segunda-feira, 5 de maio de 2008

Jogos de Fuga (escape the room games)

Se tem um tipo de joguinho em flash que eu gosto são os jogos de fuga! São divertidos, estimulam a curiosidade e o raciocínio do jogador e extremamente viciantes. Abaixo, preparei uma pequeno guia sobre o assunto que poderá ser útil tanto para quem gosta, joga e conhece, bem como para aqueles que nunca ouviram falar sobre esse tipo de jogo.

O que são jogos de fuga (escape the room games)?

São jogos na maioria das vezes com a interface "aponte e clique" ("point and click") em que o objetivo do jogador é escapar de um ambiente fechado, por meio dos objetos disponíveis no cenário. O tema mais recorrente neste tipo de jogo é o jogador preso em um quarto, com apenas uma porta de saída (trancada, é claro) e com poucos recursos disponíveis. Administrando esses recursos deverá encontrar um meio de deixar o quarto.

Qual a origem dos jogos de fuga?

A origem é incerta, entretanto, muitos jogos no passado exploravam conceitos semelhantes, como Maniac Mansion da Lucas Art. MOTAS (Mystery Of Time And Space - Mistério do Tempo e Espaço) ajudou a trazer o jogo para a Internet (flash games) em 2001. A popularização em definitivo do estilo na internet veio com o japonês Crimson Room de Toshimitsu Takagi que a partir de 2004 bombou na rede e virou um fenômeno pop virtual.

Dicas sobre onde/qual/como jogar?

Jogo para iniciante: Caso Você não tenha entendido nada, uma ótima forma de descobrir o que é um jogo de fuga é por meio de Escapedahouse. Trata-se de um joguinho simples e de fácil solução, mas que reune os principais elementos do gênero.

Nível intermediário/avançado: Após aprender o que é um jogo de fuga, sugiro uma experiência no clássico Crimsons Room. Não é um jogo fácil, mas certamente chamará a sua atenção para jogos do gênero. A história é simples: você bebeu muito em uma noite, acorda em um lugar desconhecido... um quarto... a porta está trancada... e agora?

Infos/images: Google Images e Wikipedia.

15 comentários:

  1. MOTAS é muito bom, joguei muito quando vi o link, mas nem cheguei a zerar, tava bem longe e acabei deixando pra lá hehehe

    ResponderExcluir
  2. Puxa, sempre que encontrava um jogo desses ficava horas jogando ahsuahsuahsua

    Parecem meio toscos e tal, mas são muito divertidos e estimulam nosso raciocínio...

    ResponderExcluir
  3. Eu não curto e não vejo graça nesse tipo de jogo.
    ehehehehe

    ResponderExcluir
  4. Já joguei muito o Crimson Room, vou esperimentar esse outro aí!

    ResponderExcluir
  5. Nossa... joguei MUITO Maniac Mansion! =D
    Hoje ainda tem (ou tinha) alguns jogos que misturavam estilos.
    Alone in the Dark 1 era assim. Tinha a parte de ação e tinha a parte de escape! =D

    ResponderExcluir
  6. chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaatooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  7. Gente vão no site www.jogosdefuga.com.br
    Tenho certeza que ñ vão se arrepender..ñ pe virus.

    ResponderExcluir
  8. adoro jogos de fuga.só que empaco quando tem que achar senhas.não sei como o pessoal consegue achar rapidão!aí desisto do jogo ou espero detonar para ver as senhas como foram achadas.

    ResponderExcluir
  9. eu acho que sou muito burra pois não consigo achar o codigo nem do primeiro escape the car me ajudem.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana este tipo de jogo. Gostei da postagem, pois contribui para os iniciantes neste tipo desta forma de jogo. vale a pena conhecer e jogar.

    Visite e conheça: http://www.visaogeografica.com

    ResponderExcluir
  12. I love the room escape games. It is also a type of game that requires intelligence ..
    visit for fun at unblockedgamesmania.com

    ResponderExcluir
  13. Very hard to locate such useful web site as well as weblog. I have got numerous systems and achieving a solid idea of these proved helpful and energy continues to be seeing for this weblog. Often my personal desire to make my personal website and my personal excitement is growing thanks to this site. I hope you will be more prosperous. www.gamecr.com

    ResponderExcluir