games. O joguinho é recomendado para todas as idades, de crianças até para vovôs. No Brasil, a versão para Atari 2600 foi muito popular e marcou a infância e adolescência de muitos. Há centenas de versões do jogo na internet, o que possibilitou que novas gerações o conhecessem e perpetuassem o seu legado.

Infos/imagens: Frogger Especial, KLOV e Wikipedia.

Nome: Frogger
Tipo: Jogos / Ação / Aventura
Ano: 1981
Autor: Konami
OS: Arcade, Atari 2600 e outros
Link para o game no emulador online: [aqui]

4 comentários:

  1. Eu só joguei mesmo a versão do Atari. É com certeza um marco dos videogames!

    ResponderExcluir
  2. Esse é clássico mesmo, mas tb só joguei a versão e similares para o atarei.

    ResponderExcluir
  3. Esse era muito bom...
    E era muito complicado entrar nas tocas do canto... Puts...

    ResponderExcluir
  4. Esse eu só joguei no Atari. Também joguei os derivados dele, mas o original é incomparável =D

    ResponderExcluir