segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Análise: Track and Field

Track & Field (também conhecido como Hyper Olympic) foi o primeiro jogo da franquia de atletismo da Konami. Datado de 1988, o joguinho foi lançado inicialmente para arcade e posteriormente para outras plataformas incluindo o NES (1992).

O jogo nada mais é do que uma competição de atletismo que compreende os seguintes esportes: 100 metros livres, salto em distância, arremesso de disco e peso, 110 metros com barreira e salto em altura.
Em cada prova o jogador deverá alcançar um requisito mínimo para se classificar e continuar competindo. Por exemplo, nos 100 metros livres há um tempo de X segundos para se classificar e poder competir a prova.

No que tange a jogabilidade, Track & Field imortalizou o conceito de apertar os botões repetidas vezes para correr. Talvez esse seja um de seus pontos fortes e viciantes.

Com relação a esse ponto, acho muito interessante. Em alguns jogos mais recentes, por exemplo, para correr é necessário apertar tantos botões e tudo fica tão complicado que até perde-se a vontade de jogar.

De forma geral, controlar e competir é simples, fácil e divertido. Enfim, compreende a receita básica do sucesso de um bom joguinho. Os gráficos são, na medida do possível, bons e não comprometem a jogabilidade.

Track & Field é uma ótima opção, ainda mais em tempos de olímpiadas. Seu sucesso foi tamanho que criou uma legião de fãs que competem e registram recordes das provas até hoje, vide um exemplo. Novas versões são lançadas até hoje e inclusive um remake do original está disponível no XBox Live pela bagatela de cinco doletas.

Infos/imagens: KLOV e Wikipedia

Nome: Track and Field
Tipo: Jogos / Atletismo
Ano: 1988
Autor: Konami
Tamanho: ???
OS: Arcade, NES e outros
Jogar no VNes: [aqui]

5 comentários:

  1. Com as olimpíadas rolando vc vai ter que falar do maior dos clássicos dos jogos de esportes olímpicos. O quebra Joysticks!

    Você sabe qual é!

    Como já diria o Charlie Brown Jr ("Não Adianta Correeerr...") hehehe

    ResponderExcluir
  2. Esse aí acho que não quebrou tantos controles quanto o Decathlon do Atari. ehehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Um autêntico quebrador de joysticks!!! Mas era uma beleza de joguinho. :)

    ResponderExcluir
  4. Joguinho bem loko., lembro q jogava no meu Polystation xD, adorava a musica de abertura.

    ResponderExcluir
  5. Track & Field is worth checking out if you're a classic arcade-style game fan. Despite being released in 1988, its simple gameplay and addictive button-mashing mechanics still hold up today. And with the cheap coursework writing service offered on XBox Live, it's an affordable way to experience the nostalgia of this timeless classic. Whether you're looking to relive old memories or discover a new favorite game, Track & Field is a must-play for anyone who enjoys good competition.

    ResponderExcluir