quinta-feira, 26 de junho de 2008

Análise: Gradius III

Gradius é uma franquia de jogos de nave 2D - horizontal - desenvolvida pela Konami e lançada a partir de 1985 para arcades e posteriormente para consoles, entre eles o NES (jogue Gradius no Firefox). Na Europa a franquia também é conhecida como Nemesis. A franquia lançou um dos mais tradicionais personagens do video game: a nave Vic Viper.

Gradius III é, obviamente, a terceira edição da franquia, lançada em 1991 para SNES. A versão para SNES sofreu algumas alterações com relação a versão original para Arcade, entre elas: alterações gráficas e alterações no nível de dificuldade (ficou mais fácil).

O objetivo do jogo é simples: você controla uma navinha (a tradicional Vic Viper) e deve derrotar todos os inimigos que surgirem na frente, sempre desviando dos obstáculos. Além disso, é possível obter uma série de armas (tiros, por exemplo) e recursos especiais (escudo) de acordo com o desenvolvimento do jogo.


Aliás, com relação as armas é possível "editar" a configuração de sua nave combinando diferente tipos de armas, o que é um recurso "show de bola".

Ao todo são 10 níveis, cada um com o seu tradicional chefão. O jogo, mesmo no modo easy, não é fácil e para progredir é necessário muito treinamento. Se a versão de SNES é difícil, imagine a versão para Arcade em que não há continues...

Para muitos (incluindo eu) Gradius III é um dos melhores jogos de nave já produzidos. Vale a pena experimentar!

Infos/imagens: Gradius Tribute, Wikipedia e MobyGames.

Nome: Gradius III
Tipo: Jogos / Ação / Nave
Ano: 1991
Autor: Konami
Tamanho: ???
OS: SNES
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

8 comentários:

  1. Nossa, eu joguei muito esse!
    Era sensacional. Fiquei com vontade. :(

    ResponderExcluir
  2. Nooossa, eu procurei e procurei esse jogo e não encontrei porque não lembrava o nome.
    Ótimo!

    ResponderExcluir
  3. cara esse jogo era muuuuito bom , até votei nele como "gostei"

    infelizmente eu antes cliquei errado em "não gostei"

    portanto apenas tem "gostei"

    (se der alguem arruma isso ae :P)

    ResponderExcluir
  4. bom dia, caramba esse teu blog é d++ conheci por acaso ontem e confesso que já gastei muitas horas do meu dia acompanhado seus posts, como viciado que era no mega drive e no super nintendo, já joguei um jogo parecido com esse que você discreve em seu post, ele tinha cenários como se estivesse invadindo umas cidades ou umas bases e era horizontal como esse além disso você ia ganhando R$ para comprar outros aviões, tinha umas fazes só para pegar bônus, não tinha nome no cartucho, tentei procurar mais sem saber o nome é difícel. se você conhecer um jogo com essas características me avise. vleu parabens

    ResponderExcluir
  5. bom dia, fui eu que postei o comentário acima ñ sei pq saiu com o nome osmar, mais queria te informar que encontrei o bem dito, o nome dele é "UN Squadron", foi através do seu blog que fui clicando nos seus favoritos, e dpois encontrei este http://oldgameszine.wordpress.com/page/6/, onde vi uma imagem parecida e resolvi pesquisar no google o nome dele para encontrar imagens dele, es a surpresa era realmente ele. estou esperando chegar o fim de semana para procura-lo e baixar.

    ResponderExcluir
  6. não sei realmente pq sairam 2 vezes o nome osmar mais agora espero que saia meu nome Marcos, esse link tem outras imagens do jogo: http://tasvideos.org/1736S.html, ele é muito bom, na epoca em que jogava achava ele complexo e diferente dos outros que tinha visto antes, como Sonic Wing e STG, de uma olhada nele depois se puder poste sua avaliação sobre ele.
    vleuuu!!

    ResponderExcluir
  7. eu gostaria de saber como criar um jogo, você conhece algum programa que ocupe pouco espaço e tenha manual em português brasil, e possa ser utilizado no windows xp

    ResponderExcluir