quinta-feira, 3 de julho de 2008

Joguinhos que exercitam o cérebro (Brain Games)

Li uma matéria na Folha Informática de ontem, vulgo 2.7.2008, sobre joguinhos que ajudam a exercitar a mente, além de divertir é claro. Fato curioso mencionado é que a atual geração (aqueles com menos de 40 anos - suposição minha) tem-se preocupado muito em exercitar o cérebro tendo em vista as doenças relacianadas que presenciaram na geração anterior.



Vale lembrar que até a toda poderosa Nintendo já se aventurou na área com alguns brain games para o console DS (Brain Age).



O tema é muito interessante, entretanto, já havia lido uma matéria da Revista Época que afirma que "o princípio de exercitar o cérebro tem respaldo científico, mas poucos jogos provaram ser eficazes".



Não tenho a mínima noção técnico científica para afirmar se efetivamente são eficazes ou não. Mas isso não me impede de fazer uma listagem com opções divertidas de jogos que supostamente exercitam a cuca, também conhecida como "célebro" (sic):



Games for the Brain: site com versão em português que reúne diversos jogos do gênero, entre eles o clássico Sudoku e jogos de memória.



Brainist: reúne diversos joguinhos divididos em categorias (estratégia, matemática, etc. Gratuito e em inglês.



Lumosity: na realidade é um programa voltado a exercitar a caixola por meio de jogos. Um dos sites mais populares do mundo sobre o assunto. É pago e tem uma versão limitada de teste gratuita.



Kid Brain Games: jogos divertidos, educativos e estimulantes para crianças.



Fontes: Folha Informática e Revista Época / Imagem

10 comentários:

  1. Porra man, já tenho 1 mês e alguns dias sem internet!

    Não esqueci dos posts aqui e nem do nosso poadcast, só continuo rezando por uma solução para voltar a ativa.

    Tá difícil até pra manter meu blog assim :/

    ResponderExcluir
  2. Cara, esses jogos de exercitar cérebro são bacanas ... mas dá uma preguiça ...

    Agora, estão surgindo uns jogos bem legais. Onde eles tentam estimular os usuários a descobrir soluções que os cientistas ainda não tem. Muito legal!

    Ou seja, além de exercitar o cérebro, você ajuda a descobrir a cura de algumas doenças e ainda ajuda algum famoso laboratório a ganhar um pouco mais de dinheiro !

    ResponderExcluir
  3. De acordo com o site PsyBlog, não há evidência forte o suficiente que de suporte à afirmação que estes jogos realmente melhorem a performance do cérebro no seu dia-a-dia. Jogar Sudoku regularmente, por exemplo, provavelmente apenas melhora a sua performance em jogar Sudoku, sem nenhuma implicação além disso, assim como nesses denominados "programas de treinamento cerebral".

    Segundo Sam Wang, editor-chefe da revista Nature Neuroscience, estes produtos normalmente são anunciados pelos fabricantes como tendo sido concebidos por cientistas ou baseados em pesquisas científicas. No entanto, segundo ele, no máximo pode se dizer que estes foram "inspirados" na ciência, o que não deve ser confundido com provados cientificamente.

    A propósito, o programa de "treinamento cerebral" mais vendido, o Brain Age da Nintendo, segundo estudo feito pela Sharp Brains, tem o menor nível de validação científica entre todos os programas do gênero.

    ResponderExcluir
  4. vai todo mundo ai se fuder

    ResponderExcluir
  5. quemé o mal educado,que mando os outros se fude? alem disso é covarde ficou anonimo para ninguem descobrir quem escreveu que feio isso, por favor né estamos em um site de estudos, tá que isso não se repita mais

    ResponderExcluir
  6. um bom jodo mas a preguiça é muito maior!

    ResponderExcluir
  7. O cérebro é como um atleta, precisa exercitar. Se o exercicio provoca preguiça no sujeito é porque está havendo preguiça mental e isso é péssimo. O jogo deve divertir para ser de valor.
    As crianças brincam, aparentemente mas na verdade estão exercitando-se. Pense nisso.

    ResponderExcluir