sábado, 5 de abril de 2008

Personagens: Ryu (Street Fighter)

Para os desavisados: Ryu é o personagem principal da franquia de games de luta "Street Fighter".

História:

Há pelo menos 3 versões da história de Ryu. Alguns pontos das versões são comuns e outros divergem. O texto abaixo é baseado na versão da Wikipedia (em inglês - que não é totalmente similar a versão em português). Certos parágrafos são uma tradução livre da própria Wikipedia feita pelo Blog dos Joguinhos e outros trechos são frutos de uma adaptação, entretanto, que mantém o foco da história da Wikipedia.

- Era Pré Street Fighter

A história de Ryu é triste. Ele é um garoto órfão, que nunca conheceu seus pais e sequer sabe se estão vivos. Ainda criança. foi adotado por Gouken, e viveu isolado em seu dojo, onde aprendeu a arte marcial conhecida como Ansatsuken. Lá conheceu Ken Masters que além de ter sido o seu sparring (ou seja, o cara que apanhava) foi o seu único amigo e contato com o mundo exterior. Com 23 anos, com o estágio de aprendizado completo, deixou o dojo e foi disputar o primeiro campeonato mundial de luta.

- Era Street Fighter

Como dito acima, Ryu foi um dos participantes do primeiro campeonato mundial de luta. Obviamente, o mocinho após muito apanhar e quase perder, derrota Sagat com um fatal Metsu Shoryuken. Sagat jurou vingança...

- Era Street Fighter Alpha

Após a vitória sobre Sagat, Ryu retorna para o dojo e para sua surpresa descobre que Gouken foi morto por um homem misterioso chamado Akuma. Ryu inicia uma viagem ao redor do mundo em busca do assassino do homem que o criou.

Ele encontra o vilão em uma ilha chamada Gokuentou. Akuma relata para Ryu um poder que só aqueles que conhecem a técnica de artes marciais que eles lutam tem, o nome do poder é Satsui no Hadou. É um poder do "lado negro da força" que pode levar a morte quem o recebe. Após deixar Ryu entre a vida e a morte, Akuma deixa a ilha.

Ryu também deixa a ilha e reencontra Ken. Após uma luta amigável entre os dois, Ryu é derrotado por Ken, que percebe que algo ocorreu com ele após a vitória sobre Sagat. Então, Ken entrega a famoso faixa vermelha para que Ryu coloque na testa e mantenha-se focado.

Uma mulher chamada Sakura, que se entitula fã de Ryu, pede para que ele a treine. Ele nega dizendo que ainda tem muito a aprender. Ela tira uma foto com ele e vai embora.

Dois anos após esse acontecimento, Ryu encontra Bison que o desafia. A partir desse momento a história fica um pouco confusa. Em linhas gerais, a disputa entre Ryu e Bison envolve o Satsui no Hadou. Ryu é quase morto por Bison, mas é salvo por Ken, Sakura e Sagat que o seguiam por motivos distintos.

- Era Street Fighter II e III

Ryu participou do segundo e terceiro campeonatos mundiais de luta. Entretanto, pouco é sábido de sua história nesses períodos e o quão longe ele avançou no torneio.

Estilo de Luta / Golpes:

Como mencionado, Ryu (assim como Ken) são adeptos do estilo de luta ansatsuken, que em japonês significa assassinato, e é a compilação de uma compilação de uma série de outros estilo extremamente violentos de luta.

Abaixo a ilustração de alguns dos golpes tradicionais de Ryu:

Shoryuken / Hadoken
ShoryukenHadoken


Curiosidades:

- visual inspirado em Karate Kid e Rambo.

- também existe a versão má do Ryu chamado de Evil Ryu.

- apareceu em todos os jogos da franquia Street Fighter, incluindo crossovers.

Ficha Técnica:

Nascimento: 21.7.1964
Nacionalidade: Japonesa
Altura: 1,78
Peso: 79 Kg
Tipo Sanguíneo: O
Cabelo: ao longo dos anos variou entre marrom e preto
Olhos: castanho
Criador do personagem: Shouei Okano

Opinião do Blog dos Joguinhos:

Ryu é o arquétipo do herói no video game. Personagem ideal para os iniciantes e jogadores intermediários da franquia Street Fighter, presente em todos os jogos, com poderes fáceis de utilizar e uma excelente jogabilidade. Além disso, é um marco na cultura pop nerd dos anos 90. Ryu é um cara legal!

Infos/imagens: Wikipedia e Ryu Fan Site

51 comentários:

  1. Como assim, desavisados ?

    Tem gente que não sabe da existência de Ryu ? Se tiver, coitado...

    ResponderExcluir
  2. O Ryu é muito legal, mas prefiro jogar com o Ken! =D

    ResponderExcluir
  3. Eu jogava Street Fighter, e sempre com o Ryu! Jogo simples, mas que diverte muito mais do que alguns jogos que temos hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o pior é q é eu tava jogando dragon ball z q é como uma nova versão do street fighter goku: ryu, kamehameha: hadouken só q eu num tava mim divertindo tanto quanto quando eu jogo street fighter

      Excluir
  4. Eu nunca gostei muito do Ryu não. Sempre curti mais o Guile.

    Mas foi bom o post, para mim seriam 2 os personagens principais, ele e Ken.

    ResponderExcluir
  5. Eu prefiro o Ken do que o Ryu, mas com certeza Ryu é mais clássico e importante na história de Street Fighter.

    ResponderExcluir
  6. street fighter é o melhor jogo q ja joguei, e melhor que muitos jogos de ps2 e até de ps3 e acho ryu e ken os melhores personagens dos videogames.

    ResponderExcluir
  7. conheci street fighter 2 em meados de 1991 , quando mulek ..e joguei mtoo até criar verdadeiros calos de hadouken.. conheço praticamente todas as versoes .ryu foi um personagem construido a partir da simplicidade e eficiência hj " no meu ver um lendário personagem de video game . de artes marciais.
    e garanto a vcs que nas maos certas ele deixa quase todos chars da franquia no chinelo.
    tanto que houve pequenas mudanças nele em 20 anos . é um char quase perfeito.

    as maiores mudanças foram no street fighter 3 na minha opinião onde ele ficou monstruoso.

    obs ... existe erros no blog
    ryu luta o famoso estilo
    karate shotokan
    (Ansatsuken) é o aperfeiçoamento da arte ( chamam de arte secreta aqueles q possuem conhecimento nos dan da faixa preta)
    resumindo significa punho assassino.
    podem poesquisar legal aew galera flws

    ResponderExcluir
  8. ou irmao do gouken q postou só não sou tao nerd quanto ele . mais ele tem razão .e completando o pensamentoo.
    só falto um trecho da história do ryu em.
    street fighter 3 passa por varios lutadores inclusive ken e para na luta contra oro que o vence e o treina após isso .
    -----------------
    e viva o choquinho do blanka huahua

    ResponderExcluir
  9. Gouken, pelas informações que obtive quando elaborei o posto, o estilo de luta ansatsuken é uma mistura de vários estilos, entre eles shotokan e não apenas o shotokan. Entretanto, as infos são bem confusas como mencionei.

    Abraços e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  10. Pow....Ansatsuken é a Mistura do Kartê Shotokan com Jusô e Tae Kwon Do...

    ResponderExcluir
  11. oq o gouken falou ali em cima é o que tá certo...

    Ansatsuken nao tem nada a ver com Jusô e nem com Tae Kwon Do. No quadro de animes japonês, Ansatsuken é um aperfeiçoamento assassino de UMA determinada arte marcial específica, que no caso do Ryu é Karatê Shotokan.

    ResponderExcluir
  12. o meo nao seiria uma comentario masi sim uma pergunta... o karate q o ryu e o ken pratican... noa tah masi pra outro estilo como kiokushin ou goju ryu tbm como shorin???

    ResponderExcluir
  13. pra mim o ryu eh o cara mais fuderoso mano
    bem a respeito da jogabilidade eu nn falo nada
    pq eu zero com todos os personagens !!!husahsahuasasu
    mas os cara mais moral eh ryu, charlie(nash), e fei long..
    abraço p todos joguem street fighter alpha 3
    eh uma arte

    ResponderExcluir
  14. eu só jogo com ryu ou ken que os dois são demais

    ResponderExcluir
  15. manutudo que ele lutão e so shotokan...uma antigo mestre na ilha de okinawa inventou uma luta que pudesse combater tudas as outras artes e o shotokan... a diferença e que els treina o karate CORRETAMENTE!!!!

    ResponderExcluir
  16. ryu e o cara e acabou nao tem pra niguem so que depois que a snk [neo geo] comprou ou se fundiu com a capcom estragou com o sharme de street figther deveriam manter o jogo so com os jogadores originais ou um enfrentamento entre king of figther e estreet figther com seus poderes originais sem muito fru fru ;;;;;fui

    ResponderExcluir
  17. o ryu eh legal
    mas eu ainda gosto mais do ken e da chun li

    ResponderExcluir
  18. Vinicius de Alencar (MG)2 de outubro de 2009 às 16:04

    Pratico Karate des dos 5 anos de idade, e jogo street figther tambem a muitos anos. Sabe as vezes jogos são criados para nos divertir mas street figther e diferente, tanto o jogo, quanto os animes são diferente de todas as historias que ja vi!!!.Me espelho em Ryu e Ken quando luto e em suas dedicações com o treino, craças a isso hoje sou faixa preta 1ºDan e ganhei varios titulos estedual e enter-stilos. Faça KARATE VC TAMBEM!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Eu também prefiro jogar com o ken pq parece que ele é bem mais veloz no videogame ele é muito mais rapido e o Shoyuken dele é de fogo

    ResponderExcluir
  20. Realmente o Ryu é melhor o estilo dele dele luta e mais eficiente.

    ResponderExcluir
  21. E bem mais facil zerar o jogo de Street Fighter Turno com o jogador Ryu no nivel 8 com 10 estrelas no Turbo,eu ja zerei o jogo com ele varais vezes sem perde nenhuma luta se quer com o lutador Ryu nesse nivel.

    ResponderExcluir
  22. o ryu é ocara ao lado do ken mas o ryu é mais forte assinado:p.a.l.r.f.

    ResponderExcluir
  23. cara oq vo dize ainda nao e nem a metade ryu e o melho e nao tem como pode vir qualqer um de qualqer otro jogo ou qualqe coisa nao a otro personajem q possa vencelo e simplesmente incrivel o resto e lixo comparado com ryu nao tem com explicar simplesmente invencivel e esse negocio de "o cara" pega mau ryu e "o melhor".

    ResponderExcluir
  24. Fillipe:
    ansatsuken (Karate Shotokan)
    (Desenvolvido no seculo de XVII)

    ResponderExcluir
  25. nao to entendendo uma coisa ansatsuken=karate judo e tkd??

    ResponderExcluir
  26. se ansatsuken for esses 3 tipos de luta faze todos

    ResponderExcluir
  27. so fa de street fhiter

    ResponderExcluir
  28. O ken e bacana so q o Ryu alem de ser popular concerteza e o melhor.

    ResponderExcluir
  29. bom dia eu gostaria de saber como é que o ryu joga o seu poder. esse é meu msn fred_gatinho27@hotmail.com se tiver alguma pessoa q possa me fala eu agradeço brigado

    ResponderExcluir
  30. Eu adoro o ryu e o ken queria ser ele

    ResponderExcluir
  31. Pra mim o RYU foi o primeiro grande personagem na história dos games.

    ResponderExcluir
  32. alguem sabe como soltar hadouken no street fighter the new chalengers, de super nintendo? não consigo lutar direito sem os poderes :(

    ResponderExcluir
  33. O RYU E MAIS FORTE QUE TODU MUNDO!!! RYU HADUKEN!! HADUKEN!!! RYU VICTORY NÃO TEM PRA NINGUEM!!1

    ResponderExcluir
  34. Conheço Estreet fighter desde 92, tenho 31 anos, o Ryu marcou minha adolescencia, um exemplo de garra a ser seguido. Mesmo nao existindo, ele foi mt real pra mim. Ryu vc foi o mestre que nao tive.

    ResponderExcluir
  35. Assim o Ryu é filho do Akuma que matou o próprio irmão Gouken que era o mestr do RYU e do KEM. Nessa nova versão do Street Fighter (XBOX360).
    O Akuma revela ao RYU o segredo criando o RYU DEVIL (aquele com o buraco no peito) ao deixa-ló perto da morte durante a luta,
    o AKUMA vira o ONI após remover o colar que comtem o poder maximo.....

    ResponderExcluir
  36. Ryu é o máximo, mas eu sempre achei que ken e ele eram equilibrado em habilidades, porém ryu sempre foi mas focado e empenhado nas artes marciais

    ResponderExcluir
  37. eu enfiou o esperto en ryu com vega.

    ResponderExcluir
  38. o RYU e o KEN lutam KARATE SHOTOKAN, isso é óbvio póde ver os golpes deles são muitos indenticos ao Karate pesquisem os golpes de Karate e comparem para tirarem a conclusão ..

    ResponderExcluir
  39. o RYU e o KEN lutam KARATE SHOTOKAN, isso é óbvio póde ver os golpes deles são muitos indenticos ao Karate pesquisem os golpes de Karate e comparem para tirarem a conclusão ..

    ResponderExcluir
  40. o ryu é mais epico que o ken

    ResponderExcluir
  41. Ryu...the best.Não tem comparações,o Ryu alem de ser o melhor personagem pra mim,tbm eh o que tem a hisória mais comovente e...Ryu,tuh eh o cara.Tenho os posters do Ryu em casa,tenho os DVDs de Street fighter e ele eh uma inspiração pra mim.JOGUEM STREET FIGHTEEEEEEEEEEEER

    ResponderExcluir
  42. ele é um pobre karateka orfão quer emita daniel san. e o musculo de rambo. mais é um cara 100% apelão.

    ResponderExcluir
  43. teve um erro no blog Ryu nunca perdeu pro Ken , Ken deu a faixa vermelha e botou em sua testa , pois ele avia se machucado no treino os dois treinando normal , e outra o Ryu já salvou a pele do Ken no treino , os dois corriam juntos só que Ryu levava mais a serio ' os dois pularam de um barreira para outra Ryu pulou primeiro tendo mais impulso e conseguil já o Ken n teve o mesmo desimpenho e quase cai e Ryu estendeu a mao e puxou o amigo

    STREET FIGHTER É DE MAIS '' RYU FOREVER

    ResponderExcluir
  44. RYU PARECE COM REYNALDO GIANECCHINI E COM BILL HENSON PORN STAR..GAY..... @_@....

    ResponderExcluir