segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Análise: Striker

Já havia deixado claro [aqui] que o meu jogo favorito de futebol (e na minha opinião o que mais marcou os games do gênero) é/foi Internationational Super Star Soccer. Entretanto, antes dele eu tive outro favorito. O seu nome? Striker.

Talvez por ter sido lançado em 1992 por uma game house de pouco expressão na época, a Rage Software, o jogo não se popularizou como deveria. Entretanto, se destacava e muito dos demais jogos de futebol existentes. A propósito, além da versão para PC, o jogo também foi lançado para SNES, Mega Drive e outros consoles.

Apesar dos requisitos da versão para PC não exigirem muito dos computadores atuais (a título ilustrativo, requer 640 Kb de memória RAM), os gráficos em 3D impressionam. Aliás, os gráficos foram um dos pontos positivos e que destacavam Striker de seus concorrentes.

Além disso, o outro fator que destacava o jogo e na minha opinião o mais legal de todos, era a possibilidade de editar o nome dos jogadores de seu time e o uniforme. Para se ter uma idéia, poder editar o meu Corinthians em um jogo do início da década de 90 era algo inimagínavel... tente imaginar, então, criar um confronto entre Corinthians e Palmeiras numa época em que ambos times estavam em alta! Diversas tardes de verão foram dedicadas nestes clássicos...

Outra vantagem do jogo era a possibilidade de jogar o futebol tradicional ou o futebol indoor. Além de Striker, não conheço nenhum jogo que dava essa possibilidade aos jogadores. Tudo bem, que futebol indoor não é a coisa mais legal do mundo, entretanto, em uma época em que os jogos eram limitados, essa opção fazia muita diferença!


Striker teve algumas outras versões lançadas, sem muito sucesso. Talvez a de maior repercussão após a original foi Striker 95.

Infos: HOTU e Wikipedia.

Nome: Striker
Tipo: Jogos / Futebol
Ano: 1991
Autor: Rage Software
Tamanho: 404 Kb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

4 comentários:

  1. Joguei muito esse aí no Mega Diver.
    O pessoal na locadora ficava olhando eu ser o campeão do mundo... Hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Esse era muito massa hahaha. O ponto forte mesmo era editar os times, afinal naquela epoca vc nunca via os times brasileiros em jogos de futebol, imagina então o meu glorioso Vitória? Jamais

    Ficava editando todos os times e criava um brasileirão.

    Tinha uma música de entrada parecendo com musica de circo hahaha

    ResponderExcluir
  3. Car arealmente era muito bom perdia um tempão editando meu time se alguém ainda tiver me manda era bem pequeno
    marcellofigc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir