terça-feira, 3 de junho de 2008

Análise: Lemonade Stand

Lemonade Stand é a prova de que tamanho não é documento para bons jogos. Com os seus 50Kb (versão PC) o joguinho de 1973 apresentou um conceito que ganhou diversos seguidores, entre eles o clássico Lemonade Tycoon, e se eternizou entre os jogadores.

O jogo foi criado por Bobb Jamison em 1973 e portado para Apple II em 1979 e inclusive na década de 80 acompanhava os computadores da Apple, assim como o Campo Minado está para o Windows.

É quase um text-based game já que tem algumas poucas imagens e de jogabilidade muito simples e intuitiva.

O objetivo do jogo é montar uma pequena barraca de limonada com um capital inicial de US$ 2. Assim, é apresentada a previsão do tempo para o jogador que deverá decidir quantas limonadas fazer, quantas placas de publicidade utilizar e qual o preço final do produto.

Há algumas variáveis que afetam diretamente no sucesso do negócio como a previsão do tempo, o preço do limão e da limonada, a publicidade e efeitos randômicos como chuvas que ocasionam na perda de todo o dinheiro de um suado dia de trabalho.

Lemonade Stand traz conceitos básicos de economia e por isso foi muito utilizado nas escolas.

É um jogo divertido que agrada o público de todas as idades! A versão para PC (remake da original) roda em DOSBox.

Infos/imagens: MobyGames, Hotu e Wikipedia.

Nome: Lemonade Stand
Tipo: Jogos / Simulação
Ano: 1973
Autor: Bobb Jamison
Tamanho: 50 Kb
OS: DOS
Info sobre como obter (versão PC): [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário