sexta-feira, 25 de julho de 2008

Análise: Kick Off

Dino Dini é um dos mais famosos programadores de jogos de futebol de computador e foi o responsável por um dos melhores jogos do gênero: Kick Off.

Em 1989, o joguinho da Anco fez tanto sucesso que foi classificado com média de mais de 90% de aprovação em todos os quesitos por quase todas as revistas especializadas. Elogios como "o melhor jogo de futebol já produzido" ou "o melhor jogo de todos os tempos" vieram aos montes. De fato, Kick Off é quase uma unanimidade entre os jogadores.

Os gráficos do jogo foram uma revolução. Enquanto, por exemplo, na maioria dos jogos do gênero a bola grudava no pé dos atletas, em Kick Off ela deslizava... Parece pouca coisa, mas a jogabilidade foi muito afetada por esse "pequeno" detalhe e o jogo tornou-se muito mais realista.

O replay das jogadas era o máximo. Eu costumava com um amigo grudar esses papéis plásticos transparentes na tela e fazer riscos com caneta hidrográfica para verificar a existência de impedimentos.

Os jogadores e árbitros têm características próprias o que torna tudo mais real e divertido.

Outro fato curioso é que a seleção brasileira não estava em seu auge em 1990 e diferentemente da maioria dos jogos atuais, ganhar a Copa do Mundo com o Brasil não era uma missão das mais fáceis.

Comparado com os games atuais, os mais novos podem não se empolgar muito. Entretanto, a título ilustrativo, a legião dos fãs era e é tão grande que até hoje algumas pessoas se reunem para disputar campeonatos.

A franquia Kick Off teve dezenas de sequências, sendo que Kick Off 2 fez tanto ou mais sucesso do que a primeira versão. Há boatos sobre o lançamento de uma nova versão em 2009.

Definitivamente, é um jogo que recomendo. Ah! E se você gostar, não deixe de também jogar Striker.

Infos/imagens: MobyGames e Wikipedia.


Nome: Kick Off
Tipo: Jogos / Futebol
Ano: 1989
Autor: Anco
Tamanho: ???
OS: NES, SNES e outros
Link para o game no emulador online (vNes): [aqui]

4 comentários:

  1. Esse eu joguei muito, até conhecer o tal do PC Futbol. Para mim até hoje o melhor manager de futebol...

    Bons tempos... :(

    ResponderExcluir
  2. Apesar do post ser um pouco antigo, conheci o blog apenas por esses tempos e vim aqui falar do meu PRIMEIRO jogo de Master System!
    Jogabilidade perfeita(para a época, claro), times de diversos países do mundo, esse jogo realmente mudou a visão de todos os "gamers" da época sobre futebol, ficava horas e horas na frente da telinha tentando fazer o Norkopping da Suécia ser o campeão, ou o Godinho ser o reserva artilheiro.
    Esse deixou saudades...

    ResponderExcluir
  3. Excellent post however , I was wondering if you could write a litte more on this subject?
    I’d be very grateful if you could elaborate a little bit further.
    Thank you!

    my web page; 대구오피

    (freaky)

    ResponderExcluir