sexta-feira, 11 de julho de 2008

Análise: Road Rash

Moto, porrada e rock’n roll... Uma mistura longe de ser politicamente correta, mas que originou um dos jogos de corrida mais divertidos de todos os tempos: Road Rash.

Lançado originalmente para Mega Drive (também conhecido como Genesis) em 1991 pela Electronic Arts, o jogo teve uma série de continuações para diversas plataformas, sendo a minha preferida (visão “egoística” e subjetiva) a versão de 1996 para Sega Saturn.

O objetivo é simples: disputar um racha e chegar em primeiro, não importam os meios, desde que você chegue em primeiro. Porrada nos adversários e na polícia, batidas frontais em carro, manobras desleais, tudo é permitido...

A medida que o jogador avança nas fases novas motas e desafios são disponibilizados.

Nas versões de alguns consoles, como na do Sega Saturn, em uma mesma fase (estradas da California) é possível fazer diversos caminhos diferentes que resultam no mesmo lugar. Entretanto, essa opção não está disponível no Mega Drive.

A visibilidade é do ponto de vista do jogador piloto, ou seja, de cima da moto. Os gráficos são bons. A jogabilidade é simples e intuitiva.

A trilha sonora do jogo é um show a parte. Na versão para Mega Drive o encarregado foi Rob Hubbard e as versões para outros consoles contaram com músicas de diversas bandas de rock.

Uma coisa que sempre me pergunto é o que raios aconteceu com a franquia Road Rash? Enquanto temos jogos como GTA e Need for Speed bombando, por que a franquia de moto foi esquecida? Um interessante artigo, que pode ser lido [aqui], aborda essa mesma questão.

A conclusão é: Road Rash é um jogo que não pode ser esquecido!

Infos/Imagens: Wikipedia e Welcome to the Rash.

Nome: Road Rash
Tipo: Jogos / Corrida / Motos
Ano: 1991
Autor: Electronic Arts
Tamanho: ???
OS: Mega Drive e outros
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

11 comentários:

  1. POrra, eu sempre me pergunto isso.
    O que porra que aconteceu com este jogo ?
    Desde que tive o Dreamcast que eu espero uma nova versão deste jogo. Realmente muito bom, joguei muito as versões do MEga e depois a do 3DO.

    Muito viciante! Mas fica a dúvida, é joguinho ?Para mim é jogão!

    ResponderExcluir
  2. Este sim é um clássico supremo!
    Acho que Road Rash junto com Rock n Roll racing foram os jogos de 16 bits que eu mais joguei até hj!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Skitchin' era legal também. Muitas séries do Mega Drive foram deixadas para trás, como Golden Axe, Streets of Rage... uma pena.

    ResponderExcluir
  4. Para mim, road rash é sem dúvida um dos melhores jogos que já foi feito até hoje. Focando na versão para o mega drive, tudo xD xD

    ResponderExcluir
  5. Tarcísio Cavalcante12 de julho de 2008 13:50

    Sou extremamente viciado no Road Rash. Tenho o emulador de Mega e ROMs das 3 edições do Road. A terceira é a piorzinha, prefiro as duas primeiras. Conheci a versão 3Do, mas nunca joguei essa. Não posso começar a jogar Road Rash que tenho que ir até o final... rs

    ResponderExcluir
  6. Pra falar a verdade eu não jogava muito pois eu era "Nintendista", raramente jogava megadrive e afins.

    ResponderExcluir
  7. Esse jogo era realmente muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Xbacon disse tudo... aah, faltou o black thorne aí na lista... e o demon's blazor... e mais... aaaahhh


    eu odiei a versão playstation dele, mas o 1 e 2 do mega são demais

    ResponderExcluir
  9. alguém pode me disser como consigo uma versão free pra PC. meu e-mail: ajsjpirata@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. tambem adoro.amo road rash,eu jogava no video game mas quebrou então adoraria jogara denovo mas quero jogar na internet o que eu faço?

    ResponderExcluir