quinta-feira, 8 de maio de 2008

Análise: Mario Paint

Mario é um cara polivalente... O simples encanador já fez um pouco de tudo, nesse "jogo" se meteu a pintar. E deu certo. Coloquei a palavra jogo entre parênteses porque Mario Paint não é lá um jogo. É uma ferramenta de entretenimento variada, que possui diversas atividades.

Talvez a principal delas seja a ferramenta de pintura ou desenho que pode ser equiparada a uma versão melhorada do Windows Paint. Antes é necessário abrir um parênteses de que Mario Paint introduziu o mouse para o console SNES. Isso mesmo, Mario Paint era "jogado" por meio de um mouse que acompanhava o jogo.


Dentro do jogo há mini joguinhos que potencializavam a ferramenta do mouse. São joguinhos bem simples, por exemplo, em um deles o jogador controlava uma luva que deveria matar mosquitos. A título exemplificativo, para os mais modernos, é como os jogos que acompanham o Wii da Nintendo que tem como principal objetivo mostrar as funcionalidades do controle infra vermelho sem fio do console.

A ferramente, em minha opinião, mais divertida é aquela que permite aos jogadores criarem músicas utilizando os personagens da franquia como notas musicais. Veja aqui uma seleção com 15 músicas feitas usando a ferramenta do Mario Paint.


Mario Paint foi lançado em 1992 e talvez isso explique o seu relativo sucesso. Hoje acredito que dificilmente teria o impacto que teve na época. Com os subnotebooks e excelentes ferramentas gráficas e entretenimento para crianças abundante, não vejo porque alguém iria instalar um mouse (com bolinha) no video game para brincar.

Defendo a idéia de joguinhos eternos, ou seja, que serão divertidos a qualquer tempo e momento. E Mario Painte é o oposto. É um game, uma idéia, muito legal para a época em que foi lançado. Mas hoje, não tenho a mínima vontade...

Entretanto, se Você quiser apenas usufruir da divertida ferramenta de criar músicas, sugiro clicar [aqui]!

Infos/imagens: Wikipedia e MobyGames.


Nome: Mario Paint
Tipo: Jogos / Educativo
Ano: 1992
Autor: Nintendo
Tamanho: ???
OS: SNES
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

4 comentários:

  1. *__________*
    Eu tinha esse jogo no Super Nintendo quando era criança! Quase choro agora!

    ResponderExcluir
  2. Pô, eu até vi na Folha de SP essa semana uma reportagem falando que está na moda fazer cover de músicas usando o recuso do Mario Paint. Tem vários no YouTube. É bacana!

    E eu tinha esse jogo, era muito bom!

    ResponderExcluir
  3. ebo + nao posso baixa nada no pc principal mente agora que meu pai tiro o anti-virus :/

    ResponderExcluir