terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Análise: Drug Wars

Em 1984, um programador chamado John E. Dell criou um joguinho para demonstrar uma teoria econômica envolvida em um de seus projetos escolares. Até aí, não há novidade nenhuma e seria mais um mero trabalho escolar, talvez um pouco mais original do que os usuais seminários ou monografias.

Porém, um fato chamou a atenção e perpetuou o jogo criado pelo rapaz: o seu tema. De uma maneira geral, o joguinho tem a temática de simulação de negócios (business simulation). Nada de mais? Bem, na verdade os negócios simulados envolvem a compra e venda de drogas. Sim, o jogo simula o mercado por meio dos diversos cenários envolvendo a compra e a venda de drogas!

O sucesso foi tão grande que o seu jogo e o conceito trazido por ele virou um hit que se perpetuou até os dias de hoje...

O jogador é um pequeno traficante de drogas de Nova Iorque. Em um período de 30 dias deverá conseguir acumular a maior fortuna possível. Para isso, terá que comprar e vender drogas nas diversas regiões da cidade. Em cada região o preço variará de acordo com a demanda do local e fatos inesperados podem causar grandes flutuações negativas ou positivas (por exemplo, apreensão de carga pela polícia).

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Diversos jogos foram criados a partir do conceito de drugwars, entre os mais famosos estão Dope Wars da Beermat Software e DrugLord. Apesar do tema ser politicamente incorreto, o conceito trazido pelo lógico irá viciar (péssimo trocadilho) os amantes do gênero de simulação.

Infos: Wikipedia e BBS Documentary Library.

Nome: Drug Wars
Tipo: Jogos / Simulação
Ano: 1984
Autor: John E. Dell
Tamanho: 26 Kb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Um comentário:

  1. Interessante! eu já tinha jogado algumas versões deste jogo (uma delas para celular) mas não tinha idéia de onde que ele tinha surgido.

    ResponderExcluir