quinta-feira, 15 de maio de 2008

Análise: F1 Manager 2000 (Electronic Arts)

F1 Manager é mais um exemplo de um não joguinho que comento. É não joguinho porque mais uma vez na minha subjetiva classificação de joguinhos ele não se enquadra, simplesmente por isso. Além disso, qualquer um que já o jogou sabeque não é um joguinho, enfim... Bem, também é outro exemplo de jogo que comprei sem nunca ter jogado e me decepcionei.

Na verdade, acompanhei com grande entusiasmo o seu lançamento no Brasil (algo entre 2000/2001). Na época estava sem muita grana, mas mesmo assim dei um jeito e consegui comprá-lo. Isso tudo pela minha obsessão de encontrar um bom jogo manager de Formula 1.

F1 Manager prometia bastante: jogo da EA, com dados e informações oficiais da Formula 1 (1999), fotos dos pilotos, possibilidade de assistir as corridas, interação com mecânicos, enfim, um prato cheio para quem gosta desse esporte, principalmente, focado no lado manager.





O resultado? Na minha opinião decepcionante. Explico o motivo. O jogo nem é tão ruim, realmente faz o que se propõe a fazer. Entretanto, tem um sério bug, ele trava ao final do primeiro ano quando o jogador tenta renovar alguns dos contratos de fornecimento... Só fui descobrir a solução bisonha para o bug 3 anos depois: alterar o horário do relógio do windows para GMT 0 (???).

Fora isso, as funcionalidades são boas. Os gráficos são legais. Não é um jogo complexo, mas também não é tão simples quanto o Grand Prix 2 da Wizard Games.

É claro que as equipes e pilotos hoje estão bastante desatualizadas... e não há um editor embutido para selecionar esse problema. Na época, o Rubinho ainda era uma promessa. Entretanto, ajuda a saciar (ok, nem tanto) a vontade dos fãs do gênero dmanager de F1.

Infos/imagens: MobyGames e HOTU.

Nome: F1 Manager 2000
Tipo: Jogos /Manager
Ano: 2000
Autor: Electronic Arts
Tamanho: ???
OS: WIN
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

14 comentários:

  1. Amanhã eu devo lançar minha análise do GP2 Manager, esse sim era legal. Mesmo não sendo um "joguinho" conforme sua análise hehehe

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Thiago! :)
    Adoro jogos, jogos, jogos!

    Te linkei em Blogs da Periferia :)
    http://utopiadeemily.blogspot.com/

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Cara... Eu procuro esse jogo desde que lançou.. Joguei todas as edicoes anteriores, porem esse nunca. Sabe onde posso baixar ele hoje? Dificil né? Ja fazem 8 anos de seu lançamento.. Qualquer coisa da um toque, vou ficar muito agradecido :)

    ResponderExcluir
  4. ae procura no emule q tem!!!!!eu baxei ele la...

    ResponderExcluir
  5. caso não encontrem o jogo eu tenho por 20,00 frete gratis com uma tradução parcial para português procurem no www.bazardopanico.vai.la

    ResponderExcluir
  6. alguém tem o f1 manager para vender ??

    ResponderExcluir
  7. Marcos, eu comprei esse jogo faz pouco tempo nesse site http://hpgloja.ig.com.br/vrwas/controller.asp?acao=produtodetalhe&prod_id=20715 este é o link direto do jogo... só compro jogos nesse site, pode comprar tranquilo, sem medo!!! espero ter ajudado. Eu tinha uma atualizacao dele, com os pilotos e equipes de 2008, e nao acho mais... alguem sabe onde tem???

    ResponderExcluir
  8. Como fazer para acertar o relógio para GMT 0 ?

    ResponderExcluir
  9. olá.
    eu ajustei o relógio pra GMT 0 e eu alcancei a meta desejada pelo time no começo do ano. quando encerrou o ano, eu tinha definido tudo, (motores, pilotos, etc) mas eu não conseguí entrar para o próximo ano. alguém pode me dizer como faço pra jogar a segunda temporada ?
    agradeço
    marcos

    ResponderExcluir
  10. kara eu tb mudei ooo relogio mais naum surtiu efeito da temporada de 1999 pra 2000 o jogo trava ajudem por favor

    add no msn marcos_vjs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. tem que ir no relogio e mudar o fuso horário pra greenwich

    ResponderExcluir
  12. Valeu cara,eu so preciso é da tradução agora,se puder ver isso pra mim ,add meu msn
    neferde@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, esses Bugs só fazem enxer o saco, e como não havia encontrado informações que resolvessem todos, procurei em todo o fórum.

    Quem descobriu essa maneira de resolver esse problema foi Rodrigo, dessa mesma comunidade, mas to postanto aqui para que todos possam tomar conhecimento.

    Não achei como concertar os Bugs em uma gravação em andamento (a não ser aqueles clássicos de sair do jogo, renovação, que todos conhecem).

    Todos sabem que o jogo funciona perfeito com o Fuso GMT(Londres) , Data antes de 1999 e Opções Regionais e Inglês, porém, com essas configurações, muitos não conseguem salvar o jogo, pois o mesmo sai para o windows.

    Passo a passo:
    -> Crie um novo game.
    ->Quando estiver criado (aparecer a tela com as noticias e tudo mais), Dê um ALT-TAB e vá a pasta em que o jogo está instalado(Ex: C:\Easports\f1manager).
    -> Entre na pasta DATA, e delete o arquivo GAME.BIN
    -> Volte ao jogo e salve-o.
    -> Renove com motor, ferio e eletronico e salve-o novamente.

    -> Agora é so jogar.

    Espero ter ajudado =)
    Quaisquer dúvidas =P

    ResponderExcluir