Tutorial: Cheat O'Matic

Sou contra o uso de cheats e trapaças em jogos, que fique bem claro! Entretanto, como sempre escrevo sobre jogos e muitas vezes quero descobrir um ponto novo ou avançar para novas fases que já conheço, mas preciso chegar rapidamente, pego uma ajudinha do Cheat O'Matic.

Na realidade este é um aplicativo muito simples que roda em ambiente Windows e altera valores em jogos (como quantidade de dinheiro, de vida, etc).

Utilizar o Cheat O'Matic é fácil e não requer nenhum conhecimento avançado. Na realidade, descobri o aplicativo quando comecei a jogar Elifoot e desde então uso em diversos jogos. Outro ponto positivo é que é compatível com os jogos que rodam por meio do DOSBox.

Abaixo um breve tutorial de como utilizá-lo:

Etapa 1

Após ter feito o download do aplicativo (veja como no final deste post), execute-o e selecione o jogo que queira utilizá-lo por meio da lista acima do texto "select the program you want to hack from the list above".

Selecione o jogo

Selecione o jogo

Etapa 2

Encontre o valor que queira alterar e preencha no campo de texto ao lado da opção search e clique em search. Como exemplo, utilizarei o valor de 5000 no jogo DinoPark Tycoon (veja [aqui]).



Etapa 3

No jogo, altere o número que deseja modificar com o Cheat O'Matic. Preencha o campo ao lado de search com o novo valor e clique em search. Como exemplo, onde antes o valor era 5000, fiz uma compra que o reduziu para 4500 (veja [aqui]).



Etapa 4

Repita a etapa 3 até a tela com a mensagem abaixo aparecer. Você notará que onde estava escrito search, agora estará escrito set. Preencha com o valor que deseje que apareça após a alteração e clique em set (exemplo 100000, clique [aqui]).



CHA-CHING! Pronto, usar o Cheat O'Matic é muito simples!

Nome: Cheat O'Matic
Tipo: Utilitários
Tamanho: 280 Kb
OS: WIN
Licença: Freeware
Info sobre como obter: [aqui]*

* Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Emulador Online de Jogos do NES

Uma ótima opção para matar as saudades dos clássicos do NES (Nintendo Entertainment System, ou vulgo Nintendinho) é através do vNES. O site simula (ou emula) centenas de jogos do Nintendinho lançados nos EUA e Japão antes de 1990.

Uma das informações do site do vNES que achei interessante e curioso é o histórico do projeto. Primeiro o seu autor conta que decidiu desenvolvê-lo porque não tinha nada para fazer durante o verão... Além disso, ao ser lançado em 2006, um link do Digg fez com que o vNES tivesse tantos acessos que teve problemas com diversos servidores, até ser hospedado em seu servidor atual.

Por fim, há uma discussão sobre a legalidade do projeto. Uma vez que o site em nenhum momento o vNES permite com que os seus usuários façam o download dos jogos, sendo toda a ação online.

Para conhecer o vNES clique [aqui].

* Para rodar o vNES é necessário ter JAVA instalado em seu computador.

Análise: Bomberman

BombermanBomberman é um dos meus jogos favoritos e uma franquia de grande sucesso iniciada pela Hudson Soft em 1983 atingindo grande popularidade com a sua versão convertida para o console NES em 1987.

A história de Bomberman é triste mas cheia de esperanças: ele é um robozinho forçado a trabalhar em um fábrica de bombas onde se destaca por ser o melhor dos operários. Cansado de sua rotina, escuta boatos de que se fugir dali terá direito a um desejo e poderá se tornar humano. Então, inicia sua fuga que tentará ser atrapalhada pelos seguranças da fábrica.

O cenário é uma labirinto pelo qual Bomberman deverá percorrer durante a sua fuga. Há diversas rochas que terão de ser quebradas utilizando as bombas do personagem principal. No decorrer do jogo, é possível obter bônus que irão aumentar ou diminuir os poderes das bombas.

Bomberman gerou uma grande franquia com excelente jogos (alguns não tão bons assim) para diversas plataformas. Com a internet a versão multiplayer ou mata-mata do jogo, em que um jogador deve matar o outro com a sua bomba tornou-se muito popular e apresentou o personagem a uma nova geração, além de manter o vínculo com os seus antigos fãs.

Bomberman é, definitivamente, um jogo que DEVE ser jogado por todos! Agrada de crianças aos mais velhos. Dos usuários experiente até aqueles que são novos no mundo dos games. Homens e mulheres...

Infos/imagens: Wikipedia.

Nome: Bomberman
Tipo: Jogos / Estratégia
Ano: 1987
Autor: Hudson Soft
Tamanho: ???
OS: NES
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Análise: Where in the World is Carmen Sandiego?

Carmen SandiegoTrata-se do primeiro jogo da franquia de muito sucesso Carmen Sandiego. O objetivo é relativamente simples: perseguir a vilã que deu título ao game ao redor do mundo para, finalmente, prendê-la.

Inicialmente, o jogador será comunicado de um fantástico roubo realizado e ganhará algumas dicas de que países visitar para obter mais informações a respeito do crime. Dessa forma, pingando de país em país o jogador deverá ir juntado pistas para encontrar Carmen e seus "capangas". Muito cuidado pois viajar para o país errado resultará em pistas falsas e fatalmente na não captura da vilã!

Há aproximadamente 30 países que podem ser visitados durante a perseguição e cada país é representado por uma cidade (o Brasil é representado pelo Rio de Janeiro). Além disso, durante o jogo há questões geográficas que devem ser respondidas com a ajuda de um livreto eletrônico que acompanha o jogo. Respondendo corretamente as questões, o jogador será promovido.

Uma versão Deluxe do jogo foi produzida em 1990, sendo que a franquia Carmen Sandiego teve ao todo outros 13 títulos produzidos a partir de "Where in the World is Carmen Sandiego?".

  • Where in the U.S.A. is Carmen Sandiego? (1986)
  • Where in Europe is Carmen Sandiego? (1988)
  • Where in Time is Carmen Sandiego? (1989)
  • Where in the World is Carmen Sandiego? Deluxe (1990)
  • Where in America's Past is Carmen Sandiego? (1991)
  • Where in Space is Carmen Sandiego? (1993)
  • Where in the U.S.A. is Carmen Sandiego? (1994)
  • Carmen Sandiego: Junior Detective Edition (1995)
  • Where in the World is Carmen Sandiego? (1996)
  • Where in the U.S.A. is Carmen Sandiego? (1996)
  • Where in Time is Carmen Sandiego? (1997)
  • Carmen Sandiego Word Detective (1997)
  • Carmen Sandiego Math Detective (1998)

Apesar de eu não ter jogado todos eles, verifiquei que quase a totalidade desses jogos seguiram a fórmula original de sucesso criada pela Brøderbund Software em 1985.

"Where in the World is Carmen Sandiego?" é um jogo divertidíssimo para todas as idades e e especialmente ótimo para ensinar pré-adolescentes a usarem o computador de forma inteligente, aliando diversão com conhecimento!




Infos/imagens: MobyGames, Abandonia e Wikipedia.

Nome: Where in the World is Carmen Sandiego?
Tipo: Jogos / Aventura / Estratégia
Ano: 1990
Autor: Brøderbund Software
Tamanho: 502 Kb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Análise: Death Rally

Já deve ter umas duas décadas que fui convidado para 'invadir' este excelente Blog pelo Thiago. Me chamo Márcio Melo, meu blog é o Porra, man! para quem não me conhece ainda. Apresentação feita já vou iniciar com uma análise de um excelente joguinho antigo, o Death Rally.

Com um visual muito bom para a época em que foi lançado (1996), Death Rally me rendeu muitas horas de diversão pela sua ótima jogabilidade. Um joguinho de corrida com visão de cima e com vários elementos interessantes.

A disputava era contra mais três carros e para vencer a corrida não bastava ter habilidade no 'volante', tinha que conseguir desviar da artilharia adversária (o 'death' não veio no nome à toa) e 'sentar o dedo' neles também. Sem contar que você começa com uma pequena quantia de dinheiro e a medida que fosse ganhando mais ia trocando de carro. De início você tinha o 'Vagabond', um lento fusquinha. No total era 6 carros para poder comprar:

  • Vagabond (um fusquinha)
  • Dervish (uma pick-up)
  • Sentinel (um quatro portas)
  • Shrieker (baseado no Pontiac Firebird)
  • Wraith (baseado no Porche 911)
  • Deliverator (um carro 'foguete', baseado no Mach5 do Speed Racer)

As pistas eram muito bonitas. Durante a corrida, além de desviar da chuva de tiros, no trajeto existiam notinhas de dólar para ir aumentando sua fortuna. Eu achava mais legal ficar no fundo um pouco detonando os outros carros para depois tentar vencer a corrida, do que já sair na frente com um alvo fácil. Se bem que você além da artilharia podia deixar umas minas no caminho.


Dentre os pilotos muita gente conhecida, Cher Stone, Sam Speed e até o Duke Nukem. Uma corrida letal, emocionante e com ótimas pistas.Um jogo interessante, divertido e que foi até inovador para a época.

Infos/imagens: Wikipedia

Nome: Death Rally
Tipo: Corrida
Ano: 1996
Autor: Remedy
Tamanho: 12mb
OS: Windows
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Aviso de Férias

Não conseguiu ler? Clique que a imagem aumenta...

Análise: Super Mario Kart

Super Mario KartSuper Mario Kart foi o primeiro jogo de corrida criado pela Nintendo a partir da franquia Mario.

A descrição do jogo é simples: oito personagens (Mario, Luigi, Bowser, Donkey Kong Jr, Koopa Troopa, Peach [Princesinha], Toad e Yoshi) disputam um campeonato de kart.

Na verdade, há a opção de 4 diferentes campeonatos com 5 pistas cada um: Mushroom Cup, Flower Cup, Star Cup e Special Cup (desbloqueado após obter sucesso nos demais campeonatos). O grau de dificuldade dos campeonatos aumenta progressivamente e de acordo com o número de cilindradas escolhidas pelo jogador. As pistas fazem referência aos personagens e cenários da franquia.


Um diferencial do jogo é a possibilidade de usar armas ou poderes para auxiliar o jogador durante a corrida. As armas e poderes remetem a símbolos já conhecidos pelos jogadores da franquia (estrela, cogumelo, cascos verdes e vermelhos, etc).

Além dos campeonatos, há a opção de time trials (melhores tempos de cada pista) e modo multiplayer em que cada jogador deve estourar os balões dos demais para sagrar-se vencedor.

Um dos grandes desafios entre os jogadores era obter o melhor tempo no Mario Circuit 1 (primeira pista). As revistas especializadas da época, inclusive, faziam campeonatos entre os leitores.


A jogabilidade simples e divertida fez de Mario Kart um grande sucesso no início da década de 90. Aliás, o sucesso foi tão grande que o jogo foi o terceiro mais vendido do SNES com 8 milhões de cópias.

O jogo original de 1992 para SNES teve 5 continuações:

Mario Kart 64 (1997 - Nintendo 64)
Mario Kart Super Circuit (2001 - Game Boy Advance)
Mario Kart: Double Dash(2003 – GameCube)
Mario Kart DS (2005 - Nintendo DS)
Mario Kart Wii (2008 – Wii)

Super Mario Kart certamente jamais sairá da memória daqueles que tiveram a oportunidade de disputar dezenas de partidas com os amigos durante as férias escolares. O Blog dos Joguinhos, definitivamente, recomenda!

Infos/imagens: MobyGames e Wikipedia.

Nome: Super Mario Kart
Tipo: Jogos /Corrida
Ano: 1992
Autor: Nintendo
Tamanho: ???
OS: SNES
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Análise: Jones in the Fast Lane



Jones in the Fast Lane é um jogo que segue um conceito que me agrada muito: simulação da vida.

Inicialmente, você cria um personagem (2 avatares de homem e 2 de mulheres) que não tem nenhuma formação profissional ou educacional, desempregado e que mora num apartamento nojento.

Diariamente você poderá cumprir uma série de atividades que visarão o crescimento profissional e pessoal de seu personagem como um todo. Por exemplo, arrumar trabalho (e trabalhar), estudar, fazer compras, etc. Entretanto, cada atividade demandará tempo, que é a peça fundamental do game. Portanto, programar as suas atividades é importante para o sucesso na vida de seu personagem.

Os eventos do jogo são imprevisíveis. Depois de uma semana suada economizando dinheiro, o seu personagem pode gastar tudo o que você tem em uma noitada no cassino! Tais eventos são fundamentais para a diversão do jogo e evitam com que ele se torne repetitivo.

O cenário é um tabuleiro simples, simulando um mapa. Você deve clicar para indicar qual estabelecimento gostaria de visitar. Resumidamente, a jogabilidade é muito simples e em alguns minutos você a dominará facilmente.


Os seguintes estabelecimentos compõe o cenário: Low-Cost Housing, Pawn Shop, Z-Mart, Monolith Burger, QT Clothing, Socket City, Hi-Tech U, Employment Office, Factory, Bank, Black's Market, Le Securité e Rent Office. Como se pode notar, alguns dos nomes são paródias a estabelecimentos famosos nos EUA. Por exemplo, Socket City é uma referência a loja de eletrônicos Circuit City,

Jones in the Fast Lane é uma criação da Sierra, datado de 1992, e para muitos aquele que inspirou a franquia The Sims.

Infos/imagens: HOTU, Abandonia e Wikipedia.

Nome: Jones in the Fast Lane
Tipo: Jogos /Simulação
Ano: 1992
Autor: Sierra
Tamanho: 1 mb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Meme: Indique 3 blogs e receba mais comentários

Fui convidado pelo Eduardo do Fuga da Lula a participar de um meme. Como já disse, apesar de não gostar de memes, o objetivo deste é simplesmente divulgar 3 blogs que gosto e deixar dois comentários nestes blogs. Com relação aos comentários, já tenho o hábito de deixar (porque gosto e não por obrigação). Com relação as indicações, optarei por blogs diferentes dos que indiquei no último meme que participei. São eles:
Achei uma boa oportunidade de recomendar blogs que gosto e costumo visitar, além de serem parceiros e sempre apoiarem o Blog dos Joguinhos!

Análise: Crime City

Crime City é um divertido joguinho no estilo misto de estratégia com aventura. O jogo foi produzido pela Interactive Fantastic Fiction e publicado pela Impressions Games em 1992.

Para entender o jogo é necessário conhecer a trama: seu pai é um detetive que foi acusado injustamente de assassinar o melhor amigo. Como o seu filho mais velho e tomado por um sentimento de justiça, você deve descobrir quem é o verdadeiro assassino para tirar o seu pai da cadeia.

A jogabilidade é muito fácil, basta clicar nas áreas da tela para escolher as opções de atividades. Entretanto, o controle dos relógios e das despesas é muito importante. Ao dialogar com os personagens, escolha as perguntas corretas. Os diálogos são muitas vezes repletos de humor e tiradas sagazes, um ponto positivo.

Certamente, para os fãs dos jogos no estilo "descubra o mistério" (que ficaram muito populares após a expansão dos joguinhos em flash) Crime City ainda é uma boa opção!



Infos/imagens: Abandonia e MobyGames.

Nome: Crime City
Tipo: Jogos / Aventura / Estratégia
Ano: 1992
Autor: Interactive Fantastic Fiction
Tamanho: 521 Kb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Análise: DinoPark Tycoon

DinoPark é, no mínimo, um jogo muito criativo. Como o nome propõe, o objetivo é criar o seu próprio parque de diversões de dinossauros. Isso mesmo, você cria um parque de dinossauros.

Inicialmente, deve ser escolhido um terreno para o parque. Cada tipo de clima e ambiente do terreno influencia positiva ou negativamente a convivência dos bichinhos. Obviamente, o melhor terreno é o mais caro.

Escolhido o terreno, dinossauros deverão ser comprados. Há dezenas de espécies tanto carnívoras quanto vegetarianas, entretanto, o jogador não poderá comprar mais de uma espécie igual por temporada.

Comprada uma espécie, o seu cativeiro deverá ser protegido por cercas (grande sacada do jogo!) e conter a alimentação adequada. Muito cuidado! Caso as instalações não sejam apropriadas, os bichinhos poderão fugir e comer outras espécies e/ou aterrorizar os visitantes.

Algumas opções para expansão e melhoramento do parque como estacionamento, banheiros, etc, mas, definitivamente, não é o forte do jogo.


O resultado disso tudo é que DinoPark é um bom joguinho de simulação, não é fantástico, mas é bom principalmente se considerarmos o fato de ter sido produzido em 1992 (pela MECC).

Curiosidades:

- é utilizado como um jogo educacional por muitas escolas nos EUA e Canadá.

- foi lançado no mesmo ano do filme Parque dos Dinossauros (Jurassic Park), apesar de não haver relação direta entre ambos.

Infos/imagens: MobyGames, Abandonia e Wikipedia.

Nome: DinoPark Tycoon
Tipo: Jogos / Simulação
Ano: 1992
Autor: MECC
Tamanho: 1,6 Mb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Tornando-se Megastar no jogo Rockstar

Recebi uma mensagem de um amigo que gostou tanto do joguinho Rockstar que se tornou duas vezes Megastar, uma no level 1 e outra no level 2.

Abaixo os print screens:

Megastar no Level 1 Megastar no Level 2

Segundo ele, o personagem só morreu porque depois de se tornar megastar foi internado para desintoxicação, precisou ser operado e apesar da saúde estar ótima, houve um erro médico e GAME OVER.

Esse joguinho é realmente fantástico! Não está entendo nada? Clique [aqui].

Análise: Pinball Dreams

Pinball DreamsPinball Dreams é o primeiro jogo da trilogia também formada por Pinball Fantasies e Pinball Illusions.

O jogo foi elaborado pela sueca Digital Illusions inicalmente para Amiga e, posteriormente, convertido para DOS pela Spidersoft (a conversão para PC [DOS] foi muito criticada na época, entretanto, como nunca joguei a versão que não fosse para PC não posso confirmar essa opinião).

O jogador pode escolher 4 mesas de pinball diversas: Ignition (similar a um lançamento de foguete), Steel Wheel (lembra o velho oeste), Beat Box (indústria da música) e Nightmare (tema fantasmagórico). Cada uma das mesas tem desafios e objetivos próprio, o que é um ponto positivo do jogo.

Além disso, a trilha sonora de Pinball Dreams é muito elogiada por seus fãs, principalmente, se comparada aos jogos da época. No entanto, pessoalmente, não compartilho dessa opinião.

De forma geral, Pinball Dreams foi uma revolução paras os games do gênero no início da década. Mesmo que criticada, a sua adaptação para o PC ajudou a fomentar e inspirou outros jogos de pinball que o seguiram. Roda normalmente em DOSBox.

Infos/imagens: HOTU, MobyGames e Wikipedia.


Nome: Pinball Dreams
Tipo: Jogos / Pinball
Ano: 1992
Autor: Digital Illusions
Tamanho: 1,9 Mb
OS: DOS
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Análise: Get the Girl!

Get the Girl!Get the Girl! pode ser considerado um jogo trash. Aliás não vejo definição melhor do que trash. Essa pérola é de 1993 e foi produzida pela Jab Software para Win 3.X. e roda perfeitamente no Win XP desde que Você tenha as DLLs necessárias instaladas.

É curioso que ao entrar na opção créditos do jogo e checar as informações sobre os criadores (que são hilárias), na verdade, percebe-se que o game foi desenvolvido por um bando de jovens programadores com muito bom humor (e talvez com muito tempo livre).

No fundo, é um dating sim, ou seja, um daqueles simuladores no qual o jogador deve conquistar uma garota respondendo as perguntas que ela faz. Com a popularização dos jogos em flash, este gênero se tornou conhecido da grande maioria. Mas, é importante lembrar que em 1993 não eram tão comuns assim.

A tela de abertura cor de rosa com o nome do jogo escrito de maneira bem caseira, acompanhado de uma música medonha é o carro de entrada deste surpreendente joguinho.

A partir de então, você deve escolher o seu "avatar" dentre uma série de personagens bizonhos. Tudo isso, ao som de uma trilha sonôra horripilante e muito engraçada.


Iniciado o jogo, o flerte com a garota alvo começará. As respostas disponíveis para responder as questões da garota são sensacionais e o jogo, definitivamente, não é recomendado para crianças. Dependendo do papo, você poderá ganhar um "hasta la vista, baby" da garota, ou não.

Não costumo incluir vídeos dos jogos que comento, mas tendo em vista as particularidades gráficas e musicais de Get the Girl!, vale a pena assistir:



Get the Girl! é uma ótima opção para se divertir e dar umas boas risadas. Pena que, pelo que sei, novas versões do jogo não foram desenvolvidas.

Infos/imagens: DOS Museum e MobyGames.


Nome: Get the Girl!
Tipo: Jogos / Simulação
Ano: 1993
Autor: Jab Software
Tamanho: 670 Kb
OS: Win
Info sobre como obter: [aqui]*

*Lembro que o Blog dos Joguinhos não disponibiliza arquivos para download, mas tão somente a indicação de onde o jogo poderá estar disponível para compra ou download de acordo com informações públicas disponíveis em outros sites especializados da Internet (sujeito a alterações dos proprietários destes sites e/ou autores dos jogos).

Top 10 Jogos para Arcade

O KLOV (Killer List of Video Games) é uma divisão do The International Arcade Museum e, basicamente, é especializado em catalogar e reunir informações sobre arcades clássicos. Mais informações podem ser obtidas [aqui].

O KLOV tem uma lista com os 10 jogos para arcade mais populares segundo os seus leitores:

1. Pac-Man
2. Galaga
3. Donkey Kong
4. Star Wars
5. Ms. Pac-Man
6. Dig Dug
7. Asteroids
8. Defender
9. Tron
10. Tempest e Centipede (empatados)

Informações sobre os jogos mencionados podem ser obtidas clicando [aqui].

Além de diversas informações sobre os jogos, o site conta com uma seleção de fotos dos arcades muito interessante, como essa aí ao lado.

Recomendado: A História dos Videogames

Faz tempo que quero postar sobre isso, mas sempre acabo esquecendo. O blog Zine Acesso tem uma excelente série de posts (até agora são 8) sobre a história dos videogames. Cada post se inicia com um grande marco do assunto, e deixa um gancho para o próximo capítulo. Vale a pena dar uma olhada clicando [aqui].

Análise: Theme Park

Theme ParkTheme Park é, certamente, um dos jogos mais divertidos e originais já produzidos. Essa obra de arte dos games foi feita pela Bullfrog Productions e lançada para DOS e diversos consoles a partir do ano de 1994.

O objetivo do jogo é construir e manter um parque de diversão. Inicialmente, o jogador cria um pequeno parque no Reino Unido com pouca quantia para investimento. No começo, apenas algumas atrações mais simples estão disponíveis para o parque. Entretanto, é possível desenvolver uma série de brinquedos novos (incluindo montanha russas) com o passar do tempo. Via de regra, as atrações mais legais são mais caras e, portanto, levam algum tempo para construi-las (é preciso acumular grana).

Uma série de outros itens, como banheiro, barracas de comidas e bebidas, também estão disponível para o jogador, tornando Theme Park extremamente realista e divertido.

Além de construir as atrações do parque, o jogador deverá contratar todo o staff, incluindo mecânicos e seguranças. Um bom staff é fundamental para o sucesso do parque.


Um dos grandes destaques de Theme Park é a possibilidade de interagir com os visitante do parque. É possível saber se os visitantes gostaram das atrações, se eles estão com sede, fome, etc. Assim, com esse feedback, o jogador poderá desenvolver o parque de maneira positiva.

Outro ponto importante é saber administrar as finanças do empreendimento. Por isso, é importante controlar os preços de entrada para o parque, bem como dos itens vendidos internamente nas barraquinhas.

O jogador, além de desenvolver o parque, disputa uma acirrada competições com parques rivais para saber qual é o melhor de todos.

Além do jogo