segunda-feira, 7 de abril de 2008

Análise: Greyhound

Sempre gostei de joguinhos e inclusive fui (ou acredito ter sido) um dos pioneiros do tema na internet brasileira quando criei o finado Joguinhos Super Site em 1998. Nome brega, eu confesso. Mas na época eu era apenas um jovem fascinado pelas magias da Internet (mais brega ainda). Cuidar do Joguinhos Super Site ficou caro e tomava muito tempo. Assim como faço com o blog, nunca coloquei uma propaganda e nunca ganhei um centavo com o site. Era apenas uma diversão. Recebi uma proposta para a venda do domínio e como não atualizava o site fazia meses aceitei. Não achei que fosse voltar a escrever sobre o tema, mas 10 anos após o início voltei.

Provavelmente a sua dúvida é: por que gastei um parágrafo inteiro para contar uma história pessoal nada a ver? Bem, é que isso foi um gancho para falar de minha motivação em voltar a escrever sobre joguinhos e, por conseqüência, entrar no jogo a ser analisado. Tudo se conecta pois no final do ano passado perdi uma série de arquivos e entre eles a minha cópia de Greyhound!

Greyhound é, sem dúvidas, um de meus joguinhos favoritos. Provavelmente um daqueles que passei mais tempo jogando. E o fato de ter perdido a cópia do jogo foi algo que me preocupou. Sabia que encontrar uma nova cópia seria difícil... e como foi... Mas, assim, que encontrei resolvi criar o blog.

Por que só estou comentando de Greyhound agora? Não sei. Talvez porque seja um jogo que gosto tanto que não gostaria de dividir, algo a ser guardado para mim. Realmente, não sei responder essa questão. Até pensei que quando cansasse do blog iria encerrá-lo com um post sobre Greyhound. Mas tenho me divertindo tanto "blogando" que não vejo um fim no futuro previsível. Logo, chegou a hora de falar sobre o meu querido Greyhound.

O nome do joguinho é inspirado na raça de cachorro homônima. O porte físico do Greyhound (pernas longas e finas e boa aerodinâmica) fazem dele um animal muito utilizado em corridas. Assim, Greyhound é no fundo um jogo de corrida de cachorros.

Greyhound

O seu objetivo é montar um canil com os melhores cachorros e, posteriormente, colocá-los nas corridas. Há um ranking dos canis e o jogador deverá alcançar o topo.

Os animais são divididos em 3 especialidades: distância (melhores em corridas de 3 voltas), padrão (melhores em corridas de 2 voltas) e velocistas (melhores em corridas de arrancada / 1 volta).

Além disso, há um ranking/grade de acordo com os resultados obtidos pelos animais. É como se eles fossem rebaixados ou promovidos de divisão no campeonato. Cachorros de divisões diferentes não competem entre si.

É possível ter no canil machos e fêmeas. A desvantagem das fêmeas é que passam uma parte do ano no cio e não podem competir. Outra desvantagem (de ambos os sexos) é que os animais se machucam com freqüência. Para renovar o canil uma boa dica é sempre comprar filhotes. Há opções de treinamento e tratamento veterinário para os cães, entretanto, algumas lesões são tão graves que os bichinhos precisam ser doados para uma criança...

Além de ganhar dinheiro com a vitória de seus cães, o jogador pode apostar nas corridas. Aliás, no início, para angariar fundos, apostar é fundamental.

Greyhound: visão da corrida

Greyhound é mais uma das sensacionais obras da Wizard Games of Scotland. Entretanto, foi lançado com o selo Dogware. Não encontrei nenhum texto descrevendo o jogo ou dando maiores detalhes, o que é bem comum quando se trata dos jogos da Wizard, com exceção de Rockstar. Aliás, seguindo a regra dos jogos da Wizard, é mais um excelente text-based game, ou seja, não há imagens, apenas palavras muito bem distribuídas em 61 Kb que estimulam a imaginação do jogador.

Nome: Greyhound
Tipo: Jogos / Manager / Text-based
Ano: 1990
Autor: Wizard Games of Scotland
Tamanho: 61 Kb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

3 comentários:

  1. Você por acaso conhecia o jogo guia do mochileiro das galaxias...?

    ResponderExcluir
  2. Sim, também é um text based. Em breve, faço um post sobre ele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. e ae cara.. heheh...
    pois é... inclusive fiz um post sobre a publicação no Jornal... dá uma olhada lá depois... heheh valeu abraço

    ResponderExcluir