segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Análise: Grand Prix 2 (by Wizard Games)

Sempre adorei jogos no estilo manager e uma de minhas maiores frustrações era não encontrar um jogo manager de Formula 1. O problema foi solucionado quando descobri que a minha produtora de games favorita, a Wizard Games of Scotland, já havia produzido um jogo do gênero, e o melhor: um baita de um joguinho!

Em GP 2, você terá a oportunidade de controlar uma equipe de F1 tomando todas as decisões, desde a contratação de pilotos, staff técnico, construção do carro, até a estratégia para as corridas. A jogabillidade é tão fácil e ao mesmo tempo tão fascinante que você não terá vontade de parar de jogar.
O fato de ser um text-based game, ou seja, um jogo feito apenas com palavras e letras, sem fotos, o torna ainda mais legal, uma vez que grande parte da emoção vem da própria imaginação do jogador. Na versão completa há um editor de equipes e pilotos, uma vez que a base de dados, obviamente, é bem antiga.

Diferentemente dos jogos atuais no estilo manager, GP2 é um game dinâmico, fácil de ser levado, que não te prende a questões burocráticas. Um exemplo disso? Ao mesmo tempo que você pode construir o seu carro, escolhendo cada peça, a forma de construir é tão rápida e dinâmica que só levará alguns minutos.

GP2 é a versão intermediária da série, que além desse título teve GP1 e Grand Prix Wizard. Entretanto, sem dúvida, a segunda versão é a melhor de todas!

Só escrevi sobre o jogo agora, pois, por incrível que pareça, não há nenhuma referência dele nos diretórios de games mais famosos como HOTU e MobyGames. Entretanto, em breve pretendo fazer um post especial sobre a Wizard Games of Scotland e os seus maravilhosos joguinhos.

Para quem gostou de Grand Prix 2 e do já analisado Rockstar (que também é da Wizard) sugiro comprar a coleção Wizard Games Ultimate Collection. Por uma quantia de apenas 19,99 dólares você terá todos os jogos da Wizard Games em seu computador! Para comprar, clique [aqui].

Nome: Grand Prix 2
Tipo: Jogos /Manager
Ano: 1989/1991
Autor: Wizard Games of Scotland
Tamanho: 89 Kb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]* ou [aqui]* ou [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

11 comentários:

  1. Existe um manager de F1 de windows, mais bonitinho... Não lembro o nome, mas baixei há muito tempo no HOTU, é só catar por lá

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente Você está falando do Grand Prix da Micropose. Também é um bom manager de F1, mas ainda prefiro este clássico da Wizard Games.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. www.nerdiando.com, adicionei la na parte de links, espero você adicionar o meu, abraço

    ResponderExcluir
  4. ainda não, vou dar uma olhada hehehe... po o final do River raid é só aquilo ?^ tbm pro cara zerar aquele jogo só doido mesmo.., hehe abraço
    www.kibandoeandando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. po eu tenho q fazer aquele negócio dos feeds né ? comp é , é só fazer um cadastro ? vlw abraço

    ResponderExcluir
  6. Como eu faço pra instalar esse jogo? Meu windows é o vista.

    ResponderExcluir
  7. ANônimo, o jogo roda perfeitamente em DOSBox. Faça uma pesquisa no blog e vá até o tutorial de dosbox.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Thiago, mesmo colocando a velocidade dos treinos e da corrida no mínimo, o jogo fica extremamente rápido. Nao dá tempo de apertar F1 e F2 pra trocar o pneu dos pilotos e eles acabam saindo da corrida por problemas nos tyres. Vc tem alguma idéia de como diminuir a velocidade do jogo?

    ResponderExcluir
  9. Jogava grand prix quando era criança, com windows 95, 98 e rodava perfeitamente. Agora estou com vontade de jogar novamente. Mas rodando nessa velocidade tá impossivel jogar...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo ou anônimos (não sei se são a mesma pessoa), o Grand Prix que vocês jogavam não era a versão da Microprose que tambem tem comentario no Blog. Faça uma busca e veja, por favor.

    Caso seja esse mesmo, basta utilizar o DOSBox que funcionará normalmente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Introdução:

    Esse é provavelmente o jogo mais antigo do mundo de gerenciamento de equipe de Formula 1, lançado pela Wizard Games esse jogo é jogado em MS-Dos e se baseia na temporada de formula 1 do ano de 1988. o seu objetivo é fazer o seu time a crescer e virar a melhor equipe da Formula 1, para isso é que esse especial serve, ele vai te ajudar a você dominar a formula 1 com um passo a passo e dicas do jogo.

    tem um vídeo de 56 minutos, passo a passo do jogo e o download do jogo nesse link

    http://www.portalsportszone.com.br/especial/especial_gp1_wizard/Especial_GP1_wizard.htm

    Imagem:

    http://www.portalsportszone.com.br/especial/especial_gp1_wizard/grandprixwizard1.JPG

    ResponderExcluir